Atendemos nos Idiomas:

Teste de Carga – Prova Carga Estática

FONTE: FREEPIK AUT

Nome Técnico: Execução Prova de Carga Estática (Teste de Carga ou Teste Dinâmico) em Estruturas de Concreto - NBR 9607 e Elaboração de Relatório Técnico com Emissão de ART

Referência: 193350

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar

Teste de Carga – Prova Carga Estática:

A Execução da Prova de Carga Estática (Teste de Carga) em Estruturas de Concreto e Elaboração de Relatório Técnico com Emissão de ART conforme NBR 9607 estabelece os requisitos e os procedimentos gerais a serem observados no planejamento e na execução de provas de carga estáticas em estruturas de concreto.
A NBR 9607 se aplica à realização de prova de carga em estruturas de edificações. pontes, pontilhões, viadutos e passarelas.
Estruturas não contempladas na NBR 9607, como portuárias, reservatórios, silos e outras, devem ser objeto de plano de prova de carga específico, desenvolvido por engenheiro especialista em estruturas de concreto. E não se aplica à aceitação de estruturas que não foram dimensionadas e detalhadas de acordo com as Normas Brasileiras de projeto estrutural vigentes à época (ABNT NBR 6118, ABNT NBR 6120, ABNT NBR 7187, ABNT NBR 7188, ABNT NBR 8681, ABNT NBR 9062 e outras).

Quais são os requisitos e Procedimentos  de Aplicação da NBR 9607?
Os requisitos e procedimentos descritos nesta Norma são aplicáveis, entre outros, às seguintes situações:

a) aceitação de estrutura;
b) alterações das condições de utilização da estrutura;
c) fases construtivas que acarretem solicitações excepcionais em parte da estrutura;
d) após acidentes ou anomalias observados durante a execução ou tempo de serviço de uma estrutura;
e) falta total ou parcial de elementos de projeto;
f) desconhecimento das condições construtivas;
g) estudo do comportamento/desempenho da estrutura;
h) dimensões, qualidade e/ou quantidades dos materiais que não atendam aos requisitos de projeto;
i) passagem de conjuntos transportadores de cargas especiais indivisíveis.

Qual é a  Finalidade do Ensaio de Prova de Carga Estática?
A execução de prova de carga em urna estrutura deve estar sempre associada a uma finalidade específica, da qual decorrem os critérios de carregamento e de aceitação a serem observados. Para tanto, devem ser estabelecidas, em princípio. as seguintes condições:

a) utilização prevista para a estrutura, relativamente à intensidade, natureza e frequência das ações externas;
b) estado-limite de utilização (ELS) relativo a deformações e fissuração. Outros ensaios podem ser requeridos, conforme acordo entre as partes.

Como deve ser o Dimensionamento do Carregamento de Prova?
O carregamento deve ser dimensionado conforme as ABNT NBR 6118, ABNT NBR 6120, ABNT NBR 7187 e ABNT NBR 7188, de modo a submeter a estrutura, ou parte dela, às solicitações de intensidade previamente estabelecidas. No seu dimensionamento devem ser considerados:

a) hipóteses de projeto:
b) avaliações prévias relativas aos materiais. vinculações. restrições e estado de conservação da estrutura, conforme as prescrições da Seção 5;
c) finalidade do ensaio:
d) classificação da proa de carga;
e) parcelamento do carregamento:
f) limitações dos efeitos do carregamento.
Especial atenção deve ser dada à realização de provas de carga em estruturas. podendo ocorrer ruptura sem aviso prévio (ruptura frágil). Este é o caso de ruptura por forca cortante de peças estruturais sem estribos (cisalhamento em lajes. punção) de peças comprimidas sem armadura mínima, bem como eventuais casos especiais a serem identificados na verificação dos projetos.

A Elaboração do Relatório Técnico, obrigatoriamente, é o primeiro procedimento a ser realizado, porque determinará, juntamente com o Plano de Manutenção e Inspeção, os procedimentos de manutenção preventiva, preditiva, corretiva e detectiva, que deverão ser executados conforme determinam as normas técnicas e legislações pertinentes.

    Levantamento de Diagnóstico
    Análise Qualitativa e Quantitativa
    Registro de Evidências
    Conclusão e Proposta de Melhorias
    Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.
Fale Conosco

Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!