Laudo Postes Poliéster Reforçado Fibra de Vidro PRFV
f: mayper
Nome Técnico: Elaboração de Relatório Técnico Postes de Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) para redes de distribuição elétricas de até 36,2 kV (Quilovolts) - Especificação, métodos de ensaio, padronização e critérios de aceitação NBR 16989
Referência: 170249
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar.
Laudo Postes Poliéster Reforçado Fibra de Vidro PRFV
O objetivo do Relatório Técnico Postes de Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) para redes de distribuição elétricas de até 36,2 kV — Especificação, métodos de ensaio, padronização e critérios de aceitação NBR 16989 (FRP potes for electrical distribution overheads tines up to 36.2 kV — Specitication, test methods, standardization and acceptance criteria), visa atender como especifica a norma os requisitos para preparação, recebimento, manuseio e armazenagem de postes de poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) destinados às redes aéreas de distribuição de energia elétrica de até 36,2 kV (Quilovolts).
O que é um Poste PRFV?
Material e dimensões:
O poste consiste em urna peça fabricada em PRFV (Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro) que atenda aos requisitos de desempenho especificados, com características dimensionais.
O poste de PRFV pode ser fabricado em partes. Neste caso, devem existir elementos de fixação das emendas. os quais podem ser de materiais não ferrosos, aço inoxidável ou aço galvanizado, conforme a ABNT NBR 8159.
Os postes devem apresentar resistência ao ataque de agentes naturais físicos e biológicos. Os postes devem possuir cobertura em gel coat à base de resina poliéster, pigmentada e aditivada para resistir às intempéries e impedir o afloramento das fibras.
Nota: Entende-se como agentes físicos naturais a radiação ultravioleta e infravermelha. Tempestades, umidade e variações de temperatura, bem como agentes biológicos e ação de insetos, roedores, aves ou fungos.
Características físicas e tolerâncias
Os postes devem apresentar superfície continua e uniforme, sem cantos vivos, arestas cortantes ou rebarbas, e devem ser isentos de defeitos corno trincas ou fissuras, bolhas, rebarbas, avarias de transporte ou armazenagem e curvaturas, não sendo permitidas aspereza, rugosidade ou imperfeição não inerentes ao processo, que dificultem as suas condições de utilização ou que possam colocar em risco a integridade física do instalador.
O topo dos postes deve ser fechado e assim permanecer durante toda a sua vida útil. Os furos de passagem dos parafusos devem ser passantes e perpendiculares ao eixo dos postes.
Os furos dos postes devem ter um sistema de proteção adequado, de forma a impedir a entrada de água, insetos ou corpos estranhos em seu interior. Todos os furos devem ser cilíndricos, permitindo-se o arremate na saída dos furos, para garantir uma superfície tal que não dificulte a montagem de ferragens, acessórios e equipamentos. Os postes devem conter furação adequada para passagem do condutor de aterramento de até 70 mm2 de seção, bem corno sistema que facilite a sua colocação.
Fonte: NBR 16989.
- Levantamento de Diagnóstico
- Análise Qualitativa e Quantitativa
- Registro de Evidências
- Conclusão e Proposta de Melhorias
- Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.
Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!
Escopo Normativo
Laudo Postes Poliéster Reforçado Fibra de Vidro PRFV
Escopos dos Serviços:
Inspeções e verificações quando pertinentes a serem avaliadas pela nossa Equipe Multidisciplinar:
Ensaios – Amostragem, Procedimento, Critério de aprovação;
a) ensaios mecânicos do composto – antes e após o envelhecimento em câmara de UV;
b) absorção de água;
c) flamabilidade;
d) resistência ao trilhamento elétrico e erosão;
e) inspeção geral;
f) verificação dimensional;
g) resistência à flexão;
h) resistência a torção;
i) resistência ao torque;
j) momento fletor;
k) dureza barcol;
I) resistência à propagação de chama
Material e dimensões;
Características físicas e tolerância;
Características mecânicas;
Condições de utilização;
Identificação Inspeção;
Acondicionamento;
Aceitação e rejeição;
Diagrama dos momentos fletores ;
Gráfico de momento fletor resultante nominal que os postes de PRFV devem satisfazer em qualquer sentido e direção considerados;
Equipamento para ensaio;
Poste de topo redondo;
Poste de topo quadrado;
Ensaios de tipo e de recebimento;
Planos de amostragem dupla normal para os ensaios de inspeção geral e verificação dimensional;
Planos de amostragem simples normal para os ensaios mecânicos e de propagação de chama Dimensões dos postes;
Verificações quando for pertinentes:
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
Avaliação qualitativa e quantitativa;
Tagueamento de Máquinas e Equipamentos;
RETROFIT – Processo de Modernização;
Manutenções pontuais ou cíclicas;
APR (Análise Preliminar de Risco).
Disposições Finais:
Caderno, Registro fotográfico e Registros de Avaliação;
Registro das Evidências;
Identificação dos Profissionais (Engenheiros e Peritos);
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Quando Aplicável: Certificado de Calibração;
Emissão da A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) e/ou C.R.T. (Certificação de Responsabilidade Técnica).
É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar a inserção de normas, leis, decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, sendo relacionados ou não ao escopo de serviço negociado, ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as legislações, conforme estabelecido nas mesmas.
Laudo Postes Poliéster Reforçado Fibra de Vidro PRFV
Referências Normativas
Laudo Postes Poliéster Reforçado Fibra de Vidro PRFV
Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais;
NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
NBR 16989 – Postes de Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) para redes de distribuição elétricas de até 36,2 kV – Especificação, métodos de ensaio, padronização e critérios de aceitação NBR 16989;
ABNT NBR 5310 – Materiais plásticos para fins elétricos – Determinação da absorção de água;
ABNT NBR 5426 – Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos;
ABNT NBR 5427 – Guia para utilização da ABNT NBR 5426 – Planos de amostragem e procedimentos na inspeção por atributos;
ABNT NBR 8159 – Ferragens eletrotécnicas para rodes aéreas de distribuição de energia elétrica -Padronização;
ABNT NBR 8451-2:2020 – Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica – Parte 2: Padronização de postes para redes de distribuição de energia elétrica;
ABNT NBR 10296:2014 – Material isolante elétrico – Avaliação de sua resistência ao trilhamento e erosão sob severas condições ambientais;
ABNT IEC/TR 60815-1 – Seleção e dimensionamento de isoladores para alta tensão para uso sob condições de poluição – Parte 1: Definições. informações e principias gerais;
ASTM G-155 – Practice for operating xenon-arc light apparatus for exposure of nonmetalfic maternais; (Prática para operar aparelhos de luz de arco de xenônio para exposição de materiais não metálicos);
ASTM D790 – Test mothods for flexural properties of unreinforced and remforced Plastics and electrical insulating materiais; (Testar mariposas quanto ás propriedades de flexão de plásticos não reforçados e reforçados e materiais isolantes elétricos);
ASTM D3039 – Test method for tensile properties of polymer matrix composite materials; (Método de teste para propriedade de tração de materiais compósitos de matriz polimétrica);
UL 94 – Test for flammability of plastics materials for parts in devices and appliances; (Teste de inflamabilidade de materiais plásticos para peças em dispositivos e aparelhos);
ABNT NBR 10719 – Informação e documentação – Relatório técnico e/ou científico – Apresentação;
ABNT NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Outras Normas Técnicas Aplicáveis
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.
Laudo Postes Poliéster Reforçado Fibra de Vidro PRFV
Validade
Laudo Postes Poliéster Reforçado Fibra de Vidro PRFV
Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;
Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.
Laudo Postes Poliéster Reforçado Fibra de Vidro PRFV
Complementos
Laudo Postes Poliéster Reforçado Fibra de Vidro PRFV
Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em Arquivo DWG ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da Inspeção técnica.
NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor).
O que são Células de Carga?
As células de carga são medidores de deformação ou flexão de um corpo, transformando grandeza física, ou seja, uma força, em um sinal elétrico. Utilizadas na análise experimental de esforços e na medição elétrica da resistência à tensão, essas células são empregadas na maioria das aplicações industriais.
A justificativa da relação Preço e Valor:
A precificação de qualquer serviço exige expertise relacionada ao mundo dos negócios e o conceito de Valor é qualitativo, diretamente ligado ao potencial de transformação existente naquele conteúdo. O serviço tem mais valor quando tem conhecimento e segredos profissionais agregados e o preço é uma variável consequente do valor, cujo objetivo é transmiti-lo em números. Assim, quanto maior for o valor agregado ao conteúdo, maior será o seu preço justo. Portanto, não autorizamos a utilização de nossas Propostas como contraprova de fechamento com terceiros de menor preço, ou de interesse secundário, Qualidade, Segurança, Eficiência e Excelência, em todos os sentidos, são os nossos valores.
Laudo Postes Poliéster Reforçado Fibra de Vidro PRFV
Saiba mais
Saiba Mais: Laudo Postes Poliéster Reforçado Fibra de Vidro PRFV
NBR 16989
4.5 – Identificação
A identificação dos postes deve ser realizada de forma legível e indelével, com as seguintes informações:
a) nome ou marca do fabricante;
b) data da fabricação (mês e ano);
c) comprimento nominal, em melros (m);
d) resistência nominal (daN);
e) número de série de fabricação e/ou código de rastreabilidade; O nome da concessionária.
Os postes fornecidos em partes devem possuir identificação em cada parte, indicando o alinhamento de montagem, a indicação de base e topo e o número de série. A placa de identificação deve estar a 4 m da base e pode ser de aço inoxidável ou de alumínio anodizado, ou uma etiqueta plástica incorporada ao poste. No caso de etiquetas incorporadas ao poste, a camada de resina aplicada deve ser resistente a intempéries e radiação ultravioleta (UV). A gravação do valor das grandezas nas placas metálicas ou plásticas deve ser pintada ou em alto ou baixo relevo.
As placas devem ser fixadas com materiais não ferrosos ou em aço inoxidável.
O poste deve apresentar um traço de referência paralelo à base e localizado a uma distância de 3 m desta. Este traço permite verificar, após o assentamento, a profundidade do engastamento do poste. O poste deve conter um sinal demarcatório no centro de gravidade (CG). para facilitar o seu içamento. Este sinal deve ser caracterizado por um ‘X’ circunscrito por um círculo. No caso de postes seccionados, além do sinal demarcatório correspondente ao poste total, cada parte deve possuir o seu centro de gravidade demarcado por “X7, X2, … Xn”.
As marcações no poste devem ser pintadas e indeléveis.
No caso de postes seccionados, as partes que não contiverem a placa de identificação completa devem ser identificadas com uma placa contendo o descrito em a), c), d) e e), além da sequência de montagem e identificação do alinhamento das partes.
4.6 Inspeção
O fornecimento dos postes deve ser condicionado à aprovação nos ensaios de tipo que, em comum acordo entre o fabricante e o cliente, podem ser substituídos por um certificado de ensaio emitido por um laboratório oficial ou credenciado.
Por ocasião do recebimento, para fins de aprovação do lote, devem ser executados todos os ensaios de recebimento e. quando exigidos previamente pelo cliente, os ensaios de tipo.
A dispensa da execução de qualquer ensaio e a aceitação do lote não eximem o fabricante da responsabilidade de fornecer o material de acordo com esta Norma. 4.7 Acondicionamento O acondicionamento dos postes deve ser adequado ao meio de transporte e ao manuseio, e não pode ter contato com o solo 4.8 Aceitação e rejeição.
Para a análise da aceitação ou rejeição de um lote, devem-se inspecionar as peças de acordo com os critérios de aceitação descritos na Seção 6.
A comutação do regime de inspeção ou qualquer outra consideração adicional deve ser feita de acordo com as recomendações das ABNT NBR 5426 e ABNT NBR 5427.
5- Ensaios
a) ensaios mecânicos do composto – antes e após o envelhecimento em câmara de UV;
b) absorção de água;
c) flamabilidade;
d) resistência ao trilhamento elétrico e erosão;
e) inspeção geral;
f) verificação dimensional;
g) resistência à flexão;
h) resistência a torção;
i) resistência ao torque;
j) momento fletor;
k) dureza barcol;
I) resistência à propagação de chama
5.1 Ensaios mecânicos do composto – Antes e após o envelhecimento em câmara de UV 5.1.1 Amostragem
Devem ser confeccionados 20 corpos de prova de 150 mm x 15 mm x 3 mm, uniformes, retirados de partes do poste, dez corpos de prova com dimensões de acordo com a ASTM D3039 e dez corpos de prova com dimensões de acordo com a ASTM 0790. Destes corpos de prova, cinco de cada tipo devem ser colocados na câmara de intemperismo e outros cinco devem ficar fora, para serem todos ensaiados após a finalização do envelhecimento. Após a finalização do tempo na câmara de intemperismo. devem ser realizados os ensaios mecânicos nos dois grupos de cinco corpos de prova separadamente.
5.1.2 Procedimento O ensaio de envelhecimento deve ser realizado conforme a ASTM G155, ciclo 1, durante 2 000 h. O ensaio de tração antes e após o envelhecimento deve ser realizado conforme a ASTM D3039. O ensaio de flexão antes e após o envelhecimento deve ser realizado conforme a ASTM D790.
Após as 2 000 h de ensaio de intemperismo. antes de executar os ensaios mecânicos, deve-se fazer uma verificação visual. comparando os corpos de prova antes e após o envelhecimento, registrando-se as suas condições superficiais. Não pode haver exposição de fibras em qualquer circunstância.
5.1.3 Critério de aprovação é considerado aprovado neste ensaio o poste cujos corpos de prova ensaiados. após o envelhecimento. apresentarem uma variação máxima de +25 % em relação ao valor médio do ensaio de tração e do ensaio de flexão obtidos com os corpos de prova ensaiados sem envelhecimento.
Fonte: 16989.
Laudo Postes Poliéster Reforçado Fibra de Vidro PRFV: Consulte-nos.