Atendemos nos Idiomas:

Laudo Atmosferas Explosivas Equipamentos NBR 60079-26

f: teclumos

Nome Técnico: Execução de Inspeção Técnica de Atmosferas Explosivas - Parte 26 Equipamento com Elementos de Separação ou Níveis de Proteção Combinados - NBR 60079-26 + Elaboração de Relatório Técnico

Referência: 185603

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar

Laudo Atmosferas Explosivas Equipamentos  NBR 60079-26
O Relatório Técnico Atmosferas Explosivas – Parte 26 Equipamento com Elementos de Separação ou Níveis de Proteção Combinados conforme NBR 60079, especifica os requisitos alternativos para a fabricação, ensaios e marcação de equipamentos “Ex” que contenham partes de equipamentos com diferentes níveis de proteção de equipamento (EPL – equipment protection level) e elementos de separação.

Estes equipamentos “Ex” são montados em fronteiras onde diferentes EPL são requeridos, por exemplo, entre diferentes áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis ou em áreas classificadas contendo gases inflamáveis adjacentes a áreas classificadas contendo poeiras combustíveis.
Um exemplo: um equipamento “Ex” instalado em uma parede de um tanque de armazenamento localizado em Zona 1 e contendo Zona 0 no seu interior. Os elementos de separação são considerados para equipamentos elétricos e não elétricos. Se a energia mecânica puder ser transformada em uma fonte potencial de ignição, adicionalmente, uma avaliação de risco de ignição de acordo com a NBR ISO 80079-36 é realizada e as medidas adequadas são tomadas. As medidas adequadas podem ser encontradas nas NBR ISO 80079-37 ou IEC TS 60079-42.
Este documento também especifica os requisitos para a combinação de dois tipos de proteção, cada um com EPL Gb (equipamento com nível de proteção alto), para atingir EPL Ga (equipamento com nível de proteção muito alto). Exemplos estão incluídos nessa no Este documento suplementa e modifica os requisitos gerais da NBR IEC 60079-0. Quando um requisito deste documento conflitar com um requisito da NBR IEC 60079-0, prevalece o requisito deste documento.

Como devem ser as conexões ao processo conforme NBR IEC 60079-26?
Conexões ao processo Se o equipamento for montado atravessando a fronteira entre diferentes áreas classificadas, a construção deve assegurar que, sob condições normais de operação:

a) atmosferas explosivas de gás ou atmosferas explosivas de poeiras combustíveis não possam ser liberadas de uma área para a outra; e
b) no caso de uma ignição de uma atmosfera explosiva na área circunvizinha não haja propagação da chama para o interior da contenção com EPL mais alto.
O equipamento deve ser projetado para permitir a instalação de maneira que resulte em uma junta suficientemente apertada (IP66 ou IP67 de acordo com a ABNT NBR IEC 60529) ou uma junta à prova de explosão, de acordo com ABNT NBR IEC 60079-1 (juntas especificadas para um volume 5100 cm3) entre um tipo de área classificada e a outra.
As conexões de processos devem estar de acordo com uma norma internacional ou norma nacional equivalente.

Como devem ser ensaiados os elementos de separação conforme NBR IEC 60079-26?
7.2 Elementos de separação

Elementos de separação de acordo com a Seção 5 devem ser ensaiados de maneira que os parâmetros operacionais (por exemplo, limites de pressão ou temperatura) Informados pelo fabricante sejam verificados.
NOTA: Para paredes divisórias de metal, vidro ou cerâmica não é um requisito desta norma que seja verificada a conformidade com os dados técnicos do fabricante.
Paredes divisórias, de acordo com 5 2 3-b) que estão expostas a:
– Pressão operacional: Devem ser submetidos ao ensaio de resistência térmica da ABNT NBR IEC 60079-0, seguido por um ensaio de pressão. O ensaio de pressão deve ser realizado na temperatura operacional nominal máxima e pressão operacional, aplicada do lado do processo na parede divisória, por pelo menos por 1 min, sem vazamento visível.
– Esforço vibracional constante: Deve ter o limite de resistência vibracional especificado (ciclos) verificado com um ciclo de pressão de acordo com a ABNT IEC/TS 60079-40, com o número especificado de ciclos. Após o ensaio cíclico, a pressão operacional máxima especificada deve ser aplicada na parede divisória por pelo menos 1 min, sem vazamento visível. Fonte: NBR 60079-26 – Equipe Target.
NOTA BRASILEIRA A ABNT IEC/TS 60079-40, Atmosferas explosivas – Parte 40; Requisitos para selagem de processo entre fluidos inflamáveis de processo e sistemas elétricos, apresenta requisitos para a selagem entre equipamentos elétricos “Ex” e o processo.

Clique no Link: Critérios para Emissão de Certificados conforme as Normas

    Levantamento de Diagnóstico
    Análise Qualitativa e Quantitativa
    Registro de Evidências
    Conclusão e Proposta de Melhorias
    Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.
Fale Conosco

Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!