O que é Análise de Vibração?
Foto Ilustrativa

Análise Vibração de Equipamento

Nome Técnico: Execução de Inspeção de Vibração em Equipamento com Emissão de Laudo Técnico

Referência: 115280

Ministramos Cursos e Treinamentos em Idioma Técnico: Português, Inglês (Regional), Croata, Japonês, Espanhol, Francês, Chinês (Regional), Alemão, Índia (Regional), Árabe, Coreano, Russo, entre outros.

Análise Vibração de Equipamento
Execução de Inspeção de Vibração em Equipamento com Emissão de Laudo Técnico tem por objetivo a verificação do estado de conformidade do equipamento, de maneira que seja possível detectar problemas e mau funcionamento das peças. Esta técnica de manutenção preventiva pode ser realizada utilizando aparelhos e outros mecanismos capazes de medir as vibrações as quais estão sujeitas um material.

O que é Análise de Vibração?
A Análise de Vibração é o método de manutenção preventiva tomando como conhecimento o estado da máquina através de medições periódicas e contínuas de parâmetros significativos, que possam evitar paradas inesperadas e substituições de peças desnecessárias. Através dessa medição, é possível identificar e detectar defeitos ou falhas no procedimento da máquina, realizando o diagnóstico e análise de tendência a partir dos dados coletados na inspeção.

Escopo do Serviço

Análise Vibração de Equipamento

Procedimentos ocupacionais para a realização da inspeção;
Avaliação de documentação do equipamento;
Checagem de limpeza do material avaliado;
Definição da metodologia de análise a ser utilizada;
Identificação das máquinas a serem monitoradas;
Cadastramento dos equipamentos no sistema de monitoramento;
Definição da rota de coleta de dados;
Teste em rolamentos e engrenagens;
Avaliação de afrouxamento mecânico;
Verificação de lubrificação;
Checagem de alinhamento e balanceamento;
Avaliação qualitativa do equipamento;
Medição de vibração no equipamento;
Verificação de ordem;
Verificação por Cepstrum;
Execução de Teste de FFT e Medição de Fase;
Verificação Orbit;
Exame de sinal temporal;
Teste de ressonância;
Exame da envoltória do equipamento;
Verificação de rolamentos deteriorados;
Análise de engrenagens, rotores e acoplamentos;
Acompanhamentos dos dados;
Recomendações para elaboração do plano de ações;
Análises qualitativas gerais;
Recomendações finais;
Verificações quando for pertinentes:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
APR (Análise Preliminar de Risco);
Disposições Finais:
Registro fotográfico;
Registro das Evidências;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);

Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR 01 – Disposições Gerais;
NR 09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
BNT NBR 13759 – Segurança de máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto;
ABNT NBR ISO 14121-2 – Segurança de máquinas — Apreciação de riscos;
ABNT NBR ISO/CIE 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.

Validade

Execução de Inspeção de Vibração em Equipamento com Emissão de Laudo Técnico

Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;

Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.

Rescue Cursos

Laudos, Perícias Programas, ART's e muito mais!

Reproduzir vídeo

Saiba Mais: Execução de Inspeção de Vibração em Equipamento com Emissão de Laudo Técnico

Análise de Vibração no Setor Industrial

A indústria, um setor produtivo imensamente importante na economia, ao passo que cresce financeiramente, deve crescer também em métodos produtivos, seja expandindo seu local físico ou adquirindo equipamentos mais modernos.
A manutenção do maquinário industrial é dispendiosa e requer muitos cuidados para que o ativo apresenta a confiabilidade necessária para atender a demanda da produção. Para tanto, o aconselhamento geral é que a manutenção seja um procedimento constante que vise indicar o risco de mau funcionamento da máquina, com o objetivo de evitar uma pausa produtiva com consequências não antecipadas.
A manutenção preditiva é um exemplo de manutenção econômica. Ela capta defeitos aparentes e defeitos ainda não observados a olho nu. Trata-se de uma manutenção feita a partir da análise de dados coletados sobre o funcionamento da máquina como a vibração e o aquecimento decorrente daquela, por exemplo.
Através da Análise de Vibrações é possível identificar defeitos em peças da máquina e reverter um possível quadro crítico.
Em geral, as fontes causadoras da vibração além do natural são:
Ausência ou lubrificação inadequada;
Defeito em algum dos rolamentos;
Desalinhamento;
Desbalanceamento;
Eixo empenado;
Falha em polias e correias;
Falha elétrica;
Folgas mecânicas;
Problemas na engrenagem.
Ou seja: não faltam situações que podem culminar em perda de eficiência do equipamentos e em prejuízos múltiplos à sua empresa se a análise de vibração não estiver alinhada com a sua rotina de manutenção preditiva. 
Na prática, o serviço se dá por meio do uso de medições periódicas de um ou mais parâmetros e a consequente comparação com dados referentes à capacidade de cada elemento da máquina avaliada. Assim, caso a vibração esteja distante dos parâmetros ideais, com base nas observações realizadas, a sua equipe identifica o momento exato para substituir componentes e avalia a vida útil média de cada um desses elementos com base na manutenção preditiva.
Em geral, o serviço é realizado com a utilização de sensores, estrategicamente posicionados em pontos de suas máquinas e equipamentos para converter a energia mecânica de vibração em sinais elétricos. Em seguida, esses sinais são analisados e avaliados por especialistas, conferindo um diagnóstico com excelência a respeito dos equipamentos dos quais a produtividade de sua empresa depende tanto.
Cada componente tem peculiaridades diferentes, cada peça comporta-se com frequências vibracionais diferentes. Apesar disso, cada componente da máquina tem uma amplitude de frequência contínua, caso esta amplitude esteja em divergência, é encontrada uma falha mecânica que poderá ser grave ou não.
A medição de vibrações pode ser feita através de três unidades: velocidade, deslocamento e aceleração. Dentro da análise de medidas, é possível avaliá-la de pico a pico, apenas picos, média retificada ou por RMS (Root Medium Square, em português Raiz Média Quadrada). Dentre os métodos possíveis a serem utilizados, o RMS se destaca por levar em consideração o histórico no tempo da onda e gera um valor de nível que é diretamente ligado à energia contida na peça analisada, em outras palavras, é possível obter uma análise da capacidade destrutiva da vibração.
Os custos de manutenção, dependendo da indústria, podem chegar a até 30% do custo de produção. Pausas não necessárias revelam fragilidade na obtenção de informações sobre a saúde da máquina, gerando gastos produtivos, de mão de obra, equipamento, materiais e, algumas vezes, troca de peças ainda em bom estado mas que foram erroneamente detectadas com defeito.
Todo o custo relacionado à manutenção pode ser reduzido e muitas vezes até evitado se a condição da máquina ou equipamento for monitorada com base em dados reais que determinem a necessidade de pausa para troca ou manutenção de peças ou componentes no maquinário.
Portanto, a Análise de Vibração é um mecanismo de máxima eficiência quanto à realização de manutenção. A ocorrência de amplitudes irregulares dentro de uma frequência contínua solidifica a decisão custosa de paralisação de máquinas e do setor produtivo. Assim, há uma considerável economia nos gastos de produção e manutenção, a partir da realização de manutenção preditiva.
Existem alguns tipos de análise de manutenção preditiva disponíveis, cada um com um objetivo e destinado a um grupo de equipamentos. Conhecer quais são eles é importante para definir a melhor estratégia na empresa. Veja só:

Análise de vibração:  qualquer máquina possui vibrações, por menores que sejam. Com o tempo, essas acabam levando os equipamentos à deterioração, em alguns casos mais rápida ou mais devagar. A análise de vibração consiste em observar a evolução do nível dessas para obter informações sobre as condições da máquina;
Termografia: ferramenta utilizada para manutenção preditiva em sistemas mecânicos e elétricos ao longo do tempo. Ela aproveita as propriedades da radiação infravermelha para extrair conclusões úteis sobre a condição do equipamento sob teste;
Análise de trincas: ensaio com partículas magnéticas que buscam identificar descontinuidades superficiais em materiais ferromagnéticos. Além de trincas, é possível identificar problemas como junta fria, inclusões, falta de penetração, entre outros;
Medição de espessuras: ferramenta útil para prever a vida útil das tubulações ou dos vasos de armazenamento utilizados em redes subaquáticas, de gás ou petróleo. Usando a tecnologia de ultra-som, são feitas leituras de espessura da parede do vaso ou da tubagem.

Fonte: KRAS Engenharia – Modificado.

*OBS: É necessário que o Plano de Inspeção Manutenção NR 12  de cada Máquina e/ou Equipamento esteja atualizado em Conformidade com as Normas Regulamentadoras.

Análise Vibração de Equipamento: Consulte-nos.

Análise Vibração de Equipamento

Atualize seu conhecimento!

Os Melhores Cursos e Treinamentos