
Análise Vibração de Equipamento
Nome Técnico: Execução de Inspeção de Vibração em Equipamento com Emissão de Laudo Técnico
Referência: 115280
Ministramos Cursos e Treinamentos em Idioma Técnico: Português, Inglês (Regional), Croata, Japonês, Espanhol, Francês, Chinês (Regional), Alemão, Índia (Regional), Árabe, Coreano, Russo, entre outros.
Análise Vibração de Equipamento
A Execução de Inspeção de Vibração em Equipamento com Emissão de Laudo Técnico tem por objetivo a verificação do estado de conformidade do equipamento, de maneira que seja possível detectar problemas e mau funcionamento das peças. Esta técnica de manutenção preventiva pode ser realizada utilizando aparelhos e outros mecanismos capazes de medir as vibrações as quais estão sujeitas um material.
O que é Análise de Vibração?
A Análise de Vibração é o método de manutenção preventiva tomando como conhecimento o estado da máquina através de medições periódicas e contínuas de parâmetros significativos, que possam evitar paradas inesperadas e substituições de peças desnecessárias. Através dessa medição, é possível identificar e detectar defeitos ou falhas no procedimento da máquina, realizando o diagnóstico e análise de tendência a partir dos dados coletados na inspeção.
Escopo do Serviço
Análise Vibração de Equipamento
Procedimentos ocupacionais para a realização da inspeção;
Avaliação de documentação do equipamento;
Checagem de limpeza do material avaliado;
Definição da metodologia de análise a ser utilizada;
Identificação das máquinas a serem monitoradas;
Cadastramento dos equipamentos no sistema de monitoramento;
Definição da rota de coleta de dados;
Teste em rolamentos e engrenagens;
Avaliação de afrouxamento mecânico;
Verificação de lubrificação;
Checagem de alinhamento e balanceamento;
Avaliação qualitativa do equipamento;
Medição de vibração no equipamento;
Verificação de ordem;
Verificação por Cepstrum;
Execução de Teste de FFT e Medição de Fase;
Verificação Orbit;
Exame de sinal temporal;
Teste de ressonância;
Exame da envoltória do equipamento;
Verificação de rolamentos deteriorados;
Análise de engrenagens, rotores e acoplamentos;
Acompanhamentos dos dados;
Recomendações para elaboração do plano de ações;
Análises qualitativas gerais;
Recomendações finais;
Verificações quando for pertinentes:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
APR (Análise Preliminar de Risco);
Disposições Finais:
Registro fotográfico;
Registro das Evidências;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR 01 – Disposições Gerais;
NR 09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
BNT NBR 13759 – Segurança de máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto;
ABNT NBR ISO 14121-2 – Segurança de máquinas — Apreciação de riscos;
ABNT NBR ISO/CIE 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.
Validade
Execução de Inspeção de Vibração em Equipamento com Emissão de Laudo Técnico
Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;
Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.
Rescue Cursos
Laudos, Perícias Programas, ART's e muito mais!

Saiba Mais: Execução de Inspeção de Vibração em Equipamento com Emissão de Laudo Técnico
Análise de Vibração no Setor Industrial
A indústria, um setor produtivo imensamente importante na economia, ao passo que cresce financeiramente, deve crescer também em métodos produtivos, seja expandindo seu local físico ou adquirindo equipamentos mais modernos.
A manutenção do maquinário industrial é dispendiosa e requer muitos cuidados para que o ativo apresenta a confiabilidade necessária para atender a demanda da produção. Para tanto, o aconselhamento geral é que a manutenção seja um procedimento constante que vise indicar o risco de mau funcionamento da máquina, com o objetivo de evitar uma pausa produtiva com consequências não antecipadas.
A manutenção preditiva é um exemplo de manutenção econômica. Ela capta defeitos aparentes e defeitos ainda não observados a olho nu. Trata-se de uma manutenção feita a partir da análise de dados coletados sobre o funcionamento da máquina como a vibração e o aquecimento decorrente daquela, por exemplo.
Através da Análise de Vibrações é possível identificar defeitos em peças da máquina e reverter um possível quadro crítico.
Em geral, as fontes causadoras da vibração além do natural são:
Ausência ou lubrificação inadequada;
Defeito em algum dos rolamentos;
Desalinhamento;
Desbalanceamento;
Eixo empenado;
Falha em polias e correias;
Falha elétrica;
Folgas mecânicas;
Problemas na engrenagem.
Ou seja: não faltam situações que podem culminar em perda de eficiência do equipamentos e em prejuízos múltiplos à sua empresa se a análise de vibração não estiver alinhada com a sua rotina de manutenção preditiva.
Na prática, o serviço se dá por meio do uso de medições periódicas de um ou mais parâmetros e a consequente comparação com dados referentes à capacidade de cada elemento da máquina avaliada. Assim, caso a vibração esteja distante dos parâmetros ideais, com base nas observações realizadas, a sua equipe identifica o momento exato para substituir componentes e avalia a vida útil média de cada um desses elementos com base na manutenção preditiva.
Em geral, o serviço é realizado com a utilização de sensores, estrategicamente posicionados em pontos de suas máquinas e equipamentos para converter a energia mecânica de vibração em sinais elétricos. Em seguida, esses sinais são analisados e avaliados por especialistas, conferindo um diagnóstico com excelência a respeito dos equipamentos dos quais a produtividade de sua empresa depende tanto.
Cada componente tem peculiaridades diferentes, cada peça comporta-se com frequências vibracionais diferentes. Apesar disso, cada componente da máquina tem uma amplitude de frequência contínua, caso esta amplitude esteja em divergência, é encontrada uma falha mecânica que poderá ser grave ou não.
A medição de vibrações pode ser feita através de três unidades: velocidade, deslocamento e aceleração. Dentro da análise de medidas, é possível avaliá-la de pico a pico, apenas picos, média retificada ou por RMS (Root Medium Square, em português Raiz Média Quadrada). Dentre os métodos possíveis a serem utilizados, o RMS se destaca por levar em consideração o histórico no tempo da onda e gera um valor de nível que é diretamente ligado à energia contida na peça analisada, em outras palavras, é possível obter uma análise da capacidade destrutiva da vibração.
Os custos de manutenção, dependendo da indústria, podem chegar a até 30% do custo de produção. Pausas não necessárias revelam fragilidade na obtenção de informações sobre a saúde da máquina, gerando gastos produtivos, de mão de obra, equipamento, materiais e, algumas vezes, troca de peças ainda em bom estado mas que foram erroneamente detectadas com defeito.
Todo o custo relacionado à manutenção pode ser reduzido e muitas vezes até evitado se a condição da máquina ou equipamento for monitorada com base em dados reais que determinem a necessidade de pausa para troca ou manutenção de peças ou componentes no maquinário.
Portanto, a Análise de Vibração é um mecanismo de máxima eficiência quanto à realização de manutenção. A ocorrência de amplitudes irregulares dentro de uma frequência contínua solidifica a decisão custosa de paralisação de máquinas e do setor produtivo. Assim, há uma considerável economia nos gastos de produção e manutenção, a partir da realização de manutenção preditiva.
Existem alguns tipos de análise de manutenção preditiva disponíveis, cada um com um objetivo e destinado a um grupo de equipamentos. Conhecer quais são eles é importante para definir a melhor estratégia na empresa. Veja só:
Análise de vibração: qualquer máquina possui vibrações, por menores que sejam. Com o tempo, essas acabam levando os equipamentos à deterioração, em alguns casos mais rápida ou mais devagar. A análise de vibração consiste em observar a evolução do nível dessas para obter informações sobre as condições da máquina;
Termografia: ferramenta utilizada para manutenção preditiva em sistemas mecânicos e elétricos ao longo do tempo. Ela aproveita as propriedades da radiação infravermelha para extrair conclusões úteis sobre a condição do equipamento sob teste;
Análise de trincas: ensaio com partículas magnéticas que buscam identificar descontinuidades superficiais em materiais ferromagnéticos. Além de trincas, é possível identificar problemas como junta fria, inclusões, falta de penetração, entre outros;
Medição de espessuras: ferramenta útil para prever a vida útil das tubulações ou dos vasos de armazenamento utilizados em redes subaquáticas, de gás ou petróleo. Usando a tecnologia de ultra-som, são feitas leituras de espessura da parede do vaso ou da tubagem.
Fonte: KRAS Engenharia – Modificado.