Laudo Vaso Pressão Ocupação Humana
FONTE: FREEPIK AUT
Nome Técnico: Execução de Inspeção Técnica em Vaso de Pressão para Ocupação Humana (VPOH) + Elaboração de Relatório Técnico e Emissão de ART
Referência: 195073
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar
Laudo Vaso Pressão Ocupação Humana
A Execução de Inspeção Técnica em Vaso de Pressão para Ocupação Humana (VPOH) para Fins Terapêuticos + Elaboração de Relatório Técnico e Emissão de ART conforme NBR 15949 – Vaso de pressão para ocupação humana (VPOH) Requisitos para fabricação, instalação e operação que estabelece os requisitos de projeto, fabricação instalação, manutenção operação, sistema de suprimento de gases e de segurança para vasos de pressão para ocupação humana (VPOH) multipaciente e monopaciente, projetados para operar a pressões superiores à pressão atmosférica ambiente e empregados em procedimentos terapêuticos de oxigenoterapia hiperbárica e no tratamento de doenças descompressivas. em instalações médicas independentes ou agregadas aos serviços de saúde. Esta Norma não se aplica aos requisitos relativos à ergonomia para o projeto de vasos de pressão para ocupação humana (VPOH) para fins terapêuticos.
O que é Câmara Hiperbárica Multipaciente?
A câmara hiperbárica multipaciente deve ser construída com pelo menos três compartimentos interligados entre si: a antecâmara. a câmara principal e um compartimento de passagem (medical lock), dotados de portas herméticas para acesso ao exterior e entre a antecâmara e a câmara principal. Cada compartimento, incluindo as janelas de acrílico transparente e penetradores, deve ser capaz de suportar a pressão de ensaio, conforme especificado na Tabela 1
As portas de acesso a pessoas da antecâmara e da câmara principal devem ter altura mínima de 1,40 m e largura mínima de 0,70 m e devem permitir a passagem de um paciente deitado em uma maca de dimensões-padrão e/ou de uma cadeira de rodas.
A antecâmara deve ter peio menos uma janela de acrílico transparente que permita a observação de seu interior, pelo lado de fora.
Quais são os Equipamentos não permitidos dentro da câmara hiperbárica monopaciente?
a) cigarros, cachimbos, isqueiros, fósforos e similares;
b) relógios de pulso, telefones celulares, tablets, aparelhos eletrônicos em geral;
c) líquidos e sólidos derivados de petróleo, spray de cabelo e similares;
d) substâncias anestésicas inflamáveis, como por exemplo, ciclo propano elou éter etílico;
e) brinquedos elétricos, a pilha, de fricção e similares;
f) cilindros e aerossóis de gases não previstos no projeto.
Outros Equipamentos que não são permitidos câmara hiperbárica monopaciente:
a) aparelhos auditivos:
b) tecidos de lã, seda ou de fibras sintéticas. exceto os autorizados pelo médico responsável:
c) líquidos inflamáveis, como por exemplo. álcool. éter e acetona:
d) aquecedores químicos ou elétricos:
e) batom, cremes hidratantes e cosméticos em geral.
NOTA Outros materiais, substâncias. dispositivos e próteses externas são permitidos, sempre a critério do médico responsável pelo SMH.
- Levantamento de Diagnóstico
- Análise Qualitativa e Quantitativa
- Registro de Evidências
- Conclusão e Proposta de Melhorias
- Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.
Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!
Escopo Normativo
Laudo Vaso Pressão Ocupação Humana
Escopo dos Serviços:
Inspeções e verificações quando pertinentes a ser avaliadas na Inspeção pela nossa Equipe multidisciplinar:
Câmara hiperbárica multipaciente;
Câmara hiperbárica monopacientes;
Requisitos de projeto e fabricação;
Câmara hiperbárica multipaciente;
Compressão, descompressão e ventilação;
Iluminação;
Comunicação e monitoramento;
Unidades de respiração;
Painel de controle;
Refrigeração 9 Analisador de oxigênio 9 Câmara hiperbárica monopaciente;
Compressão, descompressão e ventilação;
Iluminação;
Comunicação e monitoramento;
Unidade de respiração;
Painel de controle;
Analisador de oxigênio;
Reaproveitamento de oxigênio;
Instalação;
Câmara hiperbárica multipaciente;
Câmara hiperbárica monopaciente;
Requisitos operacionais;
Câmara hiperbárica multipaciente;
Compressão e descompressão;
Ventilação; Câmara hiperbárica; Compressão e descompressão;
Compressão e descompressão;
Ventilação; Instalação de gases;
Ar comprimido respirável;
Suprimento primário;
Suprimento secundário; Suprimento-reserva;
Câmara hiperbárica multipaciente; Câmara hiperbárica monopaciente;
Oxigênio medicinal; Proteção contra incêndio;
Câmara hiperbárica multipaciente;
Sistema fixo de dilúvio por aspersão de água;
Sistema manual com mangueiras;
Informações a serem fornecidas pelo fabricante;
Câmara hiperbárica multipaciente;
Câmara hiperbárica monopaciente;
Procedimentos de inspeção e de manutenção de câmaras hiperbáricas;
Relação entre a pressão de ensaio, pressão máxima de trabalho admissível e pressão máxima de operação;
Limites de variação do ar comprimido respirável;
Limites de variação da atmosfera interna na câmara hiperbárica;
Fonte: NBR 15949
Verificações quando for pertinentes:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
Teste de Carga (com ART) conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
APR (Análise Preliminar de Risco);
Disposições Finais (quando pertinentes):
Caderno, Registro fotográfico e Registros de Avaliação;
Registro das Evidências;
Identificação dos Profissionais (Engenheiros e Peritos);
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Quando Aplicável: Certificado de Calibração;
Emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA SP,
TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) do CFT, e
CRT (Certificado de Responsabilidade Técnica) do CNDP BRASIL.
NOTA:
Ressaltamos que o Escopo Geral do Serviço poderá ser alterado, atualizado ou excluído itens conforme inspeção in loco pelo nosso Perito Avaliador.
É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar Atualizar, adequar, alterar e/ou excluir itens, conforme inspeção e sempre que for necessário, bem como efetuar a exclusão ou inserção de Normas, Leis, Decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, estando relacionados ou não no Escopo Geral do Serviço negociado, ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as Legislações pertinentes.
Laudo Vaso Pressão Ocupação Humana
Referências Normativas
Laudo Vaso Pressão Ocupação Humana
Referências Normativas (Fontes) aos dispositivos aplicáveis, suas atualizações e substituições até a presente data:
NBR 15949 – Vaso de pressão para ocupação humana (VPOH) para fins terapêuticos – Requisitos para fabricação, instalação e operação;
ABNT NBR 10719 – Informação e documentação – Relatório técnico e/ou científico – Apresentação;
ABNT NBR 16746 – Segurança de máquinas – Manual de Instruções – Princípios gerais de elaboração;
ABNT NBR ISO 14121-2 – Segurança de máquinas – Apreciação de riscos;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Target Normas;
Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
Outras Normas Técnicas Aplicáveis.
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.
Laudo Vaso Pressão Ocupação Humana
Validade
Laudo Vaso Pressão Ocupação Humana:
Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;
Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.
Laudo Vaso Pressão Ocupação Humana
Complementos
Laudo Vaso Pressão Ocupação Humana
Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em Arquivo DWG ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da Inspeção técnica.
NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor)
A justificativa da relação Preço e Valor:
A precificação de qualquer serviço exige expertise relacionada ao mundo dos negócios e o conceito de Valor é qualitativo, diretamente ligado ao potencial de transformação existente naquele conteúdo. O serviço tem mais valor quando tem conhecimento e segredos profissionais agregados e o preço é uma variável consequente do valor, cujo objetivo é transmiti-lo em números. Assim, quanto maior for o valor agregado ao conteúdo, maior será o seu preço justo. Portanto, não autorizamos a utilização de nossas Propostas como contraprova de fechamento com terceiros de menor preço, ou de interesse secundário, Qualidade, Segurança, Eficiência e Excelência, em todos os sentidos, são os nossos valores.
Laudo Vaso Pressão Ocupação Humana
Saiba mais
Saiba Mais: Laudo Vaso Pressão Ocupação Humana:
NBR 15949 – Vaso de pressão para ocupação humana (VPOH) para fins terapêuticos – Requisitos para fabricação, instalação e operação:
5.2.3 Iluminação
5.2.3.1 As luminárias externas destinadas à iluminação do interior da câmara hiperbárica multipaciente através das janelas de acrílico ou de penetradores devem se alimentadas por um circuito elétrico de baixa tensão. conforme especificado na ABNT NBR 5410. 5.2.3.2 As luminárias internas destinadas à iluminação do interior da câmara hiperbárica multipaciente devem ser fabricadas em LED (light-emitting diode), alimentadas por cabos de fibra ótica e alimentadas por um circuito de baixa tensão. NOTA A utilização de um sistema de iluminação externa ou interna na câmara hiperbárica é uma opção do fabricante.
5.2.3.3 Convém que a tensão de alimentação do sistema de iluminação não seja superior a 24V.
5.2.3.4 Um sistema de alimentação de emergência, independentemente do suprimento principal de energia elétrica, deve estar disponível para continuar a suprir o sistema de iluminação, para permitir o término do tratamento ou sua interrupção. em caso de incêndio ou falha no suprimento principal.
NOTA Exemplo de sistema de alimentação de emergência: Nobreak.
5.2.4 Comunicação e monitoramento
5.2.4.1 A câmera hiperbárica multipaciente deve dispor de um sistema intercomunicador na antecâmara e na câmera principal que permita a captação dos sons internos e a comunicação entre os operadores interno e externo. Esse sistema deve permanecer ativado durante todo o tratamento e ser alimentado por um circuito de baixa tensão, conforme especificado na ABNT NBR 5410.
5.2.4.2 Convém que a tensão de alimentação do sistema de comunicação não seja superior a 24V. 52.4.3 Convém que a antecâmara e a câmera principal disponham de um sistema de monitoramento por câmeras de vídeo. controlado pelo operador externa com capacidade de gravação de todo o tratamento.
URL FOTO
Licensor’s Author: Nakleyka – Freepik.com
Laudo Vaso Pressão Ocupação Humana: Consulte-nos.