Laudo de Resistividade Geoelétrica Solos
f: geoscan
Nome Técnico: Elaboração de Relatório Técnico de Resistividade e a Modelagem Geoelétrica de Solos para Aterramento Elétrico - NBR 7117-1
Referência: 174892
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar.
Laudo de Resistividade Geoelétrica Solos
O objetivo do Relatório Técnico de Resistividade e a Modelagem Geoelétrica de Solos para Aterramento Elétrico – Conforme NBR 7117-1 – Parâmetros do Solo para Projetos de Aterramentos Elétricos, que apresenta técnicas de sondagem Geoelétrica e as metodologias de determinação do modelo Geoelétrica correspondente (camadas horizontais, planas e paralelas). Esta Parte da ABNT NBR 7117 não se aplica às estruturas geolétricas complexas, associadas aos modelos 2D ou 3D.
Esta Parte da ABNT NBR 7117 fornece subsídios para aplicação em projetos de aterramento elétrico.
A aplicabilidade desta Parte da ABNT NBR 7117, especialmente para instalações de grande porte, pode requerer suporte especializado na área de geofísica, em virtude da complexidade dos diferentes métodos de sondagem geotécnica e das técnicas de inversão necessárias para a construção de modelos geolétricas equivalentes de grandes áreas.
NOTA: Podem só enquadrar na categoria de sistemas do aterramento de instalações do grande porto os parques eólicos. parques fotovoltaicos. complexos hidroelétricos. plantas industriai e subestações com arca superior a 20 000 m2.
Como executar a inversão da curva de resistividade aparentes?
6.3 Inversão da c -a de resistividades aparentes
6.3.1 Existem programas de computador que fazem a curva de resistividades aparentes e obtém matematicamente os modelos de múltiplas camadas.
6.3.2 Em virtude de interferências e de erros associados as medições, o processo matemático de inversão tem a característica de admitir melhoras soluções em termos de modelos geolétricas para uma mesma curva de resistividades aparentes.
O modelo Geoelétrica calculado pelo programa, apesar de constituir uma solução que atende matematicamente ao problema da inversão, pode não corresponder a estrutura Geoelétrica que efetivamente existe no subsolo da área prospectada.
Diz-se que uma inversão feda sem qualquer informação complementar sobre a estrutura do subsolo (ide se quer modelar é uma inversão cega (bitaff inversion) Portanto. sempre que possível, devem-se procurar informações adicionais sobre a geologia da área prospectada, de modo a poder fazer uma inversão sob restrição, que considere os dados adicionais à curva de resistividades aparentes e que resulte em um modelo Geoelétrica mais compatível com a estrutura do solo local.
6.3.3 Cabe destacar que a maioria dos programas de inversão existentes admite que uma ou mais variáveis selam impostas a solução, seja em termos de espessura ou profundidade de uma determinada camada, ou um valor especifico da resistividade para uma camada do solo, por exemplo:
a) a profundidade do (radico, que marca a Interface entre uma camada superficial seca e de maior resistividade e urna camada inferior, saturada de água e com resistividade mais baixa.
b) o impenetrável, medido por uma ou mais sondagens SPT, caracterizando a camada de solo mais compacta, onde espera que a resistividade tenda a aumentar, devido à redução do volume o da comunicabilidade dos poros das rochas que contém água.

-
Levantamento de Diagnóstico
Análise Qualitativa e Quantitativa
Registro de Evidências
Conclusão e Proposta de Melhorias
Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.
Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!
Escopo Normativo
Referências Normativas
Validade
Complementos
Saiba mais
Escopo Normativo
Laudo de Resistividade Geoelétrica Solos
Escopo dos Serviços:
Inspeções e verificações quando pertinentes a ser avaliadas pela nossa Equipe multidisciplinar:
Termos e definições;
Solo;
Conceitos básicos;
Sondagens geolétricas;
Modelagem Geoelétrica;
Conceitos básicos;
Sondagens elétricas verticais (SEV);
Arranjos de medição;
Procedimentos de medição;
Considerações práticas da SEV;
Número e localização das linhas de medição (SEV);
Condições básicas a serem observadas nas sondagens elétricas verticais;
Modelagem Geoelétrica;
Obtenção da curva média de resistividades aparentes do solo;
Número de camadas de um modelo Geoelétrica;
Inversão da curva de resistividades aparentes;
Sondagens geolétricas com técnicas eletromagnéticas;
Equipamentos para sondagem Geoelétrica com o método da eletrorresistividade;
Características dos terrômetros;
Características dos resistivímetros;
Aplicação do terrômetro com arranjo de Wenner;
Estrutura básica de um solo com três camadas e curva de resistividades aparentes correspondente;
Curvas de variação da resistividade do solo com a umidade, salinidade e temperatura;
Solo real (a) e modelo unidimensional (1D) correspondente (b), estratificado em camadas horizontais paralelas, resistividade e a espessura da camada;
Configuração genérica de medição da resistividade do solo (sondagem elétrica) por meio de quatro eletrodos alinhados;
Configuração do arranjo de Schlumberger;
Configuração do arranjo de Wenner;
Croquis para uma campanha de sondagens geolétricas em uma área retangular (SEV A, B. C, D etc. — linhas de medição);
Esquema elétrico simplificado de um terrômetro e do circuito visto por ele no solo, para uma SEV com arranjo de Wenner;
Leitura da resistência aparente (Ri) com arranjo de Wenner;
Faixas de resistividade típicas de materiais que compõem o solo.
Disposições Finais:
Caderno, Registro fotográfico e Registros de Avaliação;
Quando Aplicável:
Certificado de Calibração;
Identificação dos Profissionais (Engenheiros e Peritos);
Registro das Evidências;
Proposta de melhorias corretivas;
Conclusão do PLH;
Emissão da A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) e/ou C.R.T. (Certificação de Responsabilidade Técnica).
É facultado à nossa Equipe Multidisciplinar a inserção de normas, leis, decretos ou parâmetros técnicos que julgarem aplicáveis, sendo relacionados ou não ao escopo de serviço negociado, ficando a Contratante responsável por efetuar os devidos atendimentos no que dispõem as legislações, conforme estabelecido nas mesmas.
Laudo de Resistividade Geoelétrica Solos
Referências Normativas
Laudo de Resistividade Geoelétrica Solos
Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis, suas Atualizações e Substituições até a presente data:
NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
NBR 7117-1 – Parâmetros do Solo para Projetos de Aterramentos Elétricos – Parte 1 Resistividade e a Modelagem Geoelétrica de Solos para Aterramento Elétrico;
NBR 16527 – Aterramento para sistemas de distribuição;
NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão;
NBR 5419 – Proteção contra descargas atmosféricas – Parte 1: Princípios gerais;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Outras Normas Técnicas Aplicáveis
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.
Laudo de Resistividade Geoelétrica Solos
Validade
Laudo de Resistividade Geoelétrica Solos
Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;
Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.
Laudo de Resistividade Geoelétrica Solos
Complementos
Laudo de Resistividade Geoelétrica Solos
A justificativa da relação Preço e Valor:
A precificação de qualquer serviço exige expertise relacionada ao mundo dos negócios e o conceito de Valor é qualitativo, diretamente ligado ao potencial de transformação existente naquele conteúdo. O serviço tem mais valor quando tem conhecimento e segredos profissionais agregados e o preço é uma variável consequente do valor, cujo objetivo é transmiti-lo em números. Assim, quanto maior for o valor agregado ao conteúdo, maior será o seu preço justo. Portanto, não autorizamos a utilização de nossas Propostas como contraprova de fechamento com terceiros de menor preço, ou de interesse secundário, Qualidade, Segurança, Eficiência e Excelência, em todos os sentidos, são os nossos valores.
NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
Elaboração de Projeto de Instalação;*
Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
Elaboração do Memorial de Cálculo*
Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*.
* (Consultar valor).
Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em Arquivo DWG ou PDF;
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da Inspeção técnica;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos;
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura.
Laudo de Resistividade Geoelétrica Solos
Saiba mais
Saiba Mais: Laudo de Resistividade Geoelétrica Solos
6 Modelagem Geoelétrica
6.1 Obtenção da curva média de resistividades aparentes do solo
6.1.1 A primeira atividade de processamento dos parâmetros medidos na campanha Geoelétrica consiste no cálculo das curvas de resistividade aparente, o que é feito multiplicando-se os valores obtidos de resistência aparente pelo fator de escala associado ao arranjo de eletrodos de medição (Wenner ou Schlumberger), para cada alinhamento de medição.
6.1.2 A segunda atividade vem a ser a filtragem dos valores extremos, os chamados outliers. que fogem muito do padrão da maioria dos valores medidos. Se a grande maioria dos valores medidos situar-se entre 100 fim e 20 000 11.m, os valores inferiores a 100 Sim e superiores a 20 000 fim podem ser eliminados nesta filtragem preliminar. A análise do conjunto de curvas plotadas em um gráfico log-log, facilita a identificação dos valores que extrapolam a faixa típica das resistividades da área. permitindo eliminar aqueles considerados outlieres.
NOTA Alternativamente. pode-se calcular os logaritmos de todos os valores de resistividade aparente e. para cada espaçamento, calcular a média aritmética e o desvio padrão deste conjunto de valores. Após a eliminação dos valores que estão além da faixa de ± dois desvios-padrão, recalcular a média aritmética dos valores remanescentes e calcular o logaritmo inverso do valor médio para cada espaçamento, que constituirá a nova curva média de resistividades aparentes filtrada dos valores considerados outliers.
6.1.3 A terceira atividade vem a ser a obtenção de uma curva média de resistividades aparentes, que seja representativa da estrutura geoelétrica do solo médio existente na área prospectada. Considerando que o parâmetro de resistividade do solo possui distribuição estatística que se aproxima da log-normal, em que os logaritmos dos valores medidos têm distribuição Gaussiana, a curva média de resistividades aparentes pode ser obtida a partir da média geométrica dos valores de resistividade aparente medidos para cada espaçamento.
O uso da média geométrica, atende à recomendação da literatura técnica na área de geofísica, apresentando a vantagem de diminuir o peso das medidas com desvios significativos com relação aos valores médios.
Isto ocorre devido ao fato da média geométrica corresponder ao log-normal inverso da média aritmética dos logaritmos dos valores medidos, sendo que a conversão dos valores medidos para os logaritmos correspondentes diminui o peso dos valores extremos.
Exemplo: considerando apenas duas medições, de 1 Sim e 100 Sim. cada uma representativa de metade da área prospectada, se for feita a média aritmética. tem-se aproximadamente 50 Um: porém. se for feita a média geométrica, tem-se 10 Um. Este último valor é mais representativo do solo médio. até porque as correntes não vão se dividir igualmente entre as duas áreas. e sim vão se concentrar na área de menor resistividade.
A média geométrica apresenta, uma segunda vantagem. As sondagens geolétricas baseadas na medição de campos elétricos na superfície do solo. tanto os métodos de eletrorresistividade como a magnototelúrica, são afetadas pelo fenômeno conhecido como desvio estático (static-shift). Este desvio. causado por não homogeneidades rasas do solo, resulta no deslocamento vertical de segmentos da curva de resistividades aparentes calculada para um determinado alinhamento. A média geométrica de um conjunto significativo de valores, a partir de dez linhas, resulta na redução deste desvio, considerando-se que os erros associados a este desvio apresentam distribuição estatística gaussiana.
6.1.4 O segmento mais representativo da curva média de resistividades aparentes do solo é o trecho mediano.
Para espaçamentos de até 25 m entre hastes de corrente. a quantidade de valores medidos pode não refletir a característica média do solo raso (subamostragem), especialmente quando se trata da modelagem de grandes áreas.
Sondagens geoelétricas com técnicas eletromagnéticas (ANEXO 1)
As metodologias eletromagnéticas utilizam campos eletromagnéticos, naturais ou gerados pelo equipamento de medição, para sondar as camadas mais profundas do solo.
O método conhecido como Time Domam Efedromagnetic (TDEM) utiliza pulsos de corrente injetados em uma bobina disposta sobre o solo. que produz um campo magnético transitório primário que. quando induzido no solo. obtêm-se como resposta uni campo secundário do excitação do solo. que pode ser captado por outra bobina. E uma técnica que permite a prospecção de subsucedicie a profundidades da ordem de até 1 km
O método magnetotelúrico fAMT e MT) baseia-se no registro de séries temporais de campos elétricos e magnéticos naturais, medidos na superfície do solo, que são campos secundários produzidos pela crosta terrestre em resposta a ondas eletromagnéticas que nele incidem. irradiadas por fenómenos atmosféricos e ionosféncos. Estes campos primários incidem na superfície do solo sob a forma de ondas planas e penetram na crosta terrestre em um processo difusivo (com atenuação).
Após o processamento das séries temporais medidas no campo, são obtidos dois pares de curvas associadas a direções ortogonais. que caracterizam a bidimensionalidade do modelo geoelétrico AMT/MT (20). Cada par inclui uma curva do rosistividados aparentes, em Ohms.metro (Um). o uma curva de fases, em graus. ambas em função do período das frequências consideradas. Frequências elevadas, estão associadas a uma penetração mais rasa no solo, enquanto que frequências baixas estão associadas a uma penetração mais profunda no solo.
As sondagens AMTIMT podem prospectar toda a crosta terrestre. cerca de 40 km de espessura o parte do manto. penetrando de dezenas do metros ate dezenas de quilómetros de profundidade.
A metodologia da cartilagem de poços utiliza sondas que descem dentro de poços perfurados até a profundidade de interesse e que fazem a medição utilizando técnicas elétricas ou eletromagnéticas
A cartilagem de poços utilizando técnicas indutivas (eletromagnéticas) tem a vantagem de prospectar diretamente a resistividade da coluna de solo perfurada. servindo para calibrar os modelos geolétricas rasos obtidos a partir das SEV. lembrando que estes últimos são modelos infandos a partir da sugeri ie.* e não diretamente medidos.
Esta técnica aplica-se. também, á prospecção do solo em áreas edificadas. onde não existe espaço livre para a aplicação das técnicas convencionais do medição de resistividade do solo (sondagem Geoelétrica).
Fonte: NBR 7117-1.
Laudo de Resistividade Geoelétrica Solos: Consulte-nos.
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar.
Somos especializados na prestação e realização de serviços voltados para todas as Engenharias e Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente. Desenvolvemos, elaboramos e executamos Projetos Arquitetônicos e das Engenharias; prestamos Consultorias e Assessorias para âmbitos jurídicos e de engenharia; oferecemos Mão de Obra Especializada e Serviços Técnicos; ministramos Cursos e Treinamentos e realizamos Traduções, versões e Interpretações no idioma técnico que o cliente desejar.
Nosso objetivo é apresentar um sistema de gestão de SSO (Segurança e Saúde Ocupacional) e fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades de SSO.
As metas e os resultados pretendidos servem para prevenir lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho para os colaboradores e proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis consequentemente e extremamente importante para a organização, além de eliminar os perigos e minimizar os riscos de SSO tomando medidas preventivas e de proteção efetivas, de forma à atingir os objetivos dos Stakeholders, conforme preconiza a NBR ISO 45001 e o Ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act).
Nossa equipe multidisciplinar busca promover a transformação humana, aperfeiçoando as habilidades intelectuais e morais dos participantes, como forma de propagar os conceitos de liberdade, igualdade, fraternidade e equilíbrio.
Profissionais (Equipe Multidisciplinar) Credenciados e Associados


Menu


® Rescue Cursos Todos os Direitos Reservados