Atendemos nos Idiomas:
Laudo de Agitadores
Foto Ilustrativa

Laudo de Agitadores

Nome Técnico: Elaboração do Relatório Técnico e de Conformidade de Agitadores - NR-12.

Referência: 103875

Ministramos Cursos e Treinamentos em Idioma Técnico: Português, Inglês (Regional), Croata, Japonês, Espanhol, Francês, Chinês (Regional), Alemão, Índia (Regional), Árabe, Coreano, Russo, entre outros.

Laudo de Agitadores
O objetivo do Laudo de Agitadores é verificar as condições de uso e conformidade do equipamento e se o mesmo está de acordo com as normativas estabelecidas para operação.

O que é um Agitador?
Os agitadores são dispositivos mecânicos de indicados para agitação, homogeneização, floculação ou dispersão de substâncias líquidas, com ou sem a presença de sólidos em suspensão.

Escopo do Serviço

Laudo de Agitadores:

Análise de Desempenho;
Verificações Qualitativas:
Motor de Agitação;
Ajuste de Velocidade;
Torque;
Consumo de Potência;
Potência no Motor de Entrada e Saída;
Capacidade Dispersiva;
Material e Revestimento do Equipamento;
Transferência de Calor;
Componentes do Sistema;
Dispositivo de Acionamento e Parada;
Segurança na Parada Emergencial;
Sistema de Redutor;
Vedação dos Dispositivos;
Avaliação qualitativa;
Avaliação quantitativa;

Verificações quando for pertinentes:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
Teste de Carga (com ART) conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
APR (Análise Preliminar de Risco);

Disposições Finais:
Registro fotográfico;
Registro das Evidências;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);

Cabe a Contratante fornecer:
Cabe a Contratante quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em AutoCad ou PDF;

Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da  Inspeção técnica.

NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor)

Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR 01 – Disposições Gerais;
NR 10 – Segurança Em Instalações E Serviços Em Eletricidade;
NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais;
NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
NR 23 – Proteção Contra Incêndios;
ABNT NBR 10131 – Bombas Hidráulicas de Fluxo;
ABNT NBR 5460 – Sistemas elétricos de potência;
ABNT NBR 5023 – Barra e Perfil de Ligas Cobre-Zinco-Chumbo;
ABNT NBR 5426 – Planos de Amostragem e Procedimento na Inspeção por Atributos;
IEC 61010-1 – Electrical Equipment for Measurement, Control and Laboratory Use – EMC Requirements – Part 1: General Requirements;
CAN/CSA-C22.2 No.1010.1-92 (R1999) – Safety Requirements for Electrical Equipment for Measurement, Control and Laboratory Use, Part 1: General Requirements;
OIT 161 – Serviços de Saúde do Trabalho;
ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração;
ABNT NBR 13759 – Segurança de máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto;
ABNT NBR ISO 14121-2 – Segurança de máquinas — Apreciação de riscos;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
ISO 56002 – Innovation management — Innovation management system;
ANSI B.11 Machine Safety Standards Risk assessment and safeguarding.
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.

Validade

Laudo de Agitadores:

Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;

Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.

Rescue Cursos

Laudos, Perícias Programas, ART's e muito mais!

Reproduzir vídeo

Saiba Mais: Laudo de Agitadores:

Os agitadores industriais são projetados para gerar eficiência no processo de produção e menor consumo energético, regra básica da indústria, atualmente, buscando sempre minimizar os custos de produção. Os agitadores industriais construídos atualmente trazem como regra implementar o melhor da tecnologia, garantindo um equipamento ideal para cada tipo de processo industrial, sendo empregados em indústrias químicas, alimentícias, siderúrgicas, farmacêutica, meio ambiente e mineração, entre outras.
Os tipos de agitadores industriais – também conhecidos como misturadores – são indicados para processos em que é necessário agitar, homogeneizar, dissolver ou misturar qualquer tipo de solução, podendo ter ou não a presença de componentes sólidos. Seu dimensionamento deve ser especificado para cada tipo de processo, devendo tender diversas faixas de rotação, de potência, de tamanho das hastes e nos mais diversos diâmetros de hélices, atendendo as especificações do produto a ser agitado para a qualidade final do que se espera.
O dimensionamento dos agitadores industriais deve também atender a densidade e a viscosidade do produto que está sendo elaborado, uma vez que cada processo demanda um tipo de equipamento. Em grande parte das necessidades, os agitadores industriais possuem 3 níveis de agitação: o médio, o suave e o rápido, observando as indicações de cada produto e de seu processo de fabricação.
Entre os agitadores industriais, os mais comuns no mercado são os seguintes:
Agitadores industriais de fluxo radial
Esse modelo de agitar gera linhas de fluxo perpendicular ao eixo do agitador, impulsionando a massa líquida contra as paredes do tanque contenedor. Suas principais características são a grande capacidade dispersiva e sua agressividade ao produto que está sendo trabalhado, possuindo alto consumo de potência. Os agitadores industriais de fluxo radial são aplicados em dispersão de gases, em dissolução de materiais sólidos e em transferência de massa, podendo possuir turbinas de pás retas e de pás inclinadas, sendo que estas fazem a mistura de dois fluxos, sendo mais utilizado para misturas em baixas rotações.

Agitadores industriais de fluxo axial
Os agitadores industriais de fluxo axial são os que geram linhas de fluxo paralelas ao eixo do agitador, impulsionando a massa agitada contra o fundo do tanque. Com baixa agressividade ao produto agitado, o fluxo axial  possui grande abrangência sobre a massa, criando uma distribuição geométrica do fluxo dentro do tanque, possuindo baixo consumo de potência. Os agitadores de fluxo axial são aplicados para mistura de produtos líquidos, para sólidos em suspensão e para transferência de calor, tendo como impelidores as turbinas de pás inclinadas, para mistura de 2 fluxos; turbinas de alto rendimento e hélice naval, que consomem mais energia quando utilizadas em tanques de volume elevado.

Agitadores industriais de fluxo tangencial
Nesse modelo de agitador, as linhas de fluxo são circulares e em regime de fluxo laminar, sendo destinados a agitação de produtos de alta viscosidade, impulsionando a massa líquida ao redor da parede do tanque contenedor. Os agitadores industriais de fluxo tangencial possuem alto consumo de potência, alto torque e exigem maior investimento inicial. Sua aplicação na indústria serve para homogeneização de resinas, para mistura de fluidos viscosos e para dissolução de materiais sólidos em meios viscosos, atendendo também a elaboração de subprodutos mais viscosos.

Agitadores industriais e sua importância na elaboração de produtos
Os agitadores industriais são parte essencial para a produção de inúmeros produtos que consumimos costumeiramente, sendo eles o ponto de onde se inicia grande número de processos industriais, como produtos químicos, farmacêuticos e alimentícios, entre outros.

A agitação é uma das operações mais importantes, já que são as que proporcionam o movimento necessário para que a mistura seja homogênea, devendo ser escolhidos com o maior critério de qualidade, visando também a qualidade do produto final. Leva-se em consideração, na escolha dos agitadores industriais, todos os reagentes e produtos em fases diferentes, podendo estar em estado sólido, líquido ou gasoso, exigindo-se que o resultado final seja uma substância totalmente homogênea.
Em virtude disso, a escolha dos tipos de agitadores industriais deve considerar a velocidade, a posição das pás, a presença ou ausência de dispositivos que possam impedir a formação de vórtices, além de outras características relacionadas com a viscosidade da mistura e o estado físico dos reagentes e produtos que, combinados, levam a mistura ao produto final.

Laudo de Agitadores: Consulte-nos.

Laudo de Agitadores

Atualize seu conhecimento!

Os Melhores Cursos e Treinamentos