Atendemos nos Idiomas:
instalação de iluminação
Foto Ilustrativa

Instalação de Iluminação

Nome Técnico: Fornecimento de Mão de Obra Especializada para Instalação e Execução de Projeto de Iluminação (Luminotécnico)

Referência: 106848

Ministramos Cursos e Treinamentos em Idioma Técnico: Português, Inglês (Regional), Croata, Japonês, Espanhol, Francês, Chinês (Regional), Alemão, Índia (Regional), Árabe, Coreano, Russo, entre outros.

Instalação de Iluminação
A instalação de uma iluminação prevê diversas técnicas e formas específicas para garantir que o material instalado obtenha seu melhor desempenho e ainda, esteja observando os critérios e requisitos descritos em projeto técnico. A instalação prevê o uso adequado dos materiais e a conformidade com as devidas normas regulamentadoras. A mão de obra deverá ser especializada e devidamente capacitada para realizar o processo, como previsto também nas normas regulamentadoras específicas.

O que é Iluminação?
A Iluminação é a propriedade de medição de luz existente em qualquer ambiente. Para fazê-lo deve-se considerar a iluminação natural – fornecida pelo sol e conduzida pelas janelas – e a iluminação artificial – que pode vir de equipamentos como luminárias, lustres e lâmpadas.

Escopo do Serviço

Instalação de Iluminação

Verificação e adequação do ambiente;
Avaliação de laudos luminotécnicos anteriores (se houver);
Verificação dos equipamentos de iluminação já instalados (quando houver);
Análise de superfícies refletoras e janelas (se houver);
Avaliação dos materiais e equipamentos a serem instalados;
Adequação às normas técnicas;
Análise dos dados coletados da edificação;
Instalação dos equipamentos;
Verificação da caixa de energia;
Adequações e procedimentos elétricos de baixa complexidade;
Avaliação e adequação em conformidade com a planta baixa;
Verificação de instalações e luzes de emergência;
Teste de funcionamento dos equipamentos instalados;
Adequações (caso necessárias);
Recomendações para economia de energia;
Avaliação qualitativa e quantitativa;
Emissão de relatório de conformidade dos equipamentos durante a instalação.
Disposições Finais:
Registro fotográfico;
Registro das Evidências;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);

Cabe a Contratante quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em AutoCad ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da  Inspeção técnica.

NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo;*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor)

Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
NR-17 – Ergonomia;
ABNT NBR 5461 – Iluminação;
ABNT NBR – Iluminância de Interiores
Norma NHO 11 – Avaliação dos Níveis de Iluminamento em Ambientes de Trabalho Internos. ABNT NBR 15215 – Iluminação Natural;
ABNT NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho;

ABNT NBR 14037 – Diretrizes para Elaboração de Manual de Uso, Operação e Manutenção das Edificações;

ISO 14606 – Surface chemical analysis — Sputter depth profiling — Optimization using layered systems as reference materials;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso.
ISO 4498 – Sintered metal materials, excluding hardmetals — Determination of apparent hardness and microhardness.
ABNT NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
ABNT NBR ISO/CIE 8995 – Iluminação de ambientes de trabalho;
45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.

Validade

Instalação de Iluminação

Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;

Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.

Rescue Cursos

Laudos, Perícias Programas, ART's e muito mais!

Reproduzir vídeo

Saiba Mais: Instalação de Iluminação:

A NBR 15575, que trata especificamente das edificações e seus sistemas, incluindo o de iluminação, divide-se em partes, sendo elas: requisitos gerais, requisitos para os sistemas estruturais; requisitos para os sistemas de pisos internos; sistemas de vedação verticais externas e internas; requisitos para sistemas de coberturas, e ainda, sistemas hidrossanitários.
Na versão atual da NBR 15575, de 2013, a avaliação do desempenho da iluminação em edificações considera a junção de iluminação natural e artificial. Em ambos os casos, devem ser observadas as exigências humanas de conforto visual, que englobam questões como iluminâncias adequadas à atividade exercida e campo visual livre de ofuscamentos. Para as duas, durante o dia, as dependências da edificação habitacional, devem receber iluminação natural conveniente, oriunda diretamente do exterior da edificação, ou ainda indiretamente, se for através de recintos adjacentes. Para o período noturno, o sistema de iluminação artificial deve proporcionar condições internas de nível satisfatório para ocupação dos recintos e circulação pelos ambientes com conforto e segurança. Definidas essas duas condições importantes e primárias de iluminação, a norma aborda, separadamente, para cada uma das situações, requisitos, critérios e métodos de avaliação distintos ou similares, dependendo do caso.
Os níveis gerais de iluminância, nas diferentes dependências do edifício habitacional, levam em consideração exclusivamente a iluminação natural. Apesar disso, são apresentadas algumas observações, sendo uma delas a de que em edifícios multipiso, admitem-se, para as dependências situadas no pavimento térreo ou subterrâneo (abaixo da cota da rua), níveis de iluminamento ligeiramente inferiores aos valores especificados: diferença máxima de 20% em qualquer dependência. Além disso, os critérios apresentados não se aplicam às áreas confinadas ou enclausuradas, como por exemplo, banheiros, que não possuam iluminação natural. A norma ainda observa que se deve verificar e atender as condições mínimas exigidas pela legislação local.
Os projetos para ambientes com iluminação natural devem considerar, ainda: a disposição dos cômodos; a orientação geográfica da edificação; o dimensionamento e posição das aberturas; o tipo de janela e de envidraçamento; a rugosidade, revestimento e cor das paredes, tetos e pisos; a existência de poços de ventilação e iluminação; o domo de iluminação e a influência de interferências externas, como construções vizinhas, muros e taludes.
A NBR 15575:2013 também trata de comunicação com o exterior que recomenda que a iluminação natural das salas de estar e dormitórios seja oferecida através de vãos de portas ou de janelas. No caso das janelas, recomenda que a cota do peitoril esteja posicionada, no máximo, a um metro do piso interno, e a cota da testeira do vão, no máximo, a dois metros e vinte centímetros, a partir do piso interno. A definição dessas alturas torna as áreas de superfície de trabalho receptoras de uma maior incidência de luz solar direta. Aberturas muito próximas ao teto ou ao piso proporcionam uma iluminação indireta e menos eficiente, tornando o uso de sistemas complementares de iluminação necessários para o conforto visual na prática de diversas atividades.

Instalação de Iluminação: Consulte-nos.

Instalação de Iluminação

Atualize seu conhecimento!

Os Melhores Cursos e Treinamentos