Atendemos nos Idiomas:

Ensaio de Válvulas Ensaio de Fogo

FONTE: FREEPIK AUT

Nome Técnico: Execução de Ensaio Fogo em Válvulas - NBR ISO 10497 + Elaboração de Relatório Técnico e ART

Referência: 181523

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar

Ensaio de Válvulas Ensaio de Fogo
A Execução de Ensaio de Válvulas Ensaio de Fogo de acordo com NBR ISO 10497,  estabelece os requisitos e métodos para avaliar o desempenho das válvulas quando elas são expostas a determinadas condições de fogo. Os requisitos de desempenho estabelecem limites de aceitabilidade de uma válvula, independentemente do tamanho ou da classe de pressão. O período de queima foi estabelecido para representar o tempo máximo necessário para extinguir a maioria dos incêndios. Os incêndios de maior duração são considerados de grande magnitude. com consequências maiores do que as previstas no ensaio.

Quais são as Diretrizes e Condições para as Válvulas a Serem Ensaiadas conforme NBR ISO 10497 ?
4.1 Diretrizes e condições para as válvulas a serem ensaiadas
4.1.1 As válvulas com sede simétrica projetadas pelo fabricante para uso bidirecional devem ser ensaiadas em uma única direção.
4.1.2 As válvulas com sede assimétrica projetadas pelo fabricante para uso bidirecional devem ser ensaiadas pelo procedimento de ensaio de queima duas vezes, sendo uma em cada direção de uso potencial.
A mesma válvula pode ser recuperada e ensaiada novamente, ou uma outra válvula idêntica pode ser ensaiada na outra direção.
4.1.3 As válvulas destinadas exclusivamente ao uso unidirecional devem ser marcadas de forma clara e permanente como tal e devem ser ensaiadas na direção da seta de indicação de fluxo.
4.1.4 Se a válvula que está sendo ensaiada estiver equipada com urna caixa de engrenagens ou outro dispositivo manual, apenas esse conjunto específico deve ser qualificado. Se uma válvula puder ser fornecida com ou sem caixa de engrenagens, o ensaio com uma caixa de engrenagens instalada deve qualificar as válvulas sem caixa de engrenagens, mas não o contrário.
4.1.5 As válvulas (e as caixas de engrenagem) não podem ser protegidas com material isolante de qualquer forma durante o ensaio, exceto onde tal proteção fizer parte do projeto do(s) componente(s).

Qual  é Princípio de Ensaio de Fogo em Válvulas?
5.2 Princípio do ensaio
A válvula fechada, totalmente preenchida com água sob pressão, fica completamente envolvida em chamas, com temperatura na região da válvula de 750 °C a 1 000 °C, por um período de 30 min. O objetivo é envolver completamente a válvula em chamas para assegurar que a sede e as áreas de vedação fiquem expostas a alta temperatura de queima. A intensidade da entrada de calor deve ser monitorada usando termopares e cubo-calorímetro, conforme especificado em 5.6.7 e 5.6.8. Durante este período, os vazamentos interno e externo são registrados. Após o resfriamento do ensaio de incêndio, a válvula é ensaiada hidrostaticamente para avaliar a capacidade de conter pressão do corpo da válvula, sedes e vedações.

Quais os Riscos do Ensaio de Incêndio em Válvulas?
O ensaio de incêndio de válvulas é potencialmente perigoso e é essencial que a segurança do pessoal seja levada em consideração. Dada a natureza do ensaio de incêndio e a possibilidade de fragilidade no projeto da válvula de ensaio e do equipamento de ensaio, pode ocorrer uma ruptura perigosa do limite de pressão. São necessárias blindagens adequadas na área do gabinete de ensaio e outros meios apropriados para a proteção do pessoal.

A Elaboração do Relatório Técnico, obrigatoriamente, é o primeiro procedimento a ser realizado, porque determinará, juntamente com o Plano de Manutenção e Inspeção, os procedimentos de manutenção preventiva, preditiva, corretiva e detectiva, que deverão ser executados conforme determinam as normas técnicas e legislações pertinentes.

    Levantamento de Diagnóstico
    Análise Qualitativa e Quantitativa
    Registro de Evidências
    Conclusão e Proposta de Melhorias
    Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.
Fale Conosco

Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!