Atendemos nos Idiomas:

Curso Instrutor Gestão Riscos

FONTE: FREEPIK AUT

Nome Técnico: Curso Aprimoramento de Instrutor na Gestão de Riscos com Ênfase nas Ferramentas TASK e Bow Tie

Referência: 201246

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar

Qual o objetivo do Curso Instrutor de Gestão de Riscos?
O Curso Instrutor de Gestão de Riscos tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais afim de se tornarem instrutores especializados na área de gestão de riscos, utilizando ferramentas específicas como: Task e Bow Tie.
A ferramenta Task é utilizada para mapear os processos e identificar as tarefas críticas que podem representar riscos para a organização.
A Bow Tie é uma técnica visual que ajuda a representar de forma clara os riscos, suas causas e consequências, facilitando a tomada de decisões e a implementação de medidas preventivas.
Com esse curso, os participantes estarão aptos a aplicar essas ferramentas de forma eficaz na gestão de riscos e contribuir para a segurança e o sucesso da Organização.

Quais os Princípios que a NBR ISO 31000, apresenta para compor as Orientações sobre as Características da Gestão de Riscos de forma Eficaz e Eficiente?
Integrado: A gestão de riscos é parte integrante de todas as atividades organizacionais.
Estruturada e abrangente: Uma abordagem estruturada e abrangente para a gestão de riscos contribui para resultados consistentes e comparáveis.
Personalizada: A estrutura e o processo de gestão de riscos são personalizados e proporcionais aos contextos externo e interno da organização relacionados aos seus objetivos.
Inclusivo: O envolvimento apropriado e oportuno das partes interessadas possibilita que seus conheci- mentos, pontos de vista e percepções sejam considerados. Isto resulta em melhor conscientização e gestão de riscos fundamentada.
Dinâmica: Riscos podem emergir, mudar ou desaparecer à medida que os contextos externo e interno de uma organização mudem. A gestão de riscos antecipa, detecta, reconhece e responde a estas mudanças e eventos de uma maneira apropriada e oportuna.
Melhor informação disponível: As entradas para a gestão de riscos são baseadas em informações históricas e atuais, bem como em expectativas futuras. A gestão de riscos explicitamente leva em consideração quaisquer limi- tações e incertezas associadas a estas informações e expectativas. Convém que a informação seja oportuna, clara e disponível para as partes interessadas pertinentes.
Fatores humanos e culturais: O comportamento humano e a cultura influenciam significativamente todos os aspectos da gestão de riscos em cada nível e estágio.
Melhoria contínua: A gestão de riscos é melhorada continuamente por meio do aprendizado e experiências.”

O que é necessário para ser Instrutor de Gestão de Riscos?
Antes de ser Instrutor (a) de alguma especialidade a exemplo: Instrutor de Trabalho em Altura, Instrutor de Espaço Confinado, Instrutor de Empilhadeira e outros, é obrigatório ser Instrutor de Primeiros Socorros e para tal, de acordo com a Portaria nº CCB-008/600/14 Corpo de Bombeiros para ser Instrutor em primeiros socorros são necessários os requisitos a seguir:

– Nível escolar igual ou superior ao ensino médio
– Formação mínima como Técnico(a)  Segurança do Trabalho – 1200 horas (Fundamental para participar do Curso);
– Formação em primeiros-socorros com carga horária mínima de 240 (duzentos e quarenta) horas, realizada em instituição oficial de ensino nacional ou estrangeira, ou empresa de formação e especialização de equipes de emergência, legalmente constituída, ou profissional que tenha ministrado primeiros-socorros para bombeiros profissionais civis nos últimos cinco anos, confirmados por atestado de capacitação técnica emitido por instituição ou empresa de notório reconhecimento no Brasil.
Formação em Técnicas de Ensino e Oratória com carga horária mínima de 40 horas em instituição de ensino nacional ou estrangeira.

Quais são os Requisitos mínimos para Instrutoria?
– Formação mínima como Técnico(a)  Segurança do Trabalho – 1200 horas (Fundamental para participar do Curso);

– Formação  em Operação de Equipamento específico 40 horas ou no mínimo 16 horas (Fundamental para participar do curso);
– Formação em Técnicas de Ensino e Oratória com carga horária mínima – 40 horas
– Formação em APH (Atendimento Pré Hospitalar) Primeiros Socorros – 240 horas
– Estágio prático supervisionado por equipamento específico – 40 horas
– Experiência na área de atuação – mínimo 02 anos;
A empresa que deseja capacitar instrutores deverá compor equipe multidisciplinar sob a supervisão de PLH para ministrar treinamento e recolhimento de ART.
Vale ressaltar que instrutoria ministrada pela própria empresa fará parte da situação sujeita a questionamentos, acúmulo de funções e responsabilidades técnicas em todas as esferas jurídicas.
Cursos e Treinamentos de Segurança e Saúde do Trabalho devem ser ministrados SEMPRE por Equipe Multidisciplinar PLH conforme preconiza as Normas Regulamentadoras, ou seja, um único instrutor não deverá ministrar todas as matérias, salvo exceções de Certificações conjuntas e domínio pleno do plano de aula.

Não perca tempo, solicite SUA proposta agora mesmo!