Teste de Pressão Dinâmica e Estática Bomba de Incêndio NFPA 20 e 25
f: ny-engineers
Nome Técnico: Execução do Teste de PITOT de Pressão Dinâmica e Estática de Bomba de Incêndio NFPA 20 e NFPA 25 + Elaboração de Relatório Técnico
Referência: 24630
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Interpretações em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Mandarim, Alemão, Francês, Hindi, Japonês e outros consultar.
Teste de Pressão Dinâmica e Estática
O Teste de Pressão Dinâmica e Estática Bomba de Incêndio NFPA 20 e 25 visa verificar se as instalações estão de acordo com as regulamentações do Corpo de Bombeiros, e se estão de acordo com as informações estabelecidas na NFPA 20.
A NFPA 20, Norma para Instalação de Bombas Estacionárias de Proteção Contra Incêndio ( Standard for the Installation of Stationary Pumps for Fire Protection), se trata de um documento técnico totalmente voltado ao sistema de Bombas de incêndio, utilizado como base para a Inspeção.
O que são PlayPipes?
Trata-se de um componente utilizado para projetar jatos de água com alta pressão a grandes distâncias através da conexão com o Sistema de Incêndio.
Importante: Conforme NFPA 25, é necessário a realização do Teste de Vazão de Bomba de Incêndio.
Recomenda-se que a periodicidade dos testes para as bombas de incêndio com motor movido a diesel seja semanal, enquanto que a frequência dos testes para aquelas movidas por motor elétrico deve ser mensal.
O teste periódico da bomba de incêndio é parte dos procedimentos gerais de manutenção preventiva do equipamento e não substitui o teste anual que visa medir o desempenho da vazão e da pressão comparado com a especificação do fabricante (curva da bomba).
Esclarecimentos técnicos sobre Método Clamp e Teste Pitot:
Quanto a questão do Tubo de Pitot, não é um elemento preciso, uma vez que este é avaliado por manômetro, que é um elemento mecânico, não preciso, por isso a NFPA, determina que o teste seja efetuado com Medidor Clamp, uma vez que este determina de forma precisa e com mensurações em diversas escalas, a vazão correta que está saindo da bomba até a ponta do hidrante. Desta forma utilizamos o Pitot, para confirmação na ponta da mangueira se o cálculo do Clamp está correto, isto se necessário for. Porém o Pitot, pode ser descartado no ato da vistoria.

-
Levantamento de Diagnóstico
Análise Qualitativa e Quantitativa
Registro de Evidências
Conclusão e Proposta de Melhorias
Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.
Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!
Escopo Normativo
Referências Normativas
Validade
Complementos
Saiba mais
Escopo Normativo
Teste de Pressão Dinâmica e Estática
Escopo dos Serviços:
Verificação e Inspeções pertinentes:
Definições gerais;
Verificação do medidor de vazão;
Verificações de reduções;
Verificações de flanges;
Verificações de juntas;
Aprovação necessária;
Rotação do eixo da bomba;
Conjuntos de bombas de incêndio embalados;
Bombas, drivers e controlares,
Manômetros de pressão;
Tubulação e conexões;
Supervisão da válvula;
Bombas dispostas em série;
Proteção do equipamentos;
Analise das Curvas da Bomba;
Teste da Bomba a uma faixa de operação de 150% da sua vazão nominal;
Estanqueidade da rede de hidrantes;
Descrição da aparelhagem utilizada;
Descrição dos pontos avaliados;
Condições operacionais das bombas;
Avaliação qualitativa;
Avaliação quantitativa;
Tagueamento de Máquinas e Equipamentos;
RETROFIT – Processo de Modernização;
Manutenções pontuais ou cíclicas.
Verificações quando for pertinentes:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
APR (Análise Preliminar de Risco).
Disposições Finais:
Caderno, Registro fotográfico e Registros de Avaliação;
Registro das Evidências;
Identificação dos Profissionais (Engenheiros e Peritos);
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Quando Aplicável: Certificado de Calibração;
Emissão da A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) e/ou C.R.T. (Certificação de Responsabilidade Técnica).
Teste de Pressão Dinâmica e Estática
Referências Normativas
Teste de Pressão Dinâmica e Estática
Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR 23 – Proteção Contra Incêndios;
NFPA 20 – Standard for the Installation of Stationary Pumps for Fire Protection – (Padrão para a instalação de bombas estacionárias para Proteção contra Incêndios);
NFPA 25 – Standard for the Inspection, Testing, and Maintenance of Water-Based Fire Protection Systems – (Padrão para Inspeção, teste e manutenção de sistemas de proteção contra incêndio à base de água);
ABNT NBR 13714 – Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio;
ABNT NBR 16021 – Válvula e acessórios para hidrante — Requisitos e métodos de ensaio;
ABNT NBR ISO 3966 – Medição de Vazão em Condutos Fachados – Método Velocimétrico utilizando tubos de Pitot estático;
Norma Técnica Sabesp NTS 280.
ABNT NBR 14276 – Brigada de incêndio – Requisitos;
ABNT NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
ISO 10015 – Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Outras Normas Técnicas Aplicáveis
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.
Teste de Pressão Dinâmica e Estática
Validade
Teste de Pressão Dinâmica e Estática
Validade dos Testes: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
Será emitido Laudo Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;
Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.
Teste de Pressão Dinâmica e Estática
Complementos
Teste de Pressão Dinâmica e Estática
Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em Arquivo DWG ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da Inspeção técnica.
NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor).
Plano de Inspeção e Manutenção do Equipamento é obrigatório conforme previsto na NR 12.
A justificativa da relação Preço e Valor:
A precificação de qualquer serviço exige expertise relacionada ao mundo dos negócios e o conceito de Valor é qualitativo, diretamente ligado ao potencial de transformação existente naquele conteúdo. O serviço tem mais valor quando tem conhecimento e segredos profissionais agregados e o preço é uma variável consequente do valor, cujo objetivo é transmiti-lo em números. Assim, quanto maior for o valor agregado ao conteúdo, maior será o seu preço justo. Portanto, não autorizamos a utilização de nossas Propostas como contraprova de fechamento com terceiros de menor preço, ou de interesse secundário, Qualidade, Segurança, Eficiência e Excelência, em todos os sentidos, são os nossos valores.
Teste de Pressão Dinâmica e Estática
Saiba mais
Saiba Mais: Teste de Pressão Dinâmica e Estática
Teste Mensal de Rotatividade de Bombas de Incêndio – No Flow:
A NFPA 25 requer que bombas de incêndio movidas a motor elétrico sejam operadas mensalmente.
O Teste CHURN (teste de funcionamento/operação da bomba de incêndio sem o fluxo de água) Deve ser mensal e requer que as bombas elétricas sejam testadas da seguinte forma:
Ligue a bomba por um mínimo de 10 minutos;
Registre as leituras do medidor de pressão de sucção e descarga do sistema;
Verifique as juntas de vedação da bomba quanto a uma leve descarga;
Ajuste as porcas das glândulas; se necessário;
Verifique se há ruído ou vibração incomum;
Verifique as caixas de embalagem, rolamentos ou o corpo da bomba quanto a superaquecimento;
Registre a pressão inicial da bomba;
Interpretar resultados.
Teste Anual de Fluxo da Bomba de Incêndio:
O teste de fluxo da bomba de incêndio é exigido pela NFPA 25 para ser realizado uma vez por ano, a fim de medir o fluxo e a pressão da bomba. O teste deve ser realizado fixando as mangueiras no cabeçalho do teste de descarga. As mangueiras são executadas para um local seguro, onde o fluxo de água não causará danos. As leituras de pressão são tomadas à medida que a bomba é executada em seus vários estágios. No aspersor de incêndio da Capitol, os resultados são registrados e plotados em um gráfico pelo nosso departamento de engenharia. Estes resultados de testes são comparados com as especificações de fábrica e os resultados de testes de anos anteriores. Se houver uma redução significativa no desempenho da bomba, é necessário realizar um exame mais aprofundado para fazer os reparos necessários.
Noções sobre Bombas Hidráulicas:
Bombas são equipamentos mecânicos utilizados para o transporte de líquidos através de tubulações. Recebem energia de equipamentos acionadores (motores elétricos, turbinas a gás ou a vapor, motores de combustão interna) e a transferem para o líquido que está sendo bombeado, sob a forma de energia de pressão, cinética ou ambas.
Classificação das Bombas:
As bombas podem ser classificadas de diversas formas, como segundo sua aplicação ou pela forma com que a energia é cedida ao fluido.
Bombas de Deslocamento Positivo:
Bombas de deslocamento positivo, ou bombas volumétricas, são bombas onde a energia é fornecida ao líquido já sob a forma de pressão. Nelas, o líquido descreve uma trajetória onde, sucessivamente, enche e depois é expulso de espaços com volumes pré-determinados no interior da bomba.
Bombas Dinâmicas:
Bombas Cinéticas ou dinâmicas, são bombas nas quais a movimentação do fluido é realizada mediante a rotação de um impelidor. As bombas dinâmicas podem ser classificadas como: Bombas Centrífugas, de fluxo misto, axiais ou regenerativas. As bombas centrífugas podem, ainda, ter duas diferentes classificações de acordo com a geometria do impelidor, podendo ser centrífugas radiais ou centrífugas tipo francis.
Bombas Centrífugas:
São o tipo mais comum de bombas dinâmicas. A bomba centrífuga é definida como um dispositivo mecânico que usa a força centrífuga e um elemento difusor para transformar energia cinética em energia de pressão (altura manométrica).
Existem diversas formas de se classificar os diferentes tipos de bombas centrífugas existentes no mercado. Segundo a norma API 610 [6], podemos classificar as bombas centrífugas em 3 diferentes grupos: Overhung (OH), Between Bearings (BB)e Vertically Suspended (VS).
Bombas Overhung (OH):
Bombas OH são bombas que possuem o impelidor em balanço, ou seja, o rotor dessas bombas é montado na extremidade posterior do eixo de acionamento, sendo fixado em balanço, por um suporte de mancais.
Bombas Between Bearings (BB):
Bombas BB são bombas onde o rotor está posicionado entre os mancais, ou seja, o rotor ou rotores da bomba são montados em um eixo que é apoiado por mancais em ambas as extremidades do equipamento, situando-se entre eles.
Bombas Vertically Suspended (VS):
Bombas VS são bombas verticais, ou seja, o rotor ou rotores dessas bombas são acoplados a um eixo, tendo este eixo posição vertical em relação ao solo.
Teste de Pressão Dinâmica e Estática: Consulte-nos.
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar.
Somos especializados na prestação e realização de serviços voltados para todas as Engenharias e Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente. Desenvolvemos, elaboramos e executamos Projetos Arquitetônicos e das Engenharias; prestamos Consultorias e Assessorias para âmbitos jurídicos e de engenharia; oferecemos Mão de Obra Especializada e Serviços Técnicos; ministramos Cursos e Treinamentos e realizamos Traduções, versões e Interpretações no idioma técnico que o cliente desejar.
Nosso objetivo é apresentar um sistema de gestão de SSO (Segurança e Saúde Ocupacional) e fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades de SSO.
As metas e os resultados pretendidos servem para prevenir lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho para os colaboradores e proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis consequentemente e extremamente importante para a organização, além de eliminar os perigos e minimizar os riscos de SSO tomando medidas preventivas e de proteção efetivas, de forma à atingir os objetivos dos Stakeholders, conforme preconiza a NBR ISO 45001 e o Ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act).
Nossa equipe multidisciplinar busca promover a transformação humana, aperfeiçoando as habilidades intelectuais e morais dos participantes, como forma de propagar os conceitos de liberdade, igualdade, fraternidade e equilíbrio.
Profissionais (Equipe Multidisciplinar) Credenciados e Associados


Menu


® Rescue Cursos Todos os Direitos Reservados
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.AceitarNão Aceitar