Diagrama Unifilar

      Comentários desativados em Diagrama Unifilar

Diagrama Unifilar

O Diagrama Unifilar das instalações elétricas é muito importante,  a segurança do projeto está diretamente relacionada a este documento; bem como o P.I.E.  Prontuário de Instalações Elétricas , conforme preconiza a NR 10.
O Diagrama Unifilar  é peça fundamental para o profissional que está realizando as instalações e/ou manutenção da infraestrutura elétrica.
O Diagrama Unifilar das instalações elétricas evidenciam os principais componentes como, equipamentos de comutação de energia, relés de proteção, proteção contra sobre corrente grupos geradores e  esquema geral de conexões.

Diagrama Unifilar

Diagrama Unifilar

Diagrama Unifilar: Ao executarmos instalações elétricas precisamos das seguintes informações:
Características do material a empregar, suficientes para indicar a adequação e aplicação Comandos, indicações e divisões dos circuitos que estão ligados;
Diagrama Unifilar das instalações elétricas com os circuitos descritos, caracterização dos condutores dentro dos eletrodutos, dispositivos de manobra e proteção;
Localização dos pontos de consumo de energia elétrica,
Localização dos quadros e centros de distribuição;
Percursos de uma instalação, distribuição da carga, proteções e condutores etc.
Planta baixa da edificação de acordo com a norma geral de desenhos NB-8 da ABNT
Trajeto dos condutores e projeção mecânica (inclusive dimensões dos condutos e caixas);
Tanto os aspectos do circuito elétrico como do caminhamento físico da instalação são contemplados no diagrama Unifilar.
O Diagrama Unifilar das instalações elétricas é um desenho com simbologia específica, representando graficamente a instalação elétrica na planta arquitetônica observando:
Pontos de luz e as tomadas;
Diagrama Unifilar das instalações elétricas:
O circuito elétrico no diagrama unifilar das instalações elétricas deve indicar para cada carga (pontos de luz, tomada, ou aparelho específico), os correspondentes elementos básicos:
Fonte (ponto de suprimento ou quadro de distribuição);
Circuito parcial a que pertence;
Pontos de comando (interruptores e chaves associados);
Condutores associados.
O Diagrama Unifilar das instalações elétricas deve ser desenvolvido no planejamento do projeto para auxiliar no desenho do sistema elétrico é documento integrante do P.I.E. Prontuário de Instalações Elétricas conforme preconiza a NR 10.

Saiba mais sobre Diagrama Unifilar das Instalações elétricas:
Prontuário: sistema organizado de forma a conter uma memória dinâmica de informações pertinentes às instalações e aos trabalhadores.
NR 10 item 10.1 – OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO
10.1.1  A Norma Regulamentadora – NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.
Diagrama Unifilar das Instalações elétricas:
10.2 – MEDIDAS DE CONTROLE
10.2.1 Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.
10.2.2 As medidas de controle adotadas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, no âmbito da preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.
10.2.3 As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.
Diagrama Unifilar das Instalações elétricas:
10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de 
Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo:
a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;
b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina a NR 10;
d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de  adequações, contemplando as
alíneas de “a” a “f”.
10.2.5 As empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência devem constituir prontuário com o conteúdo do item 10.2.4 e acrescentar ao prontuário os documentos a seguir listados:
a) descrição dos procedimentos para emergências;
b) certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual;
10.2.5.1 As empresas que realizam trabalhos em proximidade do Sistema Elétrico de Potência devem constituir prontuário contemplando as alíneas “a”, “c”, “d” e “e”, do item 10.2.4 e alíneas “a” e “b” do item.
Diagrama Unifilar das Instalações elétricas:

10.2.6 O Prontuário de Instalações Elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.
10.2.7 Os documentos técnicos previstos no Prontuário de Instalações Elétricas devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado.
10.8.7 Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem ser submetidos a exame de saúde compatível com as atividades a serem desenvolvidas, realizado em conformidade com a NR 7 e registrado em seu prontuário médico.
Diagrama Unifilar:
Validade do Laudo: É recomendável periodicidade anual ou se ocorrer evento que indique a necessidade de atualização do Laudo.
Diagrama Unifilar das Instalações elétricas: Consulte-nos.