Teste Hidrostático em Cilindros de Gás
f: durulsan
Nome Técnico: Elaboração de Relatório Técnico para Cilindro de aço para gases comprimidos, sem costura - Ensaio hidrostático de resistência - Método de ensaio NBR 13429
Referência: 168197
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Interpretações em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Mandarim, Alemão, Francês, Hindi, Japonês e outros consultar.
Teste Hidrostático em Cilindros de Gás
O objetivo do Relatório Técnico para Cilindro de aço para gases comprimidos, sem costura – Ensaio hidrostático de resistência – Método de ensaio conforme NBR 13429 prescreve o método de ensaio hidrostático de resistência, usado na inspeção de cilindros de aço para gases comprimidos, sem costura, conforme a NBR 12274, para avaliação de suas condições de entrada ou permanência em serviço.
O que é o Teste Hidrostático?
O Teste Hidrostático se trata de um procedimento para identificação de vazamentos, sendo usado em diversos equipamentos como vasos de pressão, extintores, mangueiras de incêndio, caldeiras, oleodutos, podendo evidenciar possíveis corrosões, falhas no material e propriedades mecânicas deterioradas.

-
Levantamento de Diagnóstico
Análise Qualitativa e Quantitativa
Registro de Evidências
Conclusão e Proposta de Melhorias
Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.
Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!
Escopo Normativo
Referências Normativas
Validade
Complementos
Saiba mais
Escopo Normativo
Teste Hidrostático em Cilindros de Gás
Escopo dos Serviços:
Verificação e Inspeções pertinentes:
Escopo;
Referências Normativas;
Termos e Definições;
Estrutura;
Parte externa;
Parte interna;
Elementos pré-textuais;
Elementos textuais;
Regras gerais de apresentação;
Paginação;
Títulos;
Citações e notas de rodapé;
Siglas;
Equações e fórmulas;
Ilustrações;
Tabelas;
Verificações quando pertinentes:
Documentos complementares;
Definições:
Pressão de ensaio;
Cilindros de costura;
Aparelhagem:
Componentes;
Especificações gerais da aparelhagem;
Execução do ensaio:
Condições gerais de ensaio;
A – reservatório de água;
B – válvula de baixa pressão;
C – registro da tubulação de água para enchimento de cilindros para bomba;
D – mangueira para enchimento de cilindros para bomba;
E – reservatório de entrada de água com bomba;
F – acumulador de baixa pressão;
G – bomba de alta pressão (água);
H – reservatório de alta pressão;
I – válvula de alta pressão;
J – manômetro registrador gráfico de pressão (opcional);
K – manômetro indicador de O MPa a 50 MPa (500 bar);
L – válvula de purga M = ramal de ensaio N = válvula de alta pressão;
O – serpentina de alta pressão P = sistema de acoplamento de alta pressão;
O – Cilindro;
Procedimentos preparatórios;
Procedimentos de execução;
Resultados obtidos;
Avaliação qualitativa;
Avaliação quantitativa;
Manutenções pontuais ou cíclicas.
Verificações quando for pertinentes:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
APR (Análise Preliminar de Risco);
Disposições Finais:
Caderno, Registro fotográfico e Registros de Avaliação;
Registro das Evidências;
Identificação dos Profissionais (Engenheiros e Peritos);
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Quando Aplicável: Certificado de Calibração;
Emissão da A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) e/ou C.R.T. (Certificação de Responsabilidade Técnica).
Teste Hidrostático em Cilindros de Gás
Referências Normativas
Teste Hidrostático em Cilindros de Gás
Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento;
NBR 13429 – Cilindro de aço para gases comprimidos, sem costura – Ensaio hidrostático de resistência – Método de ensaio;
NBR 12274 – Inspeção em cilindros de aço, sem costura, para gases;
ABNT NBR 10719 – Informação e documentação – Relatório técnico e/ou científico – Apresentação;
ABNT NBR 16746 – Segurança de máquinas – Manual de Instruções – Princípios gerais de elaboração;
ABNT NBR 13759 – Segurança de máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto;
ABNT NBR ISO 14121-2 – Segurança de máquinas – Apreciação de riscos;
ABNT NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Outras Normas Técnicas Aplicáveis
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.
Teste Hidrostático em Cilindros de Gás
Validade
Teste Hidrostático em Cilindros de Gás
Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;
Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.
Teste Hidrostático em Cilindros de Gás
Complementos
Teste Hidrostático em Cilindros de Gás
Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em Arquivo DWG ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da Inspeção técnica.
NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor).
Plano de Inspeção e Manutenção do Equipamento é obrigatório conforme previsto na NR 12.
A justificativa da relação Preço e Valor:
A precificação de qualquer serviço exige expertise relacionada ao mundo dos negócios e o conceito de Valor é qualitativo, diretamente ligado ao potencial de transformação existente naquele conteúdo. O serviço tem mais valor quando tem conhecimento e segredos profissionais agregados e o preço é uma variável consequente do valor, cujo objetivo é transmiti-lo em números. Assim, quanto maior for o valor agregado ao conteúdo, maior será o seu preço justo. Portanto, não autorizamos a utilização de nossas Propostas como contraprova de fechamento com terceiros de menor preço, ou de interesse secundário, Qualidade, Segurança, Eficiência e Excelência, em todos os sentidos, são os nossos valores.
Teste Hidrostático em Cilindros de Gás
Saiba mais
Saiba Mais: Teste Hidrostático em Cilindros de Gás
4.7.2 Inspeção NBR 12274
4.7.2.1 O cilindro deve ser inspecionado internamente, usando-se um dispositivo que permita a iluminação necessária à identificação dos defeitos mencionados no Anexo C. Para esta operação, o cilindro deve estar limpo e seco.
O uso de lâmpada deve ser evitado nas inspeções em cilindros com gases inflamáveis e oxidantes.
4.7.2.2 Constatando-se. durante a inspeção, a presença de partículas aderidas à superfície interna, assim como de corrosão. deve ser providenciada a limpeza por meio dos seguintes métodos:
a) jato de granalha de aço;
b) jato de água fria ou quente sob pressão;
c) jato de vapor:
d) cadenação; ou
e) outros métodos adequados.
4.7.2.2.1 Durante a operação de 4.7.2.2, deve ser observada a temperatura do cilindro, a qual não deve ultrapassar 300 “C. 4.7.2.22 Devem ser tomadas precauções para evitar danos ou contaminações ao cilindro. 4.7.2.3 Após a limpeza, deve ser realizada nova inspeção visual.
4.7.2.4 A descrição, a avaliação de defeitos e as condições para rejeição dos cilindros são apresentadas no Anexo C.
Para as regiões do cilindro onde permaneçam dúvidas quanto ao resultado da inspeção. devem ser executados ensaios especiais complementares, ou outros métodos de inspeção, tais como ultrassom, gamagrafia, líquido penetrante, partículas magnéticas etc.
NOTA:
A opção por ensaio da emissão acústica. conforme a ABNT NBR NM 304, ou por inspeção por ultrassom elimina a inspeção visual interna.
4.8 Avaliação da massa do cilindro 4.8.1 Quando a tara estiver estampada no cilindro. deve-se avaliar a diferença entre a tara e a massa atual. Caso o cilindro apresente urna perda de massa maior que 5 °.‘ em relação à tara, este deve ser rejeitado.
Quando a massa medida (massa atual) for maior que a tara estampada, inspecionar o cilindro interna e externamente e proceder da seguinte forma:
a) caso não haja evidência de corrosão no cilindro. deve-se estampar. ao lado da marcação da tara. o sinete da empresa responsável pela avaliação e a massa medida (massa atual), seguida de -KG”. conforme indicado no exemplo 1;
b) quando houver evidência de corrosão, a variação da massa não pode ser considerada critério de rejeição. Deve-se empregar os demais critérios de aprovação/rejeição previstos nesta Norma. Neste caso, deve-se estampar o sinete da empresa responsável pela avaliação. seguido das iniciais SE (Sem efeito), conforme indicado no exemplo 2.
Fonte: NBR 12274
Teste Hidrostático em Cilindros de Gás: Consulte-nos.
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar.
Somos especializados na prestação e realização de serviços voltados para todas as Engenharias e Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente. Desenvolvemos, elaboramos e executamos Projetos Arquitetônicos e das Engenharias; prestamos Consultorias e Assessorias para âmbitos jurídicos e de engenharia; oferecemos Mão de Obra Especializada e Serviços Técnicos; ministramos Cursos e Treinamentos e realizamos Traduções, versões e Interpretações no idioma técnico que o cliente desejar.
Nosso objetivo é apresentar um sistema de gestão de SSO (Segurança e Saúde Ocupacional) e fornecer uma estrutura para gerenciar os riscos e oportunidades de SSO.
As metas e os resultados pretendidos servem para prevenir lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho para os colaboradores e proporcionar locais de trabalho seguros e saudáveis consequentemente e extremamente importante para a organização, além de eliminar os perigos e minimizar os riscos de SSO tomando medidas preventivas e de proteção efetivas, de forma à atingir os objetivos dos Stakeholders, conforme preconiza a NBR ISO 45001 e o Ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act).
Nossa equipe multidisciplinar busca promover a transformação humana, aperfeiçoando as habilidades intelectuais e morais dos participantes, como forma de propagar os conceitos de liberdade, igualdade, fraternidade e equilíbrio.
Profissionais (Equipe Multidisciplinar) Credenciados e Associados


Menu


® Rescue Cursos Todos os Direitos Reservados