Atendemos nos Idiomas:

Laudos de Cabos Resistentes ao Fogo

f: zonegemma

Nome Técnico: Elaboração de Relatório Técnico de Cabos Resistentes ao fogo para instalações de segurança NBR 13418 - Requisitos de Desempenho

Referência: 186181

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar

Laudos de Cabos Resistentes ao Fogo
O Relatório Técnico de Cabos resistentes ao fogo para instalações de segurança – Requisitos de Desempenho conforme NBR 13418, especifica os requisitos de desempenho de resistência ao fogo para cabos de potência até 0,6/1 kV. controle e instrumentação para instalações fixas de segurança, nas quais é requerida a manutenção da integridade das linhas elétricas em condições de incêndio. conforme a ABNT NBR 5410. Esta Norma prevê duas classes de resistência ao fogo, a CR2 e a CR3.

Como devem ser os Ensaios de Tipo (T) conforme NBR 13418?
5.3.1 Devem ser realizados os ensaios de tipo (1″) correspondentes à construção do cabo, conforme determinado nas normas referendadas em 4.1.

5.3.2 Deve também ser realizado. como ensaio de too o ensaio de resistência ao fogo conforme 6.4. E recomendado realizar este ensaio nos seguintes cabos: cabos de potência com seções de 1,5 mm2 e 25 mm2, cabos de instrumentação com seção de 1.0 mm2, com formação mínima de dois pares, e cabos de controle com seção de 1,5 mm2, com formação mínima de seis condutores.
5.3.3 Os ensaios de tipo devem ser realizados. de modo geral. uma única vez, com a finalidade de demonstrar o comportamento satisfatório do projeto do cabo, para atender a aplicação prevista. Estes ensaios são, por isso mesmo. de natureza tal que não precisam ser repelidos. independentemente do material do condutor, a menos que haja modificação do projeto do cabo que possa alterar o desempenho deste.
5.3.4 Entende-se por modificação do projeto do cabo para os objetivos desta Norma, qualquer variação construtiva ou do tecnologia que possa influir diretamente no desempenho elétrico e mecânico e/ou em condições de queima do cabo, como, por exemplo, modificação nos seus materiais componentes.

Como deve ser feito o ensaio de resistência ao fogo (T) Para Instalações de Segurança conforme NBR 13418?
6.4 Ensaio de ao fogo (T)

6.4.1 Adicionalmente aos ensaios correspondentes à construção do cabo, conforme determinado nas normas referenciadas em 4.1, deve ser realizado, como ensaio de tipo, o ensaio de resistência ao fogo.
6.4.2 O corpo de prova deve consistir em um comprimento adequado de cabo completo, de acordo com a ABNT NBR 10301.
6.4.3 No caso de cabo unipolar não blindado, devem ser ensaiados simultaneamente dois corpos de prova torcidos entre si, com passo adequado, de modo a serem mantidos em contato.
6.4.4 A tensão entre veias deve ser igual ao valor da tensão de isolamento entre fases (V), dada em 4.1.
6.4.5 Se o corpo de prova não superar o ensaio, dois outros corpos de prova devem ser ensaiados nas mesmas condições. Se ambos os resultados forem satisfatórios, o cabo deve ser considerado aprovado no ensaio.
6.4.6 O ensaio deve ser realizado conforme a ABNT NBR 10301, de acordo com a classe de resistência ao fogo especificada (CR2 ou CR3).

O que é CR2?
3.1 classe CR2 classificação que engloba os cabos resistentes ao fogo, conforme a ABNT NBR 10301, submetidos a uma temperatura mínima de 750 °C, sem choque mecânico.
O que é CR3?
3.2 classe CR3 classificação que engloba os cabos resistentes ao fogo, conforme a ABNT NBR 10301, submetidos a uma temperatura mínima de 830 °C, com choque mecânico durante a execução do ensaio.

Clique no Link: Critérios para Emissão de Certificados conforme as Normas

    Levantamento de Diagnóstico
    Análise Qualitativa e Quantitativa
    Registro de Evidências
    Conclusão e Proposta de Melhorias
    Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.
Fale Conosco

Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!