Laudo Fonte Ignição Não Elétrica
F: Pixabay
Nome Técnico: Elaboração do Relatório Técnico da Avaliação de Fonte Ignição de Origem Não Elétrica - NBR ISO 80079-37
Referência: 158845
Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Interpretações em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Mandarim, Alemão, Hindi, Japonês, Árabe e outros consultar
Laudo Fonte Ignição Não Elétrica
O objetivo da avaliação de fonte de ignição não elétricas é inspecionar e detalhar as áreas classificadas que estão presentes em uma unidade industrial que armazene produtos inflamáveis, demostrando os riscos das fontes de ignição, fazendo o devido controle das atmosferas explosivas e adequação dos equipamentos de segurança e uma análise de risco do local.
O que é Fonte Ignição Não Elétrica?
Fonte de Ignição não elétrica são transportadores de energia que se rompem durante o funcionamento, tendo origem eletrostática, mecânica e térmica, que poderá provocar conflito e elevar a temperatura, que em contato com uma atmosfera explosiva pode resultar em uma explosão com alto indicie de perigo.
- Análise do Controle de Ignição de Fontes
- Avaliação Quantitativa e Qualitativa
- Registro de Evidências e Proposta de Melhorias
- Elaboração do Relatório Técnico
- Emissão ART
Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!
Escopo Normativo
Laudo Fonte Ignição Não Elétrica
Reconhecimento dos termos e definições;
Análise dos requisitos para equipamento com tipo de proteção por segurança construtiva “c”;
Inspeção da imersão em líquido “k”;
controle de ignição de fontes “b”;
Inspeção da proteção contra ingresso em casos especiais;
Observação da selagem de partes móveis;
Avaliação dos equipamentos para atmosféricas explosivas específicas;
Vistoria dos riscos de ignição;
Definição do procedimento de avaliação dos riscos;
Reconhecimento da temperatura ambiente;
Averiguação dos limites de explosividade;
Observação dos equipamento do grupo I e grupo II e III;
Checagem do mau funcionamento;
Aferição para gases e vapores inflamáveis relacionadas à utilização do equipamento;
Supervisão da corrente mínima de ignição;
Indagação da temperatura de autoignição;
Avaliação das faíscas geradas por impactos únicos;
Avaliação de faíscas e de superfícies quentes geradas por atrito;
Vistoria Técnica das correntes elétricas de fuga, proteção contra corrosão catódica;
Análise da eletricidade estática;
Reconhecimento de conexão para aterramento das partes condutoras;
Checagem da posição da fonte de ignição;
Averiguação da resistência mecânica e material;
Observação do método de ensaio para a temperatura de autoignição;
Avaliação do espelho e cronômetro;
Determinação de chamas não visíveis;
Reconhecimento da temperatura de autoignição em relação ao volume;
Avaliação qualitativa;
Avaliação quantitativa;
Tagueamento de Máquinas e Equipamentos;
RETROFIT – Processo de Modernização;
Manutenções pontuais ou cíclicas.
Verificações quando for pertinentes:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
Teste de Carga (com ART) conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
APR (Análise Preliminar de Risco);
Disposições Finais:
Registro fotográfico;
Registro das Evidências;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica) e/ou C.R.T. (Certificação de Responsabilidade Técnica).
Laudo Fonte Ignição Não Elétrica
Referências Normativas
Laudo Fonte Ignição Não Elétrica
Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis;
ANBT NBR ISSO/IEC 80079-20-1 – Atmosferas Explosivas Parte 20-1: Características de substâncias para classificação de gases e vapores – Métodos de ensaios e dados;
ABNT NBR ISSO 80079-36 – Atmosferas Explosivas Parte 36: Equipamentos não elétricos para atmosferas explosivas – Métodos e requisitos básicos;
ABNT NBR ISO 80079-37 – Atmosferas Explosivas Parte 37: Equipamentos não elétricos para atmosferas explosivas – Tipo de proteção não elétricos: segurança construtiva “c” controle de ignição de fontes “b” e imersão em líquido “k”.
ABNT NBR 14276 – Brigada de incêndio – Requisitos;
ABNT NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
Protocolo – Guidelines American Heart Association;
ISO 10015 – Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Outras Normas Técnicas Aplicáveis
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.
Laudo Fonte Ignição Não Elétrica
Validade
Laudo Fonte Ignição Não Elétrica
Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;
Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.
Laudo Fonte Ignição Não Elétrica
Complementos
Laudo Fonte Ignição Não Elétrica
Cabe a Contratante fornecer quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em AutoCad ou PDF;
Projeto Arquitetônico da Empresa que efetuará ou efetuou a instalação e contato com os mesmos.
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.
Demais documentos e procedimentos necessários previstos antes ou depois da Inspeção técnica.
NÃO estão inclusos no Escopo do Serviço:
1. Elaboração de Projeto de Arquitetônico;*
2. Elaboração de Projeto de Instalação;*
3. Elaboração do Memorial de Cálculo*
4. Elaboração de Memorial de Cálculo de Suporte;*
5. Elaboração de Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;*
* (Consultar valor)
Entenda a relação entre Preço e Valor:
Executar uma tarefa tão estratégica como precificar um Serviço exige conhecimento sobre o mundo dos negócios.
Dois conceitos fundamentais para entender como precificar são as definições de Preço e Valor.
Valor é um conceito qualitativo, e está ligado ao potencial transformador daquele conteúdo.
Um curso tem mais valor quando ele agrega mais conhecimentos ao público-alvo.
Preço é uma consequência do valor.
Por ser um conceito essencialmente quantitativo, ele é responsável por “traduzir” o valor em um número.
Portanto, quanto maior é o valor agregado ao conteúdo, maior será o preço justo.
Laudo Fonte Ignição Não Elétrica
Saiba mais
Saiba Mais: Laudo Fonte Ignição Não Elétrica:
6.3.4 Ignição
A ignição da mistura interna é realizada por uma centelha elétrica gerada por um transformador de alta- tensão com valor eficaz de aproximadamente 15 kV e corrente de curto-circuito de 30 mA. O tempo de descarga da centelha deve ser ajustado para 0,2 s.
6.3.5 Observação do processo de ignição
A ocorrência da ignição da mistura interna é confirmada pela observação pelo interstício quando o ensaio é realizado. Se não ocorrer ignição interna, o ensaio não é válido. É considerado que uma ignição da mistura na câmara externa ocorreu quando o volume total da câmara é visto como sendo preenchido pela chama da explosão.
6.4 Determinação do interstício máximo experimental seguro (MESG)
6.4.1 Generalidades
Na maioria dos casos, o MESG é encontrado com uma mistura ligeiramente enriquecida, por isso é recomendado começar os ensaios com a mistura estequiométrica.
6.4.2 Ensaios preparatórios
Com a mistura definida do gás ou vapor combustível com ar, dois ensaios de ignição são realizados em uma série de interstícios, a intervalos de 0.02 mm, abrangendo a faixa do interstício seguro até um interstício não seguro. A partir dos resultados, são determinados o valor mais elevado do interstício go, no qual existe O % de probabilidade de ignição do volume na câmara externa, e o valor mais baixo gwo, que apresenta 100 % de probabilidade de ignição do volume na câmara externa.
As séries de ensaios são repetidas com uma faixa de concentração de mistura, e são obtidos os valo-res dos interstícios go e gioo. A mistura com a maior probabilidade de ignição é aquela para a qual estes valores de interstícios são mínimos.
6.4.3 Ensaios de confirmação
Os resultados são confirmados pela repetição dos ensaios, com dez ensaios de ignição para cada ajuste do interstício, em diferentes concentrações acima e abaixo da concentração da mistura encon-trada nas séries preparatórias. Os valores mínimos de go e gioo são então determinados.
A diferença mais elevada aceitável entre os valores de (go)mín obtidos de diferentes séries de ensaios é de 0,04 mm.
Se todos os valores estiverem dentro desta faixa, o valor tabulado do MESG deve ser igual ao (go)mín, para o qual (gioo)min — (go)mín seja o menor. Para a maioria das substâncias, esta diferença está dentro de um passo do ajuste do interstício, isto é, 0,02 mm.
Se a diferença entre os valores de (go)mín de diferentes séries de ensaios exceder 0,04 mm, convém que o laboratório repita estes ensaios após a confirmação de que o equipamento de ensaio é capaz de reproduzir os valores tabulados para o hidrogênio.
3.1 cenários de fonte de ignição
3.1.1 possíveis fontes de ignição tipos de fonte de ignição a serem utilizadas para identificação dos riscos de ignição
Nota 1 de entrada: Possíveis fontes de ignição incluem: – superfícies quentes; — chamas e gases quentes (incluindo partículas quentes); – centelhas geradas mecanicamente; — fontes elétricas; – correntes elétricas de fuga e correntes elétricas de proteção catódica contra corrosão; — eletricidade estática; – descargas atmosféricas; – ondas eletromagnéticas de radiofrequência (RF) de 104 Hz a 3 x 1012 Hz: ondas eletromagnéticas incluindo radiação ótica de 3 x 1011 Hz a 3 x 1015 Hz; — radiação ionizante: — ultrassom; – compressão adiabática e ondas de choque; – reações exotérmicas, incluindo autoignição de poeiras. Nota 2 de entrada: Ver também Anexo B para informação de possíveis fontes de ignição.
Fonte: ABNT NBR
Laudo Fonte Ignição Não Elétrica: Consulte-nos.