Laudo Desinsetização e Desratização
Foto Ilustrativa

Laudo Desinsetização e Desratização

Nome Técnico: Laudo de Inspeção Técnica de Qualidade de Desinsetização e Desratização

Referência: 61604

Ministramos Cursos e Treinamentos em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Alemão, Híndi, Mandarim, Cantonês, Japonês, entre outros.

Laudo Desinsetização e Desratização
O objetivo do Laudo de Desinsetização e Desratização é atestar que o controle de animais e pragas do ambiente possui a eficiência exigida, de acordo com a necessidade. O controle de insetos, pragas, ratos e roedores se dá a partir de métodos de controle normalmente por produtos químicos, que devem ser controlados de maneira a seguir as orientações de segurança com produtos químicos.

O que é Desinsetização e Desratização?
Desinsetização é a prática de controlar e eliminar a presença de insetos considerados impróprios para o convívio com humanos, similar à prática da desratização, que consiste no controle e eliminação da presença de ratos e outros roedores que prejudicam a saúde e higiene humana.

Escopo do Serviço

Laudo Desinsetização e Desratização

Eficácia do Controle de pragas;
Desinsetização;
Desratização;
Segurança nos Métodos químicos, quando aplicável;
Medidas de Controle implantadas de acordo com a praga;
Presença de Insetos e Pragas;
Animais Peçonhentos e similares;
Animais Sinantrópicos;
Estratégias de controle integrado de pragas;
Medidas corretivas ou técnicas de exclusão;
Manuseio adequado de Desinfestantes ou praguicidas;
Aptidão dos profissionais responsável pela dedetização;
Produtos inseticidas e os devidos cuidados;
Verificação do Uso de Proteções contra agentes químicos;
Fluxo de animais;
Danos à saúde humana por agentes inseticidas;
Histórico de laudos de conformidade;
Validade das vistorias, laudos, prontuários;
Procedimentos Ocupacionais;
Checagem dos itens de segurança;
Avaliação qualitativa;
Avaliação quantitativa;
Registro fotográfico;
Registro de Evidências;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
Nota: Este Documento atende exclusivamente as exigências da Secretária de Inspeção do Trabalho (SIT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.

Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR 31 – Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura;
ABNT NBR ISO 14223 – Identificação de animais por radiofrequência – Transponders avançados;
Legislação Ambiental;
FUNASA – Fundação Nacional de Saúde;
Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses (Normas Técnicas e Operacionais);
ISO 10015 – Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
ISO 56002 – Innovation management — Innovation management system.

Validade

Laudo Desinsetização e Desratização

Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;

Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.

Rescue Cursos

Laudos, Perícias Programas, ART's e muito mais!

Reproduzir vídeo

Saiba Mais: Laudo Desinsetização e Desratização:

O termo correto é desinsetizar (desinsetização) ou dedetizar (dedetização)? A forma correta atualmente para o controle de pragas urbanas é desinsetização e não dedetização. Para entender melhor, este último, apesar de consagrado pelo uso, faz alusão ao DDT, inseticida muito utilizado na década de 1970 e que foi banido do mercado devido sua alta toxidade e persistência no ambiente.
Desinsetização é uma atividade de extrema importância para nossa saúde e do ambiente em que vivemos. A atividade de desinsetização tem como objetivo básico garantir que o ambiente e os produtos que consumimos (alimentícios, farmacêuticos, higiênicos, lazer, vestuário e outros) estejam livres de contaminações causadas por insetos, roedores, pássaros, animais silvestres e outras pragas urbanas.
Em ambientes residenciais e comerciais a desinsetização vai além da aplicação de produtos químicos para eliminação de pragas urbanas. Para exercer tal atividade é necessária a atribuição da responsabilidade técnica do serviço a um profissional legalmente habilitado e devidamente registrado em seu conselho de classe. A nossa dedetizadora é 100% legalizada e autorizada pela Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Química a prestar serviços de desinsetização para qualquer tipo de estabelecimento, fornecemos todas as documentações exigidas pelos órgãos competentes.
O Ministério da Saúde, apoiado por seus órgãos competentes, determina que, para a desinsetização em residências ou qualquer estabelecimento comercial, as empresas dedetizadoras devem utilizar produtos registrados para este fim (domissanitários). Tais produtos são de uso profissional e não podem ser vendidos diretamente ao consumidor.
Manipule o produto da desinsetização de forma correta
O primeiro passo para uma desinsetização eficaz é a escolha do inseticida correto para combater determinado tipo de praga. Atualmente o mercado disponibiliza uma gama de produtos químicos, de diferentes grupos químicos, específicos para uso em residências e muito seguros ao aplicador, aos residentes, aos animais e ao ambiente.
Muitos desses inseticidas não possuem odor e são considerados pouco tóxicos a animais de sangue quente, no entanto, é necessária muita atenção com peixes, aves e tanques, pois nestes casos os produtos podem ser fatais. Caso adquira produtos de uso domésticos, aqueles que são encontrados em supermercados. é sempre importante dar atenção as informações contidas no rótulo antes de iniciar a aplicação.
No caso de iscas raticidas, deve-se ter o cuidado para estas sejam utilizadas com segurança para evitar acidentes com animais e crianças, apesar de já existirem produtos com substâncias amargantes para evitar a ingestão humana. Em caso de suspeita de qualquer tipo de intoxicação, deve-se procurar sempre o apoio médico mais próximo ou os Centros de Controle de Intoxicação da sua região.
Desratização é o nome dado ao método para exterminar ratos. Para desratizar as empresas desratizadoras utilizam raticidas granulados, peletizadas, parafinados e pó de contato. Desratização com segurança e bons resultados é com a Ribeira Dedetizadora.
Desratização – Como é feita a desratização e como funciona esse método de combate e controle de roedores urbanos, os ratos? Neste artigo vamos abordar a desratização química, mecânica e um pequeno resumo sobre a desratização biológica, além de algumas dicas para evitar que os ratos entrem em nossas casas. Tire suas dúvidas sobre a desratização agora mesmo!
Apenas um lembrete, a Ribeira Dedetizadora utiliza apenas a desratização química, não fazemos uso da desratização mecânica e muito menos da desratização biológica, ok? Nos dias de hoje, não é raro encontrar residências e estabelecimentos comerciais que sofrem com a infestação de roedores, principalmente nas grandes cidades. Por isso, a busca por serviços de desratização também tem aumentado de forma significativa.
Mas afinal, você sabe como a desratização é feita? Aprenda tudo sobre como a desratização é realizada e fique tranquilo na hora de contratar uma empresa especializada na eliminação de roedores, procedimentos chamados por alguns leigos de dedetização de ratos.
A desratização é feita e funciona mesmo? O que é a desratização? Basicamente há três formas de realizar a eliminação total de roedores de um ambiente. Pode ser feita de forma mecânica, também conhecida como física, química e também biológica. Todas podem oferecer excelentes resultados e sua indicação vai depender da quantidade de animais presentes e do próprio local em questão.
Desratização através de métodos químicos
A desratização química é aquela na qual são utilizadas substâncias artificiais para matar os ratos. São desenvolvidas de forma artificial e são tóxicas. Por este motivo, somente profissionais capacitados e protegidos devem manusear este tipo de material.
A desratização química não ocasiona sofrimento do roedor, mas pode ser perigosa também para a vida de animais de estimação, como por exemplo, cães e gatos caso sejam utilizados raticidas clandestinos, como por exemplo, podemos citar o chumbinho, produto altamente tóxico que matar até mesmo uma pessoa. Para garantir uma maior segurança, é preciso sempre utilizar substâncias que sejam liberadas pela legislação vigente e pela ANVISA.
Os órgãos de controle proíbem que sejam utilizados raticidas a base de estricnina ou arsênio e nem tampouco que se comercialize qualquer tipo de material para este fim na forma líquida. Portanto, desconfie de qualquer empresa que ofereça a desratização fazendo o uso de produtos líquidos, atualmente no mercado brasileiro não existe raticidas legalizados para essa forma de aplicação.

Fonte: DD Ribeira

Laudo Desinsetização e Desratização: Consulte-nos.

Laudo Desinsetização e Desratização

Atualize seu conhecimento!

Os Melhores Cursos e Treinamentos