Laudo de Máquina de Rotulagem
Foto Ilustrativa

Laudo de Máquina de Rotulagem

Nome Técnico: Elaboração do Laudo de Inspeção Técnica e Conformidade NR 12 de Máquina de Rotulagem

Referência: 61545

Ministramos Cursos e Treinamentos em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Alemão, Híndi, Mandarim, Cantonês, Japonês, entre outros.

Laudo de Máquina de Rotulagem
O objetivo do Laudo de Máquina de Rotulagem é verificar o funcionamento do equipamento e apontar os requisitos corretivos de possíveis inconformidades, quando aplicável. Para o bom funcionamento da máquina, é importante a aplicação dos requisitos normativos, para garantir a segurança na operação.

O que é Máquina de Rotulagem?
Equipamento presente no meio fabril ou comercial, de diferentes modelos, tipos e tamanhos, cujo princípio de funcionamento é aplicar rótulos ou embalagens nos produtos que saíram de processos de fabricação e serão comercializados. É importante que o equipamento esteja em conformidade com as normas regulamentadoras aplicáveis para assegurar o bom funcionamento e evitar acidentes.

Escopo do Serviço

Laudo de Máquina de Rotulagem

Porte do equipamento;
Verificação do Manual de Instrução Técnica Operacional e de Manutenção;
Adequação às recomendações do fabricante;
Documentação referente à utilização da máquina;
Histórico de laudos de conformidade;
Validade das vistorias, laudos, prontuários;
Procedimentos Ocupacionais;
Aptidão dos profissionais;
Checagem dos itens de segurança;
Verificação dos mecanismos de rotulagem;
Precisão na aplicação;
Sistemas de proteção ao operador;
Rotulagem automática;
Rotulagem Manual;
Blocos metálicos;
Caixa estojo porta dígitos;
Armazenamento dos dígitos;
Fita para impressão;
Avaliação qualitativa;
Avaliação quantitativa;
Registro fotográfico;
Registro de Evidências;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);
Nota: Este Documento atende exclusivamente as exigências da Secretária de Inspeção do Trabalho (SIT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.

Cabe a Contratante fornecer :
Procedimentos da Inspeção quando for o caso e se envolver Estruturas:

Importante: Serão realizados Teste de Solda e Sistema de Líquido Penetrante no equipamento e nas peças que contenham pontos de solda;
01- Os pontos que contém solda no decorrer da peça (Inclusive quando tiver braço articulado e apoio de cesto acoplado) deverão estar devidamente decapados, sem nenhum tipo de resíduos tais como tintas, vernizes, colas ou qualquer tipo de sujidades ou resíduos de óleo, graxa etc;
02- Passar PINTOFF em todas as bases do Equipamento e peças de apoio, limpar bem e passar pano (não deixar nenhuma sujidade);
03- Se tiver Lanças automáticas ou lança manual, lixar solda da frente;
04- Se Contratado Execução de TESTE DE CARGA cabe a Contratante disponibilizar compartimento para teste de carga (tipo big bag, cintas novas calibradas INMETRO,  balança, tarugos de metal calibrado ou sacos de areia pesados equivalente a 50% da capacidade que o equipamento suporta e fornecer Declaração de Responsabilidade  referente a Capacidade do Equipamento.
Se Contratado  ENSAIOS ELÉTRICOS em Cesto acoplado de preferência com Placa de Identificação, o mesmo  deverá estar no nível do solo juntamente com Laudo de Fabricação de aparelhos que tiver para sabermos quantos Volts suporta.

Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
NBR 13758 – Segurança de máquinas – Distâncias de segurança para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros inferiores;
NBR 13760 – Segurança de máquinas – Folgas mínimas para evitar esmagamento de partes do corpo humano;
NBR 13761 – Segurança de máquinas – Distâncias de segurança para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso.

Validade

Laudo de Máquina de Rotulagem

Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;

Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.

Rescue Cursos

Laudos, Perícias Programas, ART's e muito mais!

Reproduzir vídeo

Saiba Mais: Laudo de Máquina de Rotulagem:

Também conhecida como rotuladora manual, a máquina de rotulagem manual RTL-280 foi especialmente desenvolvida para facilitar o processo de rotulagem de embalagens cilíndricas garantindo uma rotulagem de excelente qualidade e livre de bolhas.
Uma outra vantagem da máquina de rotulagem manual é o alinhamento do rótulo e o fechamento do mesmo.
Capaz de rotular produtos cilíndricos com diâmetro entre 30mm e 200mm,a máquina de rotulagem manual tem sua velocidade de trabalho condicionada ao operador da mesma.
Um datador hot stamping também manual já vem devidamente instalado e pode imprimir nos rótulos as datas de fabricação, validade e lote do produto rotulado.
Juntamente com o datador hot stamping manual você receberá os seguintes itens.
caixa estojo porta dígitos onde poderá armazenar os dígitos metálicos que não estiver usando.
bloco metálico com a inscrição FAB com 3mm de altura
bloco metálico com a inscrição VAL com 3mm de altura
bloco metálico com a inscrição LOT com 3mm de altura
blocos metálicos metálicos com 3 mm de altura contendo números de 0-9 ou seja, você receberá 4 jogos completos de dígitos de 0-9
clichê porta dígitos com 3 canais para se montar FAB, VAL e LOT com até 4 caracteres
cabo para remoção do clichê
fita para impressão hot stamping com a qual você conseguirá imprimir até 5000 rótulos.
A máquina de rotulagem manual possui um pequeno volante que deverá ser girado no sentido horário até que o rótulo envolva o produto ou que o mesmo se desprenda do liner.
Para que a máquina de rotulagem manual funcione perfeitamente, os rótulos deverão vir em bobinas.
Além deste totalizador ja incluso em todas as rotuladoras semiautomáticas RTL-010, esta máquina poderá conter um importante opcional que é o nosso datador IJL-010ST, que permitirá imprimir as datas de fabricação, validade e lotes nos respectivos rótulos das garrafas.
Toda vez que que o rótulo se desprender do liner, a alavanca do datador deverá ser acionada para que uma data seja impressa no rótulo.
O datador que acompanha esta máquina de rotulagem manual é o datador Limerpak modelo HSL280 e o mesmo pode ser vendido separadamente, bem como a rotuladora manual.
Caso tenha interesse em melhorar seu processo de rotulagem e a qualidade de rotulagem de seus produtos, entre em contato com a Limerpak e saiba mais sobre esta maquina que poderá lhe trazer ganhos com a produtividade e deixará seus clientes ainda mais satisfeitos com a qualidade de seu produto.
Norma Regulamentadora NR-12
“Outros requisitos específicos de segurança.
12.148 As ferramentas e materiais utilizados nas intervenções em máquinas e equipamentos devem ser adequados às operações realizadas.
12.149 Os acessórios e ferramental utilizados pelas máquinas e equipamentos devem ser adequados às operações realizadas.
12.150 É proibido o porte de ferramentas manuais em bolsos ou locais não apropriados a essa finalidade.
12.151 As máquinas e equipamentos tracionados devem possuir sistemas de engate padronizado para reboque pelo sistema de tração, de modo a assegurar o acoplamento e desacoplamento fácil e seguro, bem como a impedir o desacoplamento acidental durante a utilização.
12.151.1 A indicação de uso dos sistemas de engate padronizado mencionados no item 12.151 deve ficar em local de fácil visualização e afixada em local próximo da conexão.
12.151.2 Os equipamentos tracionados, caso o peso da barra do reboque assim o exija, devem possuir dispositivo de apoio que possibilite a redução do esforço e a conexão segura ao sistema de tração.
12.151.3 A operação de engate deve ser feita em local apropriado e com o equipamento tracionado imobilizado de forma segura com calço ou similar.
12.152 Para fins de aplicação desta Norma, os Anexos contemplam obrigações, disposições especiais ou exceções que se aplicam a um determinado tipo de máquina ou equipamento, em caráter prioritário aos demais requisitos desta Norma, sem prejuízo ao disposto em Norma Regulamentadora específica. (Alterado pela Portaria MTE n.º 857, de 25/06/2015)
12.152.1 Nas situações onde os itens dos Anexos conflitarem com os itens da parte geral da Norma, prevalecem os requisitos do anexo”

Fonte: Limerpak e NR-12

Laudo de Máquina de Rotulagem: Consulte-nos.

Laudo de Máquina de Rotulagem

Atualize seu conhecimento!

Os Melhores Cursos e Treinamentos