Laudo Análise de Compatibilidade dos Produtos em Conformidade com IT 10
Foto Ilustrativa

Laudo de Compatibilidade dos Produtos Conforme IT 10

Nome Técnico: Elaboração do Relatório Técnico de Compatibilidade dos Produtos Conforme Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros - IT 10

Referência: 78835

Ministramos Cursos e Treinamentos em Idioma Técnico: Português, Inglês (Regional), Croata, Japonês, Espanhol, Chinês (Regional), Alemão, Índia (Regional), Árabe, Coreano, Russo, entre outros.

Elaboração do Relatório Técnico de Compatibilidade dos Produtos Conforme Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros – IT 10
O relatório técnico de compatibilidade em conformidade com a IT 10 visa analisar de forma técnica e precisa se os materiais objetos de análise estão em conformidade com as premissas exigidas pela Instrução Técnica para assim estruturar a edificação de forma a garantir eficácia na prevenção de incêndio.
O cumprimento a risca da norma proporciona garantia a estrutura protegida para que em casos de incêndio os bens não sejam altamente danificados e as vidas sejam poupadas.

O que é a IT 10?
A Instrução Técnica de Nº 10 aponta as diretrizes que devem compor os materiais no que cerne o revestimento e acabamento nos materiais, sejam estruturantes ou acessórios.
Os dizeres normativos constantes no texto são elaborados pelo Corpo de Bombeiros juntamente a Policia Militar do Estado de São Paulo, assim, com suas respectivas competências e atribuições elaboram os escritos a serem seguidos.

Escopo do Serviço

Elaboração do Relatório Técnico de Compatibilidade dos Produtos Conforme Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros – IT 10

Exame do Teto;
Análise do Forro;
Inspeção do Piso;
Vistoria de Paredes;
Estudo das Divisórias;
Verificação das Condições;
Arguição dos Materiais de Revestimento;
Revista dos Materiais de Acabamento;
Análise dos Materiais Termo-Acústicos;
Perquirição de Riscos;
Estudo Qualitativo;
Verificação de Riscos Decorrentes;
Avaliação de Adequação Legal;
Avaliação quantitativa;
Registro fotográfico;
Registro das Evidências;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);

Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR- 01 – Disposições Gerais;
NR- 06 – Equipamento De Proteção Individual – Epi;
NR- 08 – Edificações;
NR- 16 – Atividades e Operações Perigosas;
NR – 23 – Proteção Contra Incêndios;
Instrução Técnica Nº 010 Controle De Materiais de Acabamento e Revestimento;
ABNT ISO/TS 7240-9: Sistemas de detecção e alarme de incêndio;
ABNT NBR 10720: Prevenção e proteção contra incêndio em instalações aeroportuárias – Procedimento;
OIT 161 – Serviços de Saúde do Trabalho;
ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
ISO 56002 – Innovation management – Innovation management system.
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.

Cabe a Contratante quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em AutoCad ou PDF;
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos nas áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 200 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.

Validade

Elaboração do Relatório Técnico de Compatibilidade dos Produtos Conforme Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros – IT 10

Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;

Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.

Rescue Cursos

Laudos, Perícias Programas, ART's e muito mais!

Reproduzir vídeo

Saiba Mais: Elaboração do Relatório Técnico de Compatibilidade dos Produtos Conforme Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros – IT 10:

O corpo de bombeiros juntamente a Policia Federal, ambos órgãos do estado de São Paulo visam aprimorar e efetivar a prevenção contra incêndios que se tornam recorrentes em todo território nacional.
Tamanha é sua técnica no que tange a temática que a norma vigente no estado de São Paulo tende a se tornar norma nacional para vigorar em todo território nacional.
As disposições contentes na norma devem ser seguidos de forma literal e objetiva para que a finalidade dela seja cumprida de forma efetiva, assim, faz-se de suma necessidade o fiel cumprimento.
A adequação dos materiais conforme os ditames normativos exprimem segurança humanitária e jurídica.
Conforme pondera a Instrução Técnica:
Todo material ou conjunto de materiais empregados nas superfícies dos elementos construtivos das edificações, tanto nos ambientes internos como nos externos, com finalidades de atribuir características estéticas, de conforto, de durabilidade, etc. Incluem-se como material de revestimento, os pisos, forros e as proteções térmicas dos elementos estruturais.
Todo material ou conjunto de materiais utilizados como arremates entre elementos construtivos (rodapés, matajuntas, golas, etc).
Os ensaios para classificação dos materiais devem considerar a maneira como são aplicados na edificação, e o relatório conclusivo deve reproduzir estes resultados. Caso o material seja aplicado sobre substrato combustível, este deverá ser incluído no ensaio. Caso o material seja aplicado a um substrato incombustível, o ensaio poderá ser realizado ultilizandose substrato de placas de fibro-cimento com 6 mm de espessura.
Na impossibilidade de classificação conforme NBR 9442, deverá ser realizado ensaio por meio do método UBC 26.3, sendo as exigências estabelecidas em termos do Índice de Propagação Superficial de Chamas, substituída pela exigência de aprovação por meio do UBC 26.3.
Na solicitação da vistoria técnica deve ser entregue o atestado de controle de material de acabamento e revestimento e anexo, conforme modelo constante na IT 01. As áreas comuns e locais de reunião de público devem ser verificadas pelo vistoriante do Corpo de Bombeiros.
Na impossibilidade de classificação conforme NBR 9442, deverá ser realizado ensaio por meio do método UBC 26.3, sendo as exigências estabelecidas em termos do Índice de Propagação Superficial de Chamas, substituída pela exigência de aprovação por meio do UBC 26.3.
o Atestado do Emprego de Materiais de Acabamento e Revestimento (Anexo Q – IT 01/2004) juntamente com a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do emprego desse material; ou de laudos de classificação dos materiais utilizados, associados aos locais onde foram aplicados (áreas comuns e rotas de fuga) podendo se dirigir, para obtenção desses, aos seguintes órgãos:
Laboratórios oficiais.
Fabricante do material.
Revendedora do produto.

Elaboração do Relatório Técnico de Compatibilidade dos Produtos Conforme Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros – IT 10: Consulte-nos.

Laudo de Compatibilidade dos Produtos Conforme IT 10

Atualize seu conhecimento!

Os Melhores Cursos e Treinamentos