Atendemos nos Idiomas:

Laudo Cabo de Aço Dispositivos Içamento

f: americancranesandtransport

Nome Técnico: Execução de Inspeção Técnica em Cabo de Aço Alma de Aço (ou Alma de Fibra) e Equipamentos de movimentação de carga - Cabos de aço - Cuidados e Manutenção, Inspeção e Descarte - NBR ISO 4309 + Elaboração de Relatório Técnico + Emissão de ART

Referência: 185711

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar

Laudo Cabo de Aço Dispositivos Içamento
A Elaboração de Relatório Técnico Equipamentos de movimentação de carga – Cabos de aço – Cuidados e manutenção, inspeção e descarte  conforme NBR ISO 4309, estabelece princípios gerais para cuidados, manutenção, inspeção e descarte de cabos de aço em serviço em dispositivos de içamento, como equipamentos de movimentação de carga e guinchos.

Além das instruções para armazenamento, manuseio, instalação e manutenção, este documento lista as condições para descarte de cabos usados ​​sob múltiplas distorções multicamadas, onde o conhecimento de campo e as inspeções indicam degradação significativa nas áreas de cruzamento no silo. existem outros componentes de cabo no sistema.
A NBR ISO 4309 também fornece um sistema de descarte eficaz que incorpora ferrugem e reduz a corrosão, e introduz um sistema de detecção compacto para qualquer área de cabo.

Quais tipos de Equipamentos de Movimentação de Carga é a NBR ISO 4309?
Pórticos de cabo; Equipamentos de movimentação de carga em balanço (equipamento de movimentação de carga de coluna; Equipamento de movimentação de carga móvel de parede e equipamento de movimentação de carga velocípede);

Equipamentos de movimentação de carga de convés;
Equipamentos estacionários de movimentação de carga estacionárias;
Equipamentos estacionários de movimentação de carga estacionárias com suporte rígido;
Equipamentos de movimentação de carga flutuante;
Equipamentos de movimentação de carga móvel;
Pontes rolantes; pórticos e semipórticos rolantes;
Equipamentos de movimentação de cargas com pórtico ou com semipórtico;
Equipamentos de movimentação de carga locomotiva; Gruas;
Equipamentos de movimentação de carga oceânicos, por exemplo, equipamento de movimentação de cargas montado em uma estrutura fixa apoiada no leito marinho ou em uma unidade flutuante sustentada por forças de empuxo;
Equipamentos de movimentação de carga, guinchos e talhas que utilizam gancho, garra, eletroímã e caçamba, assim como para escavação ou empilhamento, podendo ser operados manual, mecânica, elétrica ou hidraulicamente;
Também é aplicável em talhas e moitões que utilizam cabos de aço;
O uso exclusivo de roldanas sintéticas ou roldanas metálicas com revestimentos sintéticos não é recomendado para cabos enrolados em camada única no tambor, devido à inevitabilidade de rupturas de arame ocorrendo internamente em grande número antes que haja qualquer evidência visível de qualquer ruptura de arame ou sinais de desgaste substancial na parte externa do cabo, nenhum critério de descarte é dado para esta combinação.

Como deve ser realizada a inspeção periódica?
5.3 Inspeção periódica

As inspeções periódicas devem ser realizadas por uma pessoa qualificada.
A informação obtida de uma inspeção periódica é utilizada para auxiliar na decisão se o cabo de aço do equipamento de movimentação de carga:
a) Puder permanecer em serviço com segurança e quando tiver que ser submetido à sua próxima inspeção periódica. ou
b) Precisar ser substituído imediatamente ou dentro de um prazo especificado.
Através de um método de avaliação adequado, ou seja, por meios visuais e/ou medição, ou com uma inspeção eletromagnética (MRT), o grau de severidade da deterioração deve ser avaliada e expressa em porcentagem (por exemplo, 20 %, 40 %, 60 %, 80 % ou 100 %) dos critérios individuais de descarte ou em palavras (por exemplo. “Leve’. “Médio”. “Alto”, “Muito alto’ ou “Descartar”).
Qualquer dano que possa ter ocorrido ao cabo antes de ser instalado e entrar em serviço deve ser avaliado por uma pessoa qualificada e as observações devem ser registradas.
Uma lista dos tipos de deterioração mais comuns pode ser prontamente quantificada (isto é. contando ou medindo) ou precisa ser avaliada subjetivamente (isto é, por meios visuais) pela pessoa qualificada é apresentado na Tabela 1.

Cabo de Aço com Alma de Aço x Cabo de Aço Alma de Fibra?
Quanto a análise do Cabo de Aço com Alma de Fibra, são ações dentro dos testes de tração.
Quando existem  elementos junto ao cabo, são irrelevantes ao teste, uma vez que o cabo pode somente trabalhar em laço pois, o mesmo tem alma de fibra.
Se o trabalho for de esticamento de uma ponta a outra, o Cabo de Aço com Alma de Fibra não é indicado, uma vez que o cabo com alma de aço é o apropriado para trabalhos com estiramentos diretos.
Assim dizem as normativas e as literaturas, e por conseguinte os testes práticos.

Importante:
O uso exclusivo de roldanas sintéticas ou roldanas metálicas com revestimentos sintéticos não é recomendado para cabos enrolados em camada única no tambor, devido à inevitabilidade de rupturas de arame ocorrendo internamente em grande número antes que haja qualquer evidência visível de qualquer ruptura de arame ou sinais de desgaste substancial na parte externa do cabo, nenhum critério de descarte é dado para esta combinação.

Clique no Link: Critérios para Emissão de Certificados conforme as Normas

    Levantamento de Diagnóstico
    Análise Qualitativa e Quantitativa
    Registro de Evidências
    Conclusão e Proposta de Melhorias
    Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.
Fale Conosco

Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!