Atendemos nos Idiomas:

Laudo Análise Sensorial Sabor dos Alimentos Embalagem NBR ISO 13302

f: tentamus

Nome Técnico: Elaboração de Relatório Técnico Análise Sensorial - Métodos para Avaliar Modificações no Sabor dos Alimentos devido à Embalagem NBR ISO 13302

Referência: 167795

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Interpretações em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Mandarim, Alemão, Francês, Hindi, Japonês e outros consultar.

Laudo Análise Sensorial Sabor dos Alimentos Embalagem NBR ISO 13302
O Laudo Análise Sensorial Sabor dos Alimentos Embalagem, segue as diretrizes da NBR ISO 13302 que descreve métodos para avaliar as mudanças causadas pela embalagem nos atributos sensoriais dos alimentos ou simulantes de alimentos.
A metodologia pode ser usada como seleção inicial para avaliar um material de embalagem adequado ou como uma triagem subsequente para aprovação de lotes individuais/etapas de produção.
Esta Norma é aplicável a todos os materiais utilizáveis para a embalagem de alimentos (por exemplo: papel, papelão. plástico, folhas. madeira). Além disso. o escopo pode ser estendido a qualquer objeto destinado a entrar em contato com alimentos (por exemplo, utensílios de cozinha, revestimentos, encartes ou partes de equipamentos, como vedantes ou tubulações), com o objetivo de controlar a compatibilidade dos alimentos do ponto de vista sensorial de acordo com a legislação em vigor.
É necessário evitar que os materiais destinados à embalagem dos alimentos sejam causadores de alterações indesejadas no odor ou no sabor. Da mesma forma. é necessário considerar as condições de armazenamento dos alimentos, uma vez embalados. pois isso também pode ser uma das causas de modificações no odor ou no sabor.
Certos tipos de alimentos são particularmente suscetíveis a modificações de sabor devido a materiais de embalagem (por exemplo, produtos gordurosos ou em pó com uma grande área em contato com a embalagem). Particularmente, o material de embalagem pode contaminar o produto por transferência. Essa transferência pode ocorrer por contato direto com o material da embalagem ou, indiretamente. por meio da atmosfera criada entre a embalagem e o produto. Odores ou sabores estranhos também podem vir das camadas interna ou externa do material de embalagem. O material de embalagem também pode absorver compostos dos alimentos e causar modificações de sabores.
É recomendado que as indústrias de alimentos garantam que as embalagens usadas sejam a melhor escolha possível em relação aos seus produtos. É por isso que devem dispor de métodos que permitam verificar que o sabor dos alimentos não seja significativamente alterado em determinadas condições de armazenamento.
Os compostos transferidos dos materiais de embalagem, responsáveis por efeitos indesejados no sabor dos produtos alimentares geralmente estão em quantidades muito baixas e abaixo dos limites de detecção das técnicas analíticas, ou simplesmente os compostos responsáveis pelas alterações no sabor não tenham sido identificados. Assim, é necessário avaliar as propriedades sensoriais dos materiais de embalagem.

Quais são as condições gerais do teste sensorial?
Recomenda-se que os testes sejam realizados em uma sala que esteja em conformidade com a ABNT NBR ISO 8589. No mínimo, são necessárias salas sem odor para a preparação das amostras de alimentos e embalagens para a realização dos testes.
Os recipientes para os alimentos e os materiais de embalagem não podem influenciar os resultados dos testes e devem ser totalmente inodoros.
O equipamento utilizado (por exemplo, produtos de limpeza, fita adesiva, canetas) não pode transmitir nenhum odor.
Para impedir que os avaliadores reconheçam visualmente os materiais, é possível realizar o teste com pouca luz ou sob condições de iluminação modificadas.
De preferência. utilizar números de código aleatórios de três dígitos para as amostras.
Quanto à ordem de apresentação das amostras nos testes de diferença, consultar as normas correspondentes.
Quanto à ordem de apresentação no teste de pontuação em uma escala, dar a uma metade do grupo escolhida aleatoriamente as amostras na ordem “amostra de teste” e depois “amostra de referência” e à outra metade do grupo na ordem “amostra de referência” e depois -amostra de teste “.
Para situações em que vários testes diferentes são realizados durante a mesma sessão, a ordem de apresentação das amostras deve, como em todos os testes sensoriais, ser diferente de um avaliador

    Levantamento de Diagnóstico
    Análise Qualitativa e Quantitativa
    Registro de Evidências
    Conclusão e Proposta de Melhorias
    Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.
Fale Conosco

Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!