Atendemos nos Idiomas:

Ensaios Não Destrutivos – Partículas Magnéticas

FONTE: FREEPIK AUT

Nome Técnico: Execução dos Ensaios Não Destrutivos por Partículas Magnéticas NBR 16617 ou NBR 16241 Técnica Yoke + Elaboração de Relatório Técnico e Emissão de ART

Referência: 143348

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar.

Qual a importancia dos Ensaios Não Destrutivos – Partículas Magnéticas?
A execução dos ensaios não destrutivos por partículas magnéticas visa identificação de descontinuidades superficiais em materiais ferromagnéticos a partir de um campo magnético inserido na peça.
O Relatório Técnico estabelece os requisitos para uma sistemática de qualificação do procedimento de ensaio não destrutivo por partículas magnéticas para a Técnica do Yoke em corrente alternada.

O que é Partícula Magnética?
É um componente do pó de ferro ou óxido de ferro, com a propriedade de ser visível ou florescente, em pó ou diluído em soluções preparadas, operando para a detecção de descontinuidades superficiais em matérias ferromagnéticos.
As partículas magnéticas devem apresentar sensibilidade na detecção de descontinuidades previstas no critério de aceitação do código de projeto e nos limites de intensidade previstos no procedimento.

O que significa a sigla END?
A sigla END significa Ensaios Não Destrutivos. Os Ensaios Não Destrutivos são técnicas utilizadas para inspecionar materiais, componentes ou estruturas sem danificá-los permanentemente. Esses ensaios são aplicados para detectar defeitos, falhas ou descontinuidades internas ou superficiais, garantindo a integridade e qualidade dos objetos inspecionados.

Quais os Requisitos de Segurança, Saúde e Meio Ambiente a NBR 16241 preconiza para a realização dos Ensaios não Destrutivos? 
Antes de inicio dos trabalhos de inspeção dentro das instalações da contratante, deve ser obtida uma permissão de trabalho, conforme a norma especifica da instalação, onde são definidos os requisitos de segurança para a exceção dos trabalhos de inspeção. Em caso de não conformidade, comunicar ao órgão gestor da segurança industrial e meio ambiente.
Devem ser considerados os aspectos e impactos ambientais e os riscos e perigos causados pela inspeção por ultrassom. Cuidados adicionais devem ser tomados na inspeção de equipamentos em operação;
Utilizar os equipamentos de proteção individual necessários para a execução dos serviços de inspeção, conforme a legislação vigente;
Os trabalhos executados em áreas próximas não podem oferecer riscos à segurança da equipe de inspeção por partículas magnéticas;
Resíduos gerados na atividade de inspeção devem ser descartados adequadamente de acordo com as orientações da instalação.

A Elaboração do Relatório Técnico, obrigatoriamente, é o primeiro procedimento a ser realizado, porque determinará, juntamente com o Plano de Manutenção e Inspeção, os procedimentos de manutenção preventiva, preditiva, corretiva e detectiva, que deverão ser executados conforme determinam as normas técnicas e legislações pertinentes.

    Levantamento de Diagnóstico
    Análise Qualitativa e Quantitativa
    Execução do Ensaio
    Conclusão e Proposta de Mlehorias
    Emissão de A.R.T. e/ou C.R.T.
Fale Conosco

Não perca tempo, solicite uma proposta agora mesmo!