Atendemos nos Idiomas:
O que é Diálise do Diesel?
Foto Ilustrativa

Diálise do Diesel

Nome Técnico: Execução de Análise e Diálise de Diesel e Elaboração de Relatório Técnico

Referência: 135499

Ministramos Cursos e Treinamentos em Idioma Técnico: Português, Inglês (Regional), Croata, Japonês, Espanhol, Francês, Chinês (Regional), Alemão, Índia (Regional), Árabe, Coreano, Russo, entre outros.

Diálise do Diesel
Nesse procedimento é realizado a coleta de uma amostra do óleo diesel e feito uma análise para saber o índice de pureza da amostra, logo após é realizado o processo de diálise do óleo diesel do tanque. Essa técnica de filtragem retira todo o óleo do interior do tanque e filtra partículas contaminantes, como por exemplo água e partículas sólidas ou biológicas, provenientes do processo de degradação do óleo proveniente de desgastes como abrasão entre as partes móveis do motor e/ou contaminação pelo ar.

O que é Diálise do Diesel?
O procedimento leva o nome de diálise pois se assemelha ao processo de filtragem do corpo humano quando o sangue passa pelos rins para ser filtrado e purificado para manter a saúde do corpo. Da mesma forma que o corpo humano, o sistema hidráulico precisa ser constantemente higienizado para seu funcionamento correto.

 

Escopo do Serviço

Execução de Análise e Diálise de Diesel e Elaboração de Relatório Técnico

Amostragem manual;
Procedimentos de amostragem (geral);
Preparação da amostra;
Preparação da aparelhagem;
Calibração e padronização;
Amostragem de tanques;
Amostragem manual em tubulações;
Amostragem por imersão;
Amostragem com tubo pescador;
Instruções especiais para materiais específicos;
Instruções especiais para ensaios específicos;
Instruções especiais para aplicações especificas;
Amostragem de furo;
Amostragem por apanhado;
Amostragem de graxa;
Aparelhagem manual;
Aparelhagem automatizada;
Expressão dos resultados;
Precisão e tendência;
Diálise (filtragem) do óleo diesel;
Documentação referente;
Histórico de laudos de conformidade;
Validade das vistorias, laudos, prontuários;
Procedimentos Ocupacionais;
Avaliação qualitativa;
Avaliação quantitativa;
RETROFIT – Processo de Modernização;

Verificações quando for pertinentes:
Manual de Instrução de Operação da Máquina ou Equipamento;
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
END (Ensaios Não Destrutivos) conforme NR 12;
APR (Análise Preliminar de Risco);

Disposições Finais:
Registro fotográfico;
Registro das Evidências;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);

Obs: Caso haja a necessidade da troca do óleo diesel está incluso a substituição, cabendo a Contratante fornecer o produto.

Referências Normativas quando for o caso aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
ABNT NBR 13759 – Segurança de máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto;
ABNT NBR ISO 14121-2 – Segurança de máquinas — Apreciação de riscos;
ABNT NBR 14277 – Instalações e equipamentos para treinamento de combate a incêndio – Requisitos;
ABNT NBR 14747 – Óleo Diesel — Determinação da Temperatura do Ponto de Entupimento de Filtro a Frio;
ABNT NBR 14883 – Petróleo e Produtos de Petróleo – Amostragem Manual;
Nota: Este Serviço atende exclusivamente as exigências da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT); quando se tratar de atendimento a outros Órgãos, informe no ato da solicitação.

Validade

Execução de Análise e Diálise de Diesel e Elaboração de Relatório Técnico

Validade das Inspeções: SEMESTRAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;

Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.

Rescue Cursos

Laudos, Perícias, Cursos, Treinamentos e muito mais!

Reproduzir vídeo

Saiba Mais: Execução de Análise e Diálise de Diesel e Elaboração de Relatório Técnico

O óleo diesel é um composto formado principalmente por átomos de carbono e hidrogênio e, em baixas concentrações, por enxofre, nitrogênio e oxigênio. É um combustível derivado do petróleo, inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico. É utilizado em motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) de automóveis, furgões, ônibus e caminhões.
A partir do refino do petróleo obtém-se, pelo processo inicial de destilação atmosférica, entre outras, as frações denominadas de óleo diesel leve e pesado, básicas para a produção de óleo diesel. A elas podem ser agregadas outras frações como a nafta, o querosene e o gasóleo leve de vácuo, resultando no produto conhecido como óleo diesel. A incorporação dessas frações e de outras obtidas por outros processos de refinação dependerá da demanda global de derivados de petróleo pelo mercado consumidor.
O atual modelo energético brasileiro é apoiado, entre outros pontos, no transporte de cargas em motores diesel, por via rodoviária, em detrimento do transporte ferroviário, fluvial ou cabotagem. Isso faz com que o óleo diesel seja o derivado propulsor do refino em nosso país.
Para atender o suprimento do mercado nacional de derivados, com qualidade requerida e com custos competitivos, operamos nossas refinarias priorizando a produção de diesel.
De forma a garantir a qualidade de seus produtos, bem como desenvolver melhorias, a Petrobras tem continuamente adequado o seu parque de refino, destacando-se a implantação das unidades de hidrotratamento de diesel. Esse processo permite aumentar a produção de diesel a partir do refino de diferentes tipos de petróleo, reduzindo o seu teor de enxofre.
Fonte: Petrobrás.

A determinação das características do óleo diesel será realizada mediante o emprego de normas brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT ou de normas da American Society for Testing and Materials – ASTM.
Os dados de precisão, repetitividade e reprodutibilidade fornecidos nos métodos relacionados neste Regulamento devem ser usados somente como guia para aceitação das determinações em duplicata do ensaio e não devem ser considerados como tolerância aplicada aos limites especificados neste Regulamento.
A análise do produto deverá ser realizada em uma amostra representativa do mesmo obtida segundo métodos ABNT NBR 14883 – Petróleo e produtos de petróleo – Amostragem Manual ou ASTM D 4057 – Prática para Amostragem de Petróleo e Produtos Líquidos de Petróleo (Practice for Manual Sampling of Petroleum and Petroleum Products).
Fonte: RESOLUÇÃO ANP Nº 21, DE 25.10.2004 – DOU 26.10.2004

Segundo Mário Garbine, o melhor remédio para combater as colônias de bactérias é a realização de uma diálise. A diálise, conforme ele, é um serviço que utiliza uma máquina (bomba) que suga o óleo diesel do próprio tanque do carro, as impurezas do fundo do tanque, onde elas se depositam, e vai passando por um filtro de 30 microns e depois pelos os cartuchos, de 5 microns terminando em um micra. Então ela consegue fazer a separação da água e reter os sólidos que a máquina buscou. É como se fosse um aspirador.
“A cada seis meses é recomendável fazer a diálise nos tanques… Esse acúmulo de água ocorre por causa do clima. Calor de manhã, frio a noite. Então condensa, o próprio recipiente, o tanque de combustível e acontece condensação e produz enfim a água e bactérias”, conta.
Hoje, a empresa brasileira Petrobras, com a Norma Euro 5, o diesel teve que sair da Euro 3, para Euro 5. Isso obrigou ao diesel migrar do diesel S 1.800, para o S500, S50, até chegar ao atual, que é o S10. No próprio site da Petrobras, qualquer pessoa vai encontrar manual de utilização de diesel. O óleo diesel possui uma propriedade chamada de higroscopia que é a propriedade que certos materiais possuem de absorver água, umidade do meio ambiente.
Como há a redução de enxofre, a Petrobras de forma inteligente chegou a conclusão de que hoje, ela utiliza 5% de Biodiesel, de matéria orgânica no diesel. Ela deverá aumentar para 7, a inclusão de Biodiesel, no combustível devido a baixa lubricidade do diesel S10. O S50 foi um diesel que durou pouco tempo no mercado, pois a Petrobras desenvolveu, o S10 que é um que deverá ficar em produção permanente.
Fonte: Diário do Nordeste

Importante:
Se necessário a utilização de Máquinas e Equipamentos de Elevação é OBRIGATÓRIO, imediatamente antes da movimentação, a realização de:
01 – Elaboração da APR (Análise Preliminar de Risco)
02 – Permissão de Trabalho (PT);
03 – Checar EPIs e EPCs;
04 – Verificar o Manual de Instrução Operacional e de Manutenção da Máquina ou Equipamento;
04 – Verificar o Laudo de Inspeção Técnica do Equipamento e dos Pontos de Ancoragem com ART;
05 – Manter Equipe de Resgate Equipada;
06 – Reunião de segurança sobre a operação com os envolvidos, contemplando as atividades que serão desenvolvidas, o processo de trabalho, os riscos e as medidas de proteção, conforme análise de risco, consignado num documento a ser arquivado contendo o nome legível e assinatura dos participantes;
a) Inspeção visual;
b) Checagem do funcionamento do rádio;
c) Confirmação de que os sinais são conhecidos de todos os envolvidos na operação.
07- A reunião de segurança deve instruir toda a equipe de trabalho, dentre outros envolvidos na operação, no mínimo, sobre os seguintes perigos:
a) Impacto com estruturas externas;
b) Movimento inesperado;
c) Queda de altura;
i) Outros específicos associados com o içamento.

*OBS: É necessário que o Plano de Inspeção Manutenção NR 12  de cada Máquina e/ou Equipamento esteja atualizado em Conformidade com as Normas Regulamentadoras.

Execução de Análise e Diálise de Diesel + Elaboração de Relatório Técnico: Consulte-nos.

Diálise do Diesel

Atualize seu conhecimento!

Os Melhores Cursos e Treinamentos