Curso NR 10 SEP com Interprete em Russo

Curso NR 10 SEP com Interprete em Russo
Nome Técnico: Curso Capacitação NR-10 S.E.P. Sistemas Elétricos de Potências e suas Proximidades com Interprete em Russo
Referência: 83514
Curso Capacitação NR-10 S.E.P. Sistemas Elétricos de Potências e suas Proximidades com Interprete em Russo
O Curso tem o objetivo de orientar os profissionais que realizam atividades ocupacionais com eletricidade, sobre segurança nas operações com Sistemas Elétricos de Potência, visando a realização das funções utilizando-se de métodos de prevenção de acidentes, cujos podem ser potencialmente fatais.
Norma Regulamentadora NR 10 – Item 10.7.2:
“Os trabalhadores de que trata o item 10.7.1 (que intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão) devem receber treinamento de segurança, específico em segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades, com currículo mínimo, carga horária e demais determinações estabelecidas no Anexo II desta NR.”
Escolha Seu Plano
100% Presencial
40 Horas - Com Experiência
Nossa Sede ou In Company DDD 11
Outros Locais Consultar
Por Pessoa/Turma (PagSeguro)
Semipresencial/Reciclagem
323hs EAD / 08hs Presenciais
Nossa Sede ou In Company DDD 11
Outros Locais Consultar
Por Pessoa/Turma (PagSeguro)
EAD (Ensino a Distância)
40 Horas - Com Experiência
Totalmente Online
Imperdível!
Por Pessoa/Turma (PagSeguro)
Preços Especiais
para Empresas/Turmas
Conteúdo Programático
Curso Capacitação NR-10 S.E.P. Sistemas Elétricos de Potências e suas Proximidades com Interprete em Russo
Organização do Sistema Elétrico de Potência – SEP;
Organização do trabalho:
Programação e planejamento dos serviços;
Trabalho em equipe;
Prontuário e cadastro das instalações;
Métodos de trabalho;
Comunicação;
Aspectos comportamentais;
Condições impeditivas para serviços;
Riscos típicos no SEP e sua prevenção:
Proximidade e contatos com partes energizadas;
Indução;
Descargas atmosféricas;
Estática;
Campos elétricos e magnéticos;
Comunicação e identificação;
Trabalhos em altura, máquinas e equipamentos especiais;
Técnicas de análise de Risco no SEP;
Técnicas de trabalho sob tensão:
Em linha viva;
Ao potencial;
Em áreas internas;
Trabalho a distância;
Trabalhos noturnos;
Ambientes subterrâneos;
Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservação, verificação, ensaios);
Sistemas de proteção coletiva;
Equipamentos de proteção individual;
Posturas e vestuários de trabalho;
Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos;
Sinalização e isolamento de áreas de trabalho;
Liberação de instalação para serviço e para operação e uso;
Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados;
Acidentes típicos – Análise, discussão, medidas de proteção;
Responsabilidades;
Complementos:
Conscientização da Importância:
Plano de Inspeção e Manutenção da Máquina ou Equipamento seguindo a NR 12;
Relatório Técnico com ART da Máquina ou Equipamento conforme NR 12;
Noções de primeiros socorros;
Percepção dos riscos e fatores que afetam as percepções das pessoas;
Impacto e fatores comportamentais na segurança;
Fator medo;
Consequências da Habituação do Risco;
A Importância do conhecimento da tarefa;
Noções sobre Árvore de Falhas;
Entendimentos sobre Ergonomia;
Riscos Ergonômicos;
Conceito da NBR ISO 10015 – Gestão da qualidade – Diretrizes para treinamento;
Conceito da NBR ISO 45001 – Sistemas de gestão de saúde e segurança ocupacional – Requisitos com orientação para uso;
Exercícios Práticos;
Registro das Evidências;
Avaliação Teórica e Prática;
Certificado de Participação.
Atenção:
EAD (Ensino a Distância), Semipresencial O Certificado EAD também conhecido como Online, conforme LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. pode ser utilizado para: Atividades Complementares; Avaliações de empresas; Concursos Públicos; Extensão universitária; Horas extracurriculares; Melhora nas chances de obter emprego; Processos de recrutamento; Promoções internas; Provas de Títulos; Seleções de doutorado; Seleções de Mestrado; Entras outras oportunidades. Curso 100% EAD (Ensino à Distância ) ou Semipresencial precisa de Projeto Pedagógico só tem validade para o Empregador, se seguir na íntegra a Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019 – NR 01 – Disposições Gerais da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Clique aqui
Carga Horária
Curso Capacitação NR-10 S.E.P. Sistemas Elétricos de Potências e suas Proximidades com Interprete em Russo
Participantes sem experiência:
Carga horária mínima = 40 horas/aula
Participantes com experiência:
Carga horária mínima = 40 horas/aula
Atualização (Reciclagem):
Carga horária mínima = 20 horas/aula
Deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das situações a seguir:
a) troca de função ou mudança de empresa;
b) retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses;
c) modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.
Certificado: Será expedido o Certificado para cada participante que atingir o aproveitamento mínimo de 70% (teórico e prático) conforme preconiza as Normas Regulamentadoras.
Critérios dos Certificados da Capacitação ou Atualização:
Nossos certificados são numerados e emitidos de acordo com as Normas Regulamentadoras e dispositivos aplicáveis:
Emissão da A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica);
Nome completo do funcionário e documento de identidade;
Conteúdo programático;
Carga horária; Cidade, local e data de realização do treinamento;
Nome, identificação, assinatura e qualificação do(s) instrutor(es);
Nome, identificação e assinatura do responsável técnico pela capacitação;
Nome e qualificação do nosso Profissional Habilitado;
Especificação do tipo de trabalho;
Espaço para assinatura do treinando;
Informação no Certificado que os participantes receberam DVD contendo material didático (Apostila, Vídeos, Normas etc.) apresentado no treinamento.
Evidências do Treinamento: Vídeo editado, fotos, documentações digitalizadas, melhoria contínua, parecer do instrutor: Consultar valores.
Rescue Cursos
Nossos Cursos são completos e dinâmicos

Saiba Mais: Curso Capacitação NR-10 S.E.P. Sistemas Elétricos de Potências e suas Proximidades com Interprete em Russo:
Sistema Elétrico de Potência (SEP): conjunto das instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até a medição, inclusive.
NORMA REGULAMENTADORA NR-10:
“Item 10.2.5 As empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência devem constituir prontuário com o conteúdo do item 10.2.4 e acrescentar ao prontuário os documentos a seguir listados:
a) descrição dos procedimentos para emergências;
b) certificações dos equipamentos de proteção coletiva e individual;
10.2.5.1 As empresas que realizam trabalhos em proximidade do Sistema Elétrico de Potência devem constituir prontuário contemplando as alíneas “a”, “c”, “d” e “e”, do item 10.2.4 e alíneas “a” e “b” do item 10.2.5.
[…]
10.7.2 Os trabalhadores de que trata o item 10.7.1 devem receber treinamento de segurança, específico em segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades, com currículo mínimo, carga horária e demais determinações estabelecidas no Anexo III desta NR. (Alterado pela Portaria MTPS n.º 509, de 29 de abril de 2016).
10.7.3 Os serviços em instalações elétricas energizadas em AT, bem como aqueles executados no Sistema Elétrico de Potência – SEP, não podem ser realizados individualmente.
10.7.4 Todo trabalho em instalações elétricas energizadas em AT, bem como aquelas que interajam com o SEP, somente pode ser realizado mediante ordem de serviço específica para data e local, assinada por superior responsável pela área.
[…]
10.7.9 Todo trabalhador em instalações elétricas energizadas em AT, bem como aqueles envolvidos em atividades no SEP devem dispor de equipamento que permita a comunicação permanente com os demais membros da equipe ou com o centro de operação durante a realização do serviço.
A ABNT NBR 5419-2015 trata das instalações do sistema de proteção contra descargas atmosférica – SPDA. A aplicabilidade da norma foi de 60 dias e, portanto, a partir de 26/08/2015 todas as empresas deverão atender as suas especificações visando uma padronização e um melhor sistema de proteção contra descargas.
A norma passou de 42 páginas na versão 2005 para 304 na versão 2015, onde deverão ser analisadas várias situações e variações de riscos.
Como resumo podemos concluir:
01- A norma saiu de uma análise superficial da estrutura, para uma análise gerencial de riscos e medidas de controle visando o aumento da eficiência do sistema de proteção contra descarga atmosférica. Diante das novas determinações, todas as empresas deverão providenciar:
02- Análise gerencial de risco. Perdas mecânicas, estruturais e vidas, todas interligadas e dependentes em cada classificação estrutural;
03-A composição do solo onde está localizado a empresa através da medição da resistividade do solo;
04-O projeto de sistema de proteção de descarga atmosférica para adequação do sistema de PDA;
05-Manter e controlar todo o histórico de manutenção deste sistema.
06-A medição do sistema de para raios com a referência dos 10 Ohms não existe mais.
07- Deverá ser realizada a medição da resistividade do solo.
08-Não há mais nenhuma norma com o valor de referência para o sistema de aterramento de 10 Ohms.
As medições do sistema de aterramento deverão atender a norma NBR 15749/2009-Medição de resistência de aterramento e de potenciais na superfície do solo em sistemas de aterramento.”
Fonte: NR-10