Atendemos nos Idiomas:

Curso Ensaios Tubulação PVC

FONTE: FREEPIK AUT

Nome Técnico: Curso Aprimoramento Como Executar Ensaios em Tubulações de PVC-O (Cloreto de Polivinila não Plastificado Orientado)

Referência: 142930

Ministramos Cursos e Treinamentos em Idioma Técnico: Português, Inglês, Japonês, Espanhol, Mandarim, Alemão entre outros.

Qual o objetivo do Curso Ensaios em Tubulação de PVC?
O objetivo do curso é especificar os requisitos e métodos de ensaios do sistemas de tubulações de PVC-O (cloreto de polivinila não plastificado orientado) com ponta e bolsa de junta elástica integrada, indicados para uso enterrado, para adutoras ou redes de distribuição, sistemas pressurizados de esgotos e demais sistemas de transporte de água, visando o atendimento das normas regulamentadoras e promovendo a asseguração nas instalações.

Qual a utilização do Tubo de PVC?
O sistema de tubulação (tubos, conexões e juntas), é indicado para o transporte de água bruta. potável ou servida sob pressão e sob temperaturas que não excedam a 45 ‘C, especialmente naquelas aplicações onde o desempenho frente às cargas de impacto ou oscilações de pressão é necessário, para uma pressão hidrostática interna de até 2.5 MPa.
As conexões a serem empregadas com tubos de PVC-O são de ferro fundido dúctil. fabricadas de acordo com a ABNT NBR 7675.
Em sistemas enterrados de esgotamento pressurizado, recomenda-se a utilização de um dispositivo que minimize a ocorrência de oscilações da pressurização, o que não elimina a ocorrência de transientes.

O que é a NBR 15750?
A norma ABNT NBR 15750 é uma norma técnica que se refere a tubulações de PVC-O (cloreto de polivinila não plastificado orientado) para sistemas de transporte de água ou esgoto sob pressão. Essa norma especifica os requisitos e métodos de ensaios para sistemas de tubulações de PVC-O, como ponta e bolsa de junta elástica integrada, indicados para uso enterrado em adutoras, redes de distribuição, sistemas pressurizados de esgotos e outros sistemas de transporte de água.
Os requisitos dessa norma são direcionados a sistemas de tubulações de PVC-O com ponta e bolsa de junta elástica integrada, indicados para uso enterrado, para adutoras ou redes de distribuição, sistemas pressurizados de esgotos e demais sistemas de transporte de água. A norma também estabelece que as conexões empregadas com os tubos de PVC-O devem ser de ferro fundido dúctil, fabricadas de acordo com a NBR 7675.
O sistema de tubulação (tubos, conexões e juntas) é indicado para o transporte de água bruta, potável ou servida sob pressão e sob temperaturas que não excedam os 45 °C. Especialmente em aplicações onde o desempenho frente às cargas de impacto ou oscilações de pressão é necessário, a norma recomenda uma pressão hidrostática interna de até 2,5 MPa. Além disso, em sistemas enterrados de esgotamento pressurizado, é aconselhável a utilização de um dispositivo que minimize a ocorrência de oscilações da pressurização, embora não elimine a ocorrência de transientes hidráulicos.
Seguem abaixo alguns requisitos importantes da norma para as tubulações de PVC-O:
Orientação molecular: A orientação molecular do material do tubo de PVC-O permite a melhoria das propriedades físicas e mecânicas. Essa orientação é realizada em temperaturas acima da temperatura de transição vítrea.
Composto de PVC: O composto empregado na fabricação dos tubos de PVC-O deve ser fabricado na cor branca, permitindo-se variações devido às diferenças naturais de cor das matérias-primas. Esse composto deve estar aditivado apenas com produtos necessários para sua transformação e utilização, sendo proibido o uso de composto reprocessado ou reciclado. Além disso, os compostos de chumbo não podem ser utilizados como estabilizantes térmicos na fabricação dos tubos.
Avaliação da inocuidade: Os tubos de PVC-O devem passar por uma avaliação de sua inocuidade conforme a NBR 8219, além de estar em conformidade com os limites aplicados a todas as extrações, de acordo com a legislação vigente.
Propriedades físicas e mecânicas: Os tubos de PVC-O devem apresentar um ponto de amolecimento Vicat maior ou igual a 80 °C, bem como uma densidade na faixa de 1,35 g/cm³ a 1,50 g/cm³, medida à temperatura de 20+3\-2 °C. Além disso, o teor de cinzas dos tubos não pode ser superior a 5%.
Resistência dos tubos: Os tubos de PVC-O devem apresentar uma Minimum Required Strength (MRS) de 45 MPa ou 50 MPa (correspondentes às classes 450 e 500, respectivamente), de acordo com o procedimento estabelecido no Anexo A da norma. Essa resistência será determinada por meio de ensaios de curta e média duração.

Clique no Link: Critérios para Emissão de Certificados conforme as Normas

Não perca tempo, solicite SUA proposta agora mesmo!