Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079

Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079

Nome Técnico: Estudo Técnico de Avaliação de Áreas Classificadas - IEC 60079

Cód: 24067

A Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079 visa analisar o ambiente e equipamentos de processo, de modo que, ao avaliar o potencial de risco de explosão das substâncias de combustíveis presentes, identifica, gradua e delimita o risco de formação ou presença de atmosferas explosivas.

Qual a Diferença entre Áreas Classificadas e Atmosfera Explosiva?
As Áreas Classificadas são considerados ambientes de alto risco, ou seja, aqueles os quais existe a possibilidade de vazamento de gases inflamáveis em situação de funcionamento normal devido a razões diversas, como por exemplo o desgaste ou deterioração de equipamentos.
Atmosfera Explosiva é a mistura de substâncias inflamáveis com o ar, em condições atmosféricas, sob a forma de gases, vapores, névoas ou poeiras, na qual, após ignição, a combustão se propague a toda a mistura não queimada.

Escopo do Serviço:

Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079

Planta geral de locação das instalações;
Descrição das instalações;
Descrição dos processos através do manual de operações;
Fluxograma de processo;
Especificação técnica dos equipamentos, máquinas e acessórios;
Características dos produtos inflamáveis;
Análise de riscos;
Características da instalação;
Características do ambiente;
Lista dos produtos inflamáveis com as características;
Extensão das zonas;
Verificação dos níveis de tensão;
Averiguação dos níveis de corrente e seu balanceamento;
Identificação de pontos de aquecimento dos principais contatos e cabos alimentadores;
Verificação de barreira de proteção e invólucros;
Averiguação da existência de aterramentos nos locais de toques diretos;
Verificação de documentação existente e confecção de lista de documentos a serem executadas para atender plenamente a NR 10;
Medição do barramento de terra principal;
Verificação dos níveis de iluminação;
Identificação de pontos de aquecimento;
Esquema Técnico;
Relatório fotográfico;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);

Referências Normativas aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
ABNT NBR IEC 60079 – Atmosferas explosivas;
ABNT NBR IEC 60079-1 – Sistemas “à prova de explosão” Ex-d;
ABNT NBR IEC 60079-2 – Sistemas “pressurizados” Ex-p;
ABNT NBR IEC 60079-5 – Sistemas “imersos em areia” Ex-q;
ABNT NBR IEC 60079-6 – Sistemas “imersos em óleo” Ex-o;
ABNT NBR IEC 60079-7 – Sistemas “de segurança aumentada” Ex-e;
ABNT NBR IEC 60079-11 – Sistemas “de segurança intrinseca” Ex-i;
ABNT NBR IEC 60079-14 – Para instalações em atmosferas explosivas;
ABNT NBR IEC 60079-15 – Sistemas “não acendíveis” Ex-n;
ABNT NBR IEC 60079-17 – Inspeção e Manutenção em atmosferas explosivas;
ABNT NBR IEC 60079-18 – Sistemas “encapsulados” Ex-m;
ABNT NBR IEC 60079-19 – Recuperação e Reparos em atmosferas explosivas;
ABNT NBR ISO/IEC 80079 – Atmosferas explosivas;
Decreto Nº 56.819 – Corpo de Bombeiros;

Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079

Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
d) mudança de empresa;
e) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Laudo Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;

Causas do Acidente Trabalho:
Falta de cuidados do empregado;
Falta de alerta do empregador;
Mesmo efetuando todos os Treinamentos e Laudos obrigatórios de Segurança e Saúde do Trabalho em caso de acidente de trabalho o empregador estará sujeito a Processos tipo:
1- Inquérito Policial – Polícia Civil;
2- Perícia através Instituto Criminalista;
3- Procedimento de Apuração junto Delegacia Regional do Trabalho;
4- Inquérito Civil Público perante o Ministério Público do trabalho para verificação se os demais trabalhadores não estão correndo perigo;
5- O INSS questionará a causa do acidente que poderia ser evitado e se negar a efetuar o pagamento do benefício ao empregado;
6- Familiares poderão ingressar com Processo na Justiça do Trabalho pleiteando danos Morais, Materiais, Luxação, etc.;
7- Tsunami Processuais obrigando o Empregador a gerar Estratégia de Defesas mesmo estando certo;
8- Apesar da Lei da Delegação Trabalhista não prever que se aplica a culpa em cooper vigilando mas apenas a responsabilidade de entregar o equipamento de treinamento (responsável em vigiar e na tem que realmente vigiar;
9- Não prever que se aplica a culpa em cooper vigilando ao Empregador mas apenas a responsabilidade de entregar o equipamento de treinar vale frisar que o Empregador também fica responsável em vigiar);
10- Quando ocorre um acidente além de destruir todo o “bom humor” das relações entre os empregados ou também o gravíssimo problema de se defender de uma série de procedimento ao mesmo tempo, então vale a pena investir nesta prevenção.
Salientamos que o empregado não pode exercer atividades expostos a riscos que possam comprometer sua segurança e saúde.
Sendo assim podem responder nas esferas criminal e civil, aqueles expõem os trabalhadores a tais riscos.

Rescue Cursos

Laudos, Perícias Programas, ART's e muito mais!

Reproduzir vídeo

Saiba Mais: Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079:

Gases e Vapores Inflamáveis:
Zona 0: local onde a ocorrência de uma atmosfera explosiva é frequentemente presente. Utilizar equipamentos com nível de proteção (EPL) Ga.
Zona 1: local onde a ocorrência de uma atmosfera explosiva pode ocorrer ocasionalmente em condições normais de operação. Utilizar equipamentos com nível de proteção (EPL) Gb.
Zona 2: local onde a ocorrência de uma atmosfera explosiva não é provável de ocorrer em condições normais de operação mas, se ocorrer, irá persistir somente por um curto período. Utilizar equipamentos com nível de proteção (EPL) Gc.
Atmosferas Explosivas:
Quando o assunto é área de risco o uso de produtos apropriados e a manutenção adequada são exigências obrigatórias para atender normas e padrões de mercado. Contudo, ao questionarmos qual a real importância de um bom gerenciamento de áreas de risco, concluímos que se trata da preservação do seu patrimônio e, sobretudo, da vida de pessoas que contribuem e acreditam no seu negócio.
Um marco no processo evolutivo ocorreu em 2008 com a publicação da Norma ABNT NBR IEC 60079-19 – Reparo, Revisão e Recuperação de Equipamentos, que estabelece requisitos técnicos para realização de serviços de reparo em equipamentos elétricos que operam em atmosferas explosivas. Esta norma foi regulamentada pelo INMETRO através da portaria nº 179 publicada em maio de 2010. A portaria determina que os serviços de reparo de equipamentos Ex deverão obrigatoriamente ser prestados por empresas que estejam em conformidade com essa norma, a partir de maio de 2013.
Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079:
Poeiras e Fibras Combustíveis:
Zona 20: local onde a ocorrência de uma atmosfera explosiva é frequentemente presente. Utilizar equipamentos com nível de proteção (EPL) Da.
Zona 21: local onde a ocorrência de uma atmosfera explosiva pode ocorrer ocasionalmente em condições normais de operação. Utilizar  equipamentos com nível de proteção (EPL) Db.
Zona 22: local onde a ocorrência de uma atmosfera explosiva não é provável de ocorrer em condições normais de operação, mas se ocorrer, irá persistir somente por um curto período. Utilizar equipamentos com nível de proteção (EPL) Dc.
Zona 2 e 22 – área onde não é provável, em condições normais de funcionamento, a formação de uma atmosfera explosiva constituída por uma mistura com o ar, de substâncias inflamáveis sob a forma de gás, vapor, névoa ou poeira ou onde, caso se verifique, essa formação seja de curta duração. Utilizar equipamentos com EPL Gc ou Dc.
Zona 1 e 21 – área onde é provável, em condições normais de funcionamento, a formação ocasional de uma atmosfera explosiva constituída por uma mistura com o ar, de substâncias inflamáveis sob a forma de gás, vapor, névoa ou poeira. Utilizar equipamentos com EPL Gb ou Db.
Zona 0 e 20 – área onde existe permanentemente, durante longos períodos de tempo, ou frequentemente, uma atmosfera explosiva constituída por uma mistura com o ar de substâncias inflamáveis sob a forma de gás, vap.
Para prevenir uma explosão e evitar danos irreversíveis à sua empresa, algumas medidas devem ser tomadas. É essencial uma gestão de áreas de risco que inclua o uso de equipamentos com a proteção apropriada para o seu ambiente e uma manutenção adequada.
ABNT NBR ISO/IEC 80079 – Atmosferas explosivas;
Parte 20-2: Características dos materiais – Métodos de ensaio de poeiras combustíveis:
Métodos de ensaios para a identificação de poeiras combustíveis e camadas de poeiras combustíveis, de a forma a permitir a classificação de áreas onde tais materiais possam estar presentes, para a finalidade da adequada seleção e instalação de equipamentos elétricos e mecânicos para utilização na presença de poeiras combustíveis.

Saiba Mais: Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079: Consulte-nos.

Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079; Avaliação de áreas Classificadas, Avaliação de área classificada, estudo de área classificada, estudo de áreas classificadas, área explosiva, áreas explosivas, Estudo Técnico de Avaliação de Áreas Classificadas,áreas Classificadas, Laudo de Cabine de Pintura, O Que É O Avaliação de Áreas Classificadas, Pra Que Serve O Avaliação de Áreas Classificadas; Aonde Fazer O Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079; Como Fazer O Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079; Porque Fazer O Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079; Quando Fazer O Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079; Quanto É O Avaliação de Áreas Classificadas; Treinamento de Áreas Classificadas; Certificado Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079; Apostila Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079; Objetivo Avaliação de Áreas Classificadas IEC 60079;

Atualize seu conhecimento!

Os Melhores Cursos e Treinamentos