Laudo Elétrico NR 10 com A.R.T.

      Nenhum comentário em Laudo Elétrico NR 10 com A.R.T.

Laudo Elétrico NR 10 com A.R.T. 

Escopo:
Verificação dos  níveis de tensão.
Verificação dos níveis de corrente e seu balanceamento.
Identificação de pontos de aquecimento dos principais contatos  e cabos alimentadores.
Verificação de barreira de proteção e invólucros.
Verificação da existência de aterramentos  nos locais  de toques diretos.

Laudo Elétrico

Laudo Elétrico NR 10

Verificação de documentação existente e confecção  de lista   de documentos   a serem  executadas para atender plenamente   NR 10.
Medição do barramento de terra principal.
Verificação dos níveis de iluminação conforme NBR  atual.
Identificação de pontos de aquecimento.
Relatório fotográfico.
Indicações de readequações  caso necessário  para atendimento integral a NR 10.

Laudo Elétrico com ênfase em áreas classificadas quando for o caso.
Laudo contendo todas as informações, indicando pontos vistoriados, atual situação e indicações para readequação no caso de não conformidade, fornecimento de  relatórios fotográfico.

Validade do Laudo Elétrico : É recomendável periodicidade  anual ou se ocorrer evento que indique a necessidade de atualização do Laudo.

Saiba tudo sobre o que a NR 10 – Segurança na Instalações e Serviços com Eletricidade Preconiza  sobre Laudo Elétrico, P.I.E. (Prontuário de Instalações Elétricas). preconiza sobre Laudo Elétrico:
f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas; Comentário: A alínea f) determina que se organize em prontuário a documentação dos equipamentos e dispositivos elétricos utilizados em áreas classificadas, cuja obrigatoriedade de certificação é expressa pela Portaria 176 de 17.07.2000, quando o SINMETRO regulamentou a exigência. Respeitando-se a regulamentação os equipamentos e dispositivos elétricos destinados a áreas classificadas, adquiridos antes da data da publicação dessa Portaria, estão isentos de certificação nos moldes regulamentados, contudo deverão comprovar que são seguros, mediante a apresentação de certificados estrangeiros, laudos IEE, declarações ou catálogos dos fabricantes ou declarações de profissionais legalmente habilitados, juntados ao prontuário.
g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.
Comentário:
Nesta alínea está embutida a idéia da auditoria periódica da condi- ção de segurança das instalações elétricas, que resulta num relatório técnico, contendo as não conformidades com as regulamentações de interesse, recomendações e propostas de adequação, melhoria devidamente programada em conformidade com um necessário cronograma de realizações. A existência de documentação acreditada, sistemática e dinamicamente atualizada com as modificações ocorridas nas instalações – diagramas esquemas, nas instruções e procedimentos técnicos, treinamentos e demais obrigações do prontuário, facilitará sobremaneira a execução do relatório técnico requerido.
Laudo Elétrico:
10.2.5 As empresas que operam em instalações ou equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência devem constituir prontuário com o conteúdo do item 10.2.4 e acrescentar ao prontuário os documentos a seguir listados:
Comentário: As empresas que operam em instalações e equipamentos integrantes do sistema elétrico de potência – SEP, (empresas de geração, de transmissão e de distribuição de energia elétrica), concessionárias, ou suas contratadas para a realização de serviços e atividades, conhecidas como empreiteiras, devem organizar um prontuário contemplando os documentos descritos no item 10.2.4, anterior, acrescendo-o de outros dois documentos. É certo que muitas empresas, empreiteiras não teriam, pela potência instalada em suas sedes ou canteiros, (que correspondem a estabelecimentos separados), que atender às exigências do item 10.2.4, porém por atuar no SEP, ficam obrigadas ao que se estabelece no item, por conta de operarem no SEP e estarem submetidas ao mesmo risco e exigências.
Laudo Elétrico:
10.2.6 O Prontuário de Instalações Elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade. Comentário:  Reafirma-se neste item, a responsabilidade do empregador quanto à obrigatoriedade na organização, manutenção e atualização do prontuário da empresa, podendo, a seu critério, delegar tal responsabilidade a pessoas designadas formalmente. Essa delegação implicará na formalização de um documento que confira ao designado esse dever, carreando ao empregador a responsabilidade em eleger (selecionar, designar, contratar), comentado no item 10.13. Pressupomos que tal atribuição deva ser feita, exclusivamente, a pessoas com habilitação e capacidade técnica específica. A obrigação de disponibilizar o prontuário aos trabalhadores, legitima o direito de saber dos envolvidos, e promove melhores condições de estudo, análise e conhecimento evitando que o trabalho possa ocorrer sem o pleno domínio do conhecimento e das circunstâncias.
Laudo Elétrico: Consulte-nos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.