Laudo de Vibração Ambiental

      Comentários desativados em Laudo de Vibração Ambiental

Laudo de Vibração Ambiental

O Laudo de Vibração Ambiental tem relação com o impacto das vibrações causadas pela energia vibratória induzida pelo tráfego rodoviário, trens, metros e alguns equipamentos estáticos. Portanto a elaboração do laudo tem por finalidade realizar medições de vibração com o equipamento medidor de vibrações, ao em torno da propriedade para a partir disso compor um plano de prevenção e controle, para fins de controle ambiental, conforto humano e segurança da estrutura.

Laudo de Vibração

Laudo de Vibração Ambiental

Escopo do Serviço: Laudo de Vibração Ambiental
Visita técnica do perito;
Medição das vibrações;
Efeitos da vibração na edificação;
Limites ambientais para vibração;
Quantificação dos danos causados;
Quantificação da incomodidade gerada;
Fundamentos Normativos;
Emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)

 

Aparelho utilizado para medição: As medições são feitas em três direções transversais, longitudinais/radiais e verticais, utilizando um sensor Triaxial. O aparelho precisa possuir o Certificado de Calibração

O que é Laudo de Vibração Ambiental: É um relatório técnico que deve atender exigências técnicas nacionais e internacionais, além de orientações de Órgãos Municipais e Estaduais que exigem no licenciamento o estudo de impacto ambiental e na vizinhança. No Brasil somente a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), possui um orientação para implementação dessas questões.

Profissional envolvido no Laudo de Vibração Ambiental : O laudo deverá ser elaborado por profissional qualificado com graduação em engenharia mecânica, ou qualificado com especialização em acústica e vibrações, em metrologia, saúde, segurança do trabalho e meio ambiente. Além de ser credenciado e habilitado a expedir o laudo.

Validade do Laudo de Vibração Ambiental: É recomendável renovação anual ou se ocorrer evento que indique a necessidade de atualização do Laudo.