Laudo de Ponte Rolante com A.R.T.

      Nenhum comentário em Laudo de Ponte Rolante com A.R.T.

Laudo de Ponte Rolante com A.R.T

Ponte Rolante é um equipamento utilizado para movimentação de cargas e materiais, é um equipamento aéreo que acoplado sobre trilhos capaz de movimentar grandes cargas.
O laudo de Ponte Rolante tem o objetivo de  verificar e avaliar as condições de fabricação técnicas da Ponte Rolante, avaliar  a capacidade máxima de carga e definir seus processos de utilização conforme a NBR 8400, visando à segurança no manuseio  do equipamento a fim de garantir segurança para os trabalhadores e empresa.

A partir de 2016 é obrigatório Inventário da NR 12  Máquinas e Equipamentos específico para Ponte Rolante.  O documento consiste em: Avaliação técnica de segurança em sistemas de içamento por cabos e correntes NR 12 e a NR 11.

Laudo de Ponte Rolante

Laudo de Ponte Rolante

Laudo de Ponte Rolante consiste em Inspeção Técnica conforme segue:
Inventário NR 12 específico para Ponte rolante
Itens a ser verificados e inspecionados
Visual externa em atendimento a NR 11 E NR 12
Verificação da documentação existente
Limpeza
Estrutura (existência de trincas)
Ensaio de líquido penetrante na estrutura em até 3 pontos (caso necessário)
Desgaste do boleto do trilho
Alinhamento
Folga nas junções
Estado dos batentes fim de curso
Parafusos e porcas e fixações em gerais
Passadiço
Pára-choque da ponte
Rodas
Vazamento do Redutor ou Moto redutor e ruído estranho
Condições da transmissão em geral
Condições dos freios
Condições do motores
Estado do tambor ou caixa de recolhimento
Condições da caixa de gancho (moitão)
Visual do gancho
Ensaio de líquido penetrante no gancho (caso necessário)
Condições do cabo ou corrente
Limite de fim de curso
Funcionamento das botoeiras
Limpeza painel elétrico
Funcionamento de todos os comandos do painel elétrico
Verificação da documentação do treinamento dos operadores
Condições de funcionamento em geral
O Laudo será feito por um Engenheiro Mecânico credenciado ao CREA
Objetivo da Inspeção
Identificação do Equipamento
Descrição do Equipamento
Escopo da Inspeção
Análise da Documentação Técnica
Inspeção Visual Externa
Serviços Executados
Recomendações
Conclusão
Recolhimento da ART
Laudo de Ponte Rolante com A.R.T:

Observações: O acesso é por conta da contratante (escadas, andaimes, liberação do equipamento na data prevista, limpeza para ensaio de Líquido Penetrante, água , ponto de energia , iluminação, extensões elétrica ).
A nossa Empresa através de seu corpo técnico de engenharia oferece acompanhamento e orientações técnicas em caso de reparo na estrutura.

Validade do Laudo: É recomendável renovação anual ou se ocorrer evento que indique a necessidade de atualização do Laudo.

Laudo de Ponte Rolante com A.R.T:
Do objeto e Campo de Aplicação:
Estabelecimento à obrigatoriedade da elaboração e implementação pôr parte de todos os empregados e instituições que admitam trabalhadores, como empregados, do Avaliação técnica de segurança em sistemas de içamento por cabos e correntes, visando a preservação da saúde e a integridade dos trabalhadores, através da antecipação,
reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de proteção dos riscos em
máquinas e equipamentos, existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos funcionários expostos.
A avaliação é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas Normas Regulamentadoras (Portaria n.º. 3.214/78-MTE), em especial com a NR 11 e NR 12.
Laudo de Ponte Rolante com A.R.T:

DA ESTRUTURA DA AVALIAÇÃO
1. A avaliação técnica, é um planejamento estratégico e sequencial das medidas de segurança
que devem ser implementadas em prensas e equipamentos similares com o objetivo de garantir proteção adequada à integridade física e à saúde de todos os trabalhadores envolvidos com as diversas formas e etapas de uso de pontes rolantes e/ou dos equipamentos similares.
2. A avaliação deve ser aplicado nos estabelecimentos que possuem pontes rolantes, pórticos,
talhas, e/ou equipamentos similares, norteando que nenhum trabalhador deve executar as suas atividades expondo-se às zonas de risco de forma desprotegidas.
3. As empresas devem elaborar a avaliação, e mantê-la à disposição dos representantes dos
trabalhadores na CIPA, onde houver, e das autoridades competentes.
4. Toda empresa deve ter um procedimento por escrito, para definir as sequências lógicas e
seguras de todas as atividades relacionadas a pontes rolantes e similares.
5. Devem constar nesta avaliação, uma planta baixa e relação com todos os equipamentos, os
quais devem ser identificados e descritos individualmente, constando:
a) Tipo de ponte ou equipamento similar;
b) Modelo;
c) Fabricante;
d) Ano de fabricação;
e) Capacidade;
Laudo de Ponte Rolante com A.R.T:
6. Deve constar na avaliação, a definição dos Sistemas de Proteção, para cada ponte ou equipamento similar, devendo conter seu princípio de funcionamento.
6.1. A implantação dos Sistemas para cada ponte ou equipamento similar deve ser acompanhada de cronograma, especificando-se cada etapa e prazo a ser desenvolvida.
6.2. O Plano de Manutenção de cada ponte ou equipamento similar deve ser registrado em livro próprio, ficha ou informatizado.
7. O empregador é o responsável pela avaliação do equipamento, por intermédio de seus representantes, comprometendo-se com as medidas previstas e nos prazos estabelecidos na NR.11  e NR 12 e seus anexos.
8. A presente avaliação é coordenada pelo Técnico de Segurança do Trabalho contratado pela
empresa, no limite de suas atribuições.
9. O profissional coordenador acompanhará a implementação da avaliação, em todas as suas
fases, sendo co-responsável pela eficácia das medidas de proteção implantadas.
DO NÍVEL DE AÇÃO
Para os fins que dispõe o acordo sindical, em forma, de intenção deste documento; considera-se nível de ação o valor a que deve-se atribuir os dados de composição deste documento, de forma, a minimizar a probabilidade de que as exposições a riscos de acidentes não aconteçam. Às ações devem incluir também, o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle de acidentes.
Laudo de Ponte Rolante com A.R.T:
DO REGISTRO DE DADOS
Deverá ser mantido pelo Interessado, ou Instituição, um registro de dados estruturado,de forma, a constituir um histórico técnico e administrativo, do desenvolvimento desta avaliação.
Os dados deverão ser mantidos pôr um período mínimo de 20 (vinte) anos, e, mediante necessidades, à disposição dos interessados e das autoridades competentes.
DOS FUNDAMENTOS LEGAIS E NORMATIVOS DE APOIO:
Este documento encontra apoio legal nas medidas especiais de proteção contidas na NR.11, da Port. 3214/78.
Além do disposto supra consignado, fundamenta-se também, a todos os dispositivos legais vigentes, nacionais e internacionais, de apoio técnico, pertinente a matéria de segurança
do trabalho.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
O presente trabalho aborda a Avaliação técnica de segurança em sistemas de içamento por cabos e correntes, apresentando critérios utilizados para a prevenção de acidentes do trabalho, com potenciais variáveis, ou seja, de fatalidade, de grave lesão, ou de lesões e, também considerados todos os fatores de riscos com ou sem perda de tempo.
Deve ser portanto, confirmada com uma inspeção de segurança do trabalho, que tem pôr objetivo identificar a existência de condições ambientais de insegurança causadas pelo desgaste e envelhecimento dos equipamentos e instalações ou pôr práticas inseguras dos
empregados.
POLÍTICA
A Segurança do trabalho procura eliminar e/ou neutralizar as causas que possam provocar acidentes do trabalho, evidenciando aquelas que podem gerar acidentes graves. Pôr este motivo, e, com fundamentação legal e específica, é que dispõe-se este programa.
A presente avaliação, proporciona à empresa, elementos técnicos legais, a habilitando para gerenciar com eficiência e eficácia as questões relativas à prevenção de acidentes no trabalho, integradas com as demais outras questões de sua competência, bem como, desenvolver a prática do trabalho correto e a redução progressiva dos riscos ambientais, que proporcionará, não só a melhor proteção do Homem, mas também continuidade operacional e  aumento de produtividade, conforme deve estabelecer a própria política de segurança da empresa.
CONCEITOS BÁSICOS
A avaliação dos equipamentos, é um planejamento estratégico e sequencial das medidas de segurança que devem ser implementadas em prensas e equipamentos similares com o objetivo de garantir proteção adequada à integridade física e à saúde de todos os trabalhadores envolvidos com as diversas formas e etapas de uso das prensas e/ou dos equipamentos similares, devendo ser aplicado nos estabelecimentos que possuem pontes e/ou equipamentos similares.
Laudo de Ponte Rolante com A.R.T:

RESPONSABILIDADES
Cabe, portanto, ao setor de gerenciamento, supervisão e chefia do estabelecimento: no que é pertinente ao desenvolvimento das melhorias dos equipamentos; a responsabilidade:
– Pela segurança de seus subordinados e qualificação dos mesmos a exercício da função.
– Pelo conhecimento e divulgação dos riscos existentes em cada atividade e pela ênfase dada
à prevenção do risco.
– Em dar seqüência às solicitações e informações recebidas das condições de riscos levantados e, registrados na íntegra dos equipamentos – Pela execução de todas as medidas de controle / propostas técnicas aludidas, e de medidas preventivas necessárias, de ordem administrativa, que envolvam o quadro efetivo do estabelecimento, em seus postos de trabalho.
– Na participação, desenvolvimento e aplicação de programas de conscientização, educação e
orientação, voltados para os empregados do estabelecimento, visando à prevenção dos riscos
ambientais e de acidentes do trabalho.
-Coordenação das atividades voltadas à transmissão de conhecimentos específicos, necessários à execução segura das atividades profissionais – no interior dos setores de composição da empresa.
Laudo de Ponte Rolante com A.R.T:

Inspeções Diárias:  Antes de utilizar a Ponte Rolante é obrigatório realizar  Inspeção afim de assegurar a total confiabilidade para utilização da Ponte Rolante em condições seguras.
Laudo de Ponte Rolante:
Manutenção:  Qualquer manutenção à ser realizada em Ponte Rolante, deve ser realizada por profissional especializado.
Fixar placa de aviso ou outro alerta de segurança no quadro de energia onde está ligada a Ponte Rolante, evitando assim que a energia seja restabelecida acidentalmente ou ocorra por falta Antes da realização de qualquer tipo de manutenção, deve-se verificar se  o equipamento está desenergizada, garantindo que permaneça assim até o término da manutenção.  de sinalização.
Laudo de Ponte Rolante:
Manutenção Preventiva: A fim de evitar acidentes o correto que executar manutenções preventivas necessárias nas Pontes Rolantes.
Quando realizarmos manutenções preventivas devemos observar alguns tópicos básicos, são eles: Comandos / Condição elétrica; Cabos e acessórios; Basculamento / Elevação; Trilhos e Roldanas; Freios; Lubrificação geral.
Laudo de Ponte Rolante com A.R.T: Consulte-nos.

Deixe uma resposta