Laudo de Áreas Classificadas

      Nenhum comentário em Laudo de Áreas Classificadas

Laudo de Áreas Classificadas NBR IEC 60079-10:2006 

Laudo de Áreas Classificadas: Consiste em classificar as áreas onde pode ocorrer a presença de gases ou vapores inflamáveis, visando permitir a correta seleção e instalação de equipamentos para uso em áreas classificadas em conformidade Norma ABNT NBR IEC 60079-10:2006 – Equipamentos elétricos para atmosferas explosivas – Parte 10: Classificação de áreas e NR 10 da Portaria 598/04 do Ministério do Trabalho e Emprego, no que refere “Áreas Classificadas”.
Atmosfera explosiva é quando existe em contato com o oxigênio uma proporção tal de gás, vapor, poeira ou fibras, onde uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou o aquecimento de um equipamento pode ser fonte de ignição e provocar uma explosão.
Laudo de Áreas Classificadas em conformidade com a NBR IEC 60079-10:2006  (Equipamentos Elétricos para Atmosferas Explosivas – Parte 10 Classificação de Áreas)

Laudo Áreas Classificadas

Laudo de Áreas Classificadas

O Laudo de Áreas Classificadas é efetuado forma qualitativa, pois o se em conformidade com  zoneamento e grupamento de risco ao que preconiza A NBR IEC 60079, para se confirmar as áreas classificadas.
A atmosfera explosiva se dá  não por quantidade de gases explosivos que possam ser mensurado,  e sim pelo ambiente e elementos de emissões fugitivas que determinamos desde uma centelha e elementos elétricos inadequados ou espaços sem ventilação.
O laudo de explosividade e outro documento a ser efetuado quando necessário.

Validade do Laudo: Anual desde que não haja mudanças significativas nos procedimentos.

Saiba mais sobre Laudo de Áreas Classificadas:
Atmosferas Explosivas
Quando o assunto é área de risco o uso de produtos apropriados e a manutenção adequada são exigências obrigatórias para atender normas e padrões de mercado. Contudo, ao questionarmos qual a real importância de um bom gerenciamento de áreas de risco, concluímos que se trata da preservação do seu patrimônio e, sobretudo, da vida de pessoas que contribuem e acreditam no seu negócio.
Laudo de Áreas Classificadas: Um marco no processo evolutivo ocorreu em 2008 com a publicação da Norma ABNT NBR IEC 60079-19 – Reparo, Revisão e Recuperação de Equipamentos, que estabelece requisitos técnicos para realização de serviços de reparo em equipamentos elétricos que operam em atmosferas explosivas. Esta norma foi regulamentada pelo INMETRO através da portaria nº 179 publicada em maio de 2010. A portaria determina que os serviços de reparo de equipamentos Ex deverão obrigatoriamente ser prestados por empresas que estejam em conformidade com essa norma, a partir de maio de 2013.
Laudo de Áreas Classificadas:
Gases e Vapores Inflamáveis
Zona 0: local onde a ocorrência de uma atmosfera explosiva é frequentemente presente. Utilizar equipamentos com nível de proteção (EPL) Ga.
Zona 1: local onde a ocorrência de uma atmosfera explosiva pode ocorrer ocasionalmente em condições normais de operação. Utilizar equipamentos com nível de proteção (EPL) Gb.
Zona 2: local onde a ocorrência de uma atmosfera explosiva não é provável de ocorrer em condições normais de operação mas, se ocorrer, irá persistir somente por um curto período. Utilizar equipamentos com nível de proteção (EPL) Gc.
Laudo de Áreas Classificadas:
Poeiras e Fibras Combustíveis
Resumindo:
Zona 20: local onde a ocorrência de uma atmosfera explosiva é frequentemente presente. Utilizar equipamentos com nível de proteção (EPL) Da.
Zona 21: local onde a ocorrência de uma atmosfera explosiva pode ocorrer ocasionalmente em condições normais de operação. Utilizar  equipamentos com nível de proteção (EPL) Db.
Zona 22: local onde a ocorrência de uma atmosfera explosiva não é provável de ocorrer em condições normais de operação, mas se ocorrer, irá persistir somente por um curto período. Utilizar equipamentos com nível de proteção (EPL) Dc.
Zona 2 e 22 – área onde não é provável, em condições normais de funcionamento, a formação de uma atmosfera explosiva constituída por uma mistura com o ar, de substâncias inflamáveis sob a forma de gás, vapor, névoa ou poeira ou onde, caso se verifique, essa formação seja
de curta duração. Utilizar equipamentos com EPL Gc ou Dc.
Laudo de Áreas Classificadas
Zona 1 e 21 – área onde é provável, em condições normais de funcionamento, a formação ocasional de uma atmosfera explosiva constituída por uma mistura com o ar, de substâncias inflamáveis sob a forma de gás, vapor, névoa ou poeira. Utilizar equipamentos com EPL Gb ou Db.
Zona 0 e 20 – área onde existe permanentemente, durante longos períodos de tempo, ou frequentemente, uma atmosfera explosiva constituída por uma mistura com o ar de substâncias inflamáveis sob a forma de gás, vap.
Para prevenir uma explosão e evitar danos irreversíveis à sua empresa, algumas medidas devem ser tomadas. É essencial uma gestão de áreas de risco que inclua o uso de equipamentos com a proteção apropriada para o seu ambiente e uma manutenção adequada.
(Créditos: Cartilha de Atmosfera Explosiva WEG).

O Laudo de forma qualitativa, pois o que se veitifica e em conformidade a zoneamento e grupamento de risco dentro da nbr IRC 60079, para se confirmar as áreas classificadas.

A atmosfera explosiva se da não por quantidade de gases explosivos que possam ser mensurado a, se da pelo ambiente e elementos de emissões fugitivas q determinamos desde uma centelha e elementos elétricos inadequados ou espaços sem ventilação.

O laudo de explosividade e outro documento a ser efetuado quando necessário.

Laudo de Áreas Classificadas: Consulte-nos

Deixe uma resposta