Documentos Mínimos para Atendimento à NR 12

      Comentários desativados em Documentos Mínimos para Atendimento à NR 12

Documentos Mínimos para Atendimento à NR 12

Como diz a norma, é importante lembrar que as máquinas e equipamentos devem atender aos princípios de segurança, principalmente quando em fase de utilização. São consideradas medidas de proteção, a ser adotadas nessa ordem de prioridade: Medidas de proteção coletiva, medidas administrativas ou de organização do trabalho; e medidas de proteção individual (NR 12 item 4).
As medidas preventivas de acidentes apresentadas na NR 12 são:
1) Arranjo físico e instalações;
2) Dispositivos de parada de emergência;
3) Dispositivos de partida, acionamento e parada;
4) Sistemas de Segurança;
5) Meios de acessos permanentes;
6) Instalações e dispositivos elétricos,
7) Transportadores de Materiais;
8) Aspectos ergonômicos;
9) Componentes pressurizados;
10) Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos entre outros.

Possuímos perfeita proficiência e credenciamento para atendimento a NR 12, documentos mínimos que uma fiscalização exige.

Escopo do serviço: Documentos Mínimos para Atendimento à NR 12
Elaboração do Inventário de Máquinas e equipamentos em atendimento a NR 12;
Elaboração do Plano de Manutenção;
Elaboração Check-list;
Elaboração de Projeto de Instalação (Planta baixa) quando necessário;
Elaboração da Análise de risco;
Diagnóstico;
Elaboração e tradução do Manual de Instruções  de máquinas ou equipamentos quando necessário.

Explanação dos itens:
Inventário de Máquinas: Existem na planta fabril contendo as identificações (nome, fabricante, modelo, ano e cor), dados técnicos (tipo, capacidade, velocidade, ciclos, acionamentos, potencias, voltagem), localização (setor e número) e relação de manutenções.
O objetivo deste documento é ter uma visão geral das maquinas que tem na planta e com isso estudar e entender os perigos da máquina, apontando classificando os riscos e criando uma lista de prioridade e assim definir passo a passo as ações para redução de risco em todas as máquinas.
Planta baixa: É a representação gráfica de uma construção onde cada ambiente é visto de cima, sem o telhado, nela deve-se conter a posição das máquinas na fábrica;
Análise de Risco: Neste documento estarão mapeados os risco existentes na máquina, e com ele dará as ações para redução de risco. A análise de riscos é exigida pela NR 12 e para executá-la é necessário utilizar a Norma Brasileira NBR ISSO 12100:2013 que é a norma sobre Segurança de Máquinas – Princípios gerais de projeto e apreciação e redução de riscos, e também a norma internacional ISSO/TR 14121-2:2012;
Diagnóstico: Neste documento será apontado todos os pontos que estão atendendo ou não a NR 12 e também os itens que não se aplicam, deverá conter no mínimo o item da NR 12 correspondente, uma evidência e o diagnóstico;
Manuais de operação: devem acompanhar as máquinas compradas e deverão estar em língua portuguesa, estes documentos são base para o manuseio da máquina seja pelo operador ou pela equipe de manutenção.

Saiba mais sobre Documentos Mínimos para Atendimento à NR 12:
Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria n.º 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.

Documentos Mínimos para Atendimento à NR 12: Consulte-nos.