Curso PPRMIP NR 12

      Comentários desativados em Curso PPRMIP NR 12

Curso PPRMIP NR 12

O Programa P.P.R.M.I.P. (Programa de Prevenção de Riscos em Máquinas Injetoras de Plástico) e similares consiste em planejamento estratégico e sequencial das medidas de segurança que devem ser implementadas cujo objetivo é garantir proteção adequada à saúde dos trabalhadores e integridade física de todos os envolvidos nas diversas formas e etapas de uso das prensas e/ou dos equipamentos similares.

Curso P.P.R.M.I.P NR 12

Curso PPRMIP NR 12

Curso PPRMIP NR 12:
Objetivos:
Garantir o conhecimento básico do PPRMIP para os colaboradores nas diversas etapas de atividades: operação, manutenção, produção, planejamento e outros em atendimento ao PPRMIP (Programa de Prevenção de Riscos em Máquinas Injetoras de Plásticos), as Normas Técnicas ABNT, o Programa Brasileiro de Certificação de Segurança em Máquinas e Equipamentos da Norma Regulamentadora NR 12 e Normas Internacionais.
Curso PPRMIP NR 12:
Conteúdo Programático:
Conceitos básicos;
Convenções Coletivas, Normas Técnicas e Legislação;
Princípios e fundamentos para a proteção;
Direitos e Deveres do empregado e do empregador;
Procedimentos de Segurança na operação, na manutenção e na troca dos moldes de máquinas injetoras de plásticos;
Checklist de verificação na troca do turno e ferramentas;
Implantação, desenvolvimento e gestão do P.P.R.M.I.P;
Implantação de programa de manutenção comprometido com a proteção ao trabalho;
Modelos de Checklist para avaliação das diversas etapas de implantação e de gerenciamento do programa;
Equipamentos de Proteção Coletiva (E.P.C.);
Medidas e dispositivos de segurança, proteção e distâncias de segurança;
Exigências mínimas segundo a NR-10, NR-12, NBR-13.536, NBR-13.761e NBR-13.757;
Medidas de segurança para máquinas hidráulicas de comando manual;
Estrutura Construtiva das Máquinas Injetoras e sua relação com as condições de segurança e com as exposições aos riscos;
Descrição e funcionamento das máquinas injetoras, definições e terminologias utilizadas;
Reforma e retrofitting ( Processo de modernização) em máquinas injetoras;
Sistemas Alimentadores;
Dispositivos de acionamento.
Riscos na operação de injetoras e principais áreas de perigo;
Curso PPRMIP NR 12:
Checklist: Procedimento de fábrica para identificação dos riscos e para priorização dos perigos e dispositivos de uma injetora (demonstração prática);
Elaboração do PPRMIP em conformidade a NR 12 do M.T.P.S. onde serão efetuadas as avaliações qualitativas nas máquinas injetoras, e será efetuado um programa com planilha de execução dos elementos faltantes conforme a norma, com prazo de execução e elementos fotográficos. Finalização com ART especifica.
Exercícios práticos;
Percepção dos riscos e fatores que afetam as percepções das pessoas;
Impacto e fatores comportamentais na segurança;
Entendimentos sobre Ergonomia;
Análise de posto de trabalho (levantamento de peso, postura);
Riscos ergonômicos;
Normas Regulamentadoras: NR 12, NR 06, NR 17, NR 35;
Anexos da NR 12 aos dispositivos aplicáveis.

Carga Horária: Curso PPRMIP NR 12
Capacitação: 16 horas/aula
Atualização (Reciclagem)   – Carga horária  mínima = 08 horas/aula

CERTIFICAÇÃO: Será expedido o Certificado para cada participante que atingir o aproveitamento mínimo de 70% (teórico e prático) conforme preconiza as Normas Regulamentadoras.

Atualização (Reciclagem):  É recomendável Periodicidade ANUAL se não ocorrer evento que indique a necessidade de atualização.

Saiba mais sobre Curso Curso PPRMIP NR 12
Acidentes com máquinas causam 12 amputações e quase um óbito por dia de trabalho no país.
Somente entre 2011 e 2013, uma média de 12 trabalhadores foram amputados por dia em virtude de acidentes com máquinas e equipamentos no Brasil. A informação foi dada nesta terça-feira (8) pelo coordenador de Normatização e Programas do Ministério do Trabalho, Rômulo Machado, em audiência da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
CDH).
Foram 13.724 amputados, é um número assustador. A isso se somam 601 óbitos. É quase um morto por dia útil de trabalho em nosso país [entre 2011 e 2013]— frisou.
A comissão discute o regime de urgência dado pelo Senado ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 43/15, que revoga a Norma Regulamentadora Nº 12 do Ministério do Trabalho, que trata sobre medidas de segurança a serem adotadas pelas empresas em relação a máquinas e equipamentos.
Entre 2011 e 2013, ocorreram 221.843 acidentes, sendo que uma média de 270 fraturas por semana acontecem apenas no manuseio de máquinas e equipamentos por parte dos trabalhadores. Machado revela que os representantes da classe trabalhadora admitem, assim como o Ministério, discutir com os empresários as dificuldades na implementação da norma por parte dos diversos setores, mas são contra a revogação total.
É preciso deixar claro aos senadores que a Comissão Tripartite [envolvendo governo, empresas e trabalhadores] está trabalhando, e com prazos previstos para outubro. Vocês estão convidados a tomar parte, não é com um passe de mágica que vamos resolver esta situação afirmou Machado, para quem a prioridade sempre deve ser dada à segurança do trabalhador.
Os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Douglas Cintra (PTB-PE), respectivamente autor e relator do PDL 43/15, acompanham a sessão.
A audiência pública é interativa.
Créditos: Agência Senado
Curso PPRMIP NR 12: Consulte-nos.