Curso de Riscos Ocupacionais Biológicos NR 15

      Nenhum comentário em Curso de Riscos Ocupacionais Biológicos NR 15

Curso de Riscos Ocupacionais Biológicos NR 15

Conteúdo Programático: 
O Curso aborda  conceitos  que são direcionados para diversos segmentos, visando a formação de profissionais aptos e qualificados. O material didático foi preparado para funcionar como instrumento de consulta e estudo. Possui informações que são aplicáveis de forma prática no dia a dia e apresenta uma linguagem simples e de fácil aprendizagem. Facilitando a assimilação do profissional de acordo com que é visto em sala de aula.

Curso de Riscos Ocupacionais Biológicos NR 15

Curso de Riscos Ocupacionais Biológicos NR 15

Curso de Riscos Ocupacionais Biológicos NR 15
– Conceitos de riscos físicos, químicos e biológicos.
– Identificação dos Riscos
– Insalubridade
– Tipos de Doença ocupacionais estabelecidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Previdência Social.
– Controle de agentes Físicos
– Controle de agentes Químicos
– Controle de agentes biológicos
– Agentes patogênicos e não patogênicos
– Métodos para avaliar a Exposição Ocupacional
– Equipamentos de Proteção individual
– Laudos de Insalubridade LTCAT
– PPRA

Curso de Riscos Ocupacionais Biológicos NR 15
Carga Horária:
Capacitação: 08 horas/aula
Atualização (Reciclagem)   – Carga horária  mínima = 04 horas/aula

CERTIFICAÇÃO: Será expedido o Certificado para cada participante que atingir o  aproveitamento mínimo de 70% (teórico e prático) conforme preconiza as Normas Regulamentadoras.

Atualização (Reciclagem):  É recomendável  Periodicidade  ANUAL se não ocorrer evento que indique a necessidade de atualização.

Curso de Riscos Ocupacionais Biológicos NR 15
Conceito de Risco “Toda e qualquer possibilidade de que algum elemento ou circunstância existente num dado processo e ambiente de trabalho possa causar dano à saúde, seja através de acidentes, doenças ou do sofrimento dos trabalhadores, ou ainda através da poluição ambiental”.
Riscos Ocupacionais:  Riscos Físicos, Riscos Químicos; Riscos Biológicos; Riscos Ergonômicos; Riscos de Acidentes.
RISCOS FÍSICO
RUÍDO: é definido como um som indesejável, produto das atividades diárias da comunidade. O som representa as vibrações mecânicas da matéria através do qual ocorre o fluxo de energia na forma de ondas sonoras.
VIBRAÇÃO: é qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, ou irregular, quando não segue um padrão determinado.
RADIAÇÃO IONIZANTE: São emissões de energia em diversos níveis, ultravioleta, raio-X, raio gama e partículas alfa e beta, capazes de contato com elétrons de um átomo, provocando a ionização dos mesmos.
RADIAÇÃO NÃO-IONIZANTE: Ao contrário da anterior, não tem poder de  ionização pode causar contrações cardíacas, debilitação do sistema nervoso central, catarata ou até mesmo a morte. Fator determinante é o tempo de exposição.
PRESSÕES ANORMAIS Hipobárica: elevadas altitudes, (coceira na pele, dores musculares, vômitos, hemorragias pelo ouvido e ruptura do tímpano). Hiperbárica: mergulho e uso de ar comprimido FRIO CALOR UMIDADE.
(Fonte Prof: Daniel Moura -Higiene e Segurança do Trabalho)
Curso de Riscos Ocupacionais Biológicos NR 15: Consulte-nos.

Deixe uma resposta