Curso de Motopoda

      Comentários desativados em Curso de Motopoda

Curso de Motopoda

O objetivo  do curso de Motopoda  é fornecer conhecimentos sob operação, manutenção, lubrificação, prevenção de riscos e acidentes e atendimento as Normas Regulamentadoras M.T.E. NR 12, NR 06, NR 17, NR 31,NR 35 e Legislação Ambiental.

Motopoda: máquina similar à motosserra, dotada de cabo extensor para maior alcance nas operações de poda.

Curso de Motopoda

Curso de Motopoda

Conteúdo Programático: Curso de Motopoda
Conscientização da  importância do Manual de Instrução do Equipamento;
Indicações de segurança técnicas de trabalho;
Utilização;
Conjunto de corte;
Montar o sabre e a corrente;
Tensionar a corrente;
Verificar o tensionamento da Corrente;
Regular o cabo do acelerador;
Colocar combustível;
Óleo lubrificante para correntes;
Colocar óleo lubrificante para correntes;
Verificar a lubrificação da corrente;
Ajustar o eixo telescópico;
Colocar o cinto;
Apoio dorsal;
Ligar e desligar a máquina;
Indicações de serviços;
Cuidados com o sabre;
Limpar o filtro de ar;
Regular o carburador;
Vela de ignição;
Guardar a máquina;
verificar e substituir o pinhão da corrente;
Cuidar e afiar a corrente;
Verificação e manutenção numa autorizada;
Indicações de manutenção e conservação;
Minimizar desgaste e evitar danos;
Peças importantes;
Dados técnicos;
Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva;
Check list diário;
Tipos de cortes, planejamento, manuseio e técnicas de derrubada e Desgalhamento;
Curso de Motopoda:
Exercícios práticos de como operar a Motopoda;
Corte de galhos;
Percepção dos riscos e fatores que afetam as percepções das pessoas;
Impacto e fatores comportamentais na segurança;
Entendimentos sobre Ergonomia;
Análise de posto de trabalho (levantamento de peso, postura);
Riscos ergonômicos;
Normas Regulamentadoras: NR 12, NR 06, NR 17, NR 31 e NR 35 e Legislação Ambiental;
Anexo V da NR 12 Motopodas  (Motosserras).

Carga Horária: Curso de Motopoda.
Capacitação – Carga horária  mínima = 16 horas/aula
Atualização (Reciclagem) –  Carga horária  mínima = 08 horas/aula

Certificado: Será expedido o Certificado para cada participante que atingir o aproveitamento mínimo de 70% (teórico e prático) conforme preconiza as Normas Regulamentadoras.

Atualização (Reciclagem): É recomendável anualmente ou se ocorrer evento que indique a necessidade de atualização.

Saiba mais sobre curso de Motopoda:
1- O que é  Motopoda /Motosserra?
Todo e qualquer equipamento utilizado para o corte de árvore e/ou madeira em geral, constituído de motor de combustão interna, sabre e corrente.
2- Quem deve se cadastrar?
Os estabelecimentos comerciais responsáveis pela comercialização de motosserra, bem como aqueles que, sob qualquer forma, adquirirem este equipamento.
3- Por quanto tempo é valida a Licença de Porte e Uso?
2 anos.
4- Quem está isento do pagamento das taxas?
Entidades públicas federais, estaduais, municipais e as reconhecidas legalmente como de utilidade pública, devendo estas entidades comparecerem ao IBAMA, para obtenção de Registro e LPU.
5- Quais as penalidade para o uso de motosserra sem licença?
O uso sem licença constitui crime contra o meio ambiente, sujeito à pena de detenção de 1 ( um ) a 3 ( três ) meses e multa de 1(um) a 10(dez) salários mínimos de referência e apreensão da motosserra, sem prejuízo da responsabilidade pela reparação dos danos causados ( § 3.º, artigo 45, lei n.º 4.771/65 ).
Fonte: (IBAMA)
Curso de Motopoda:
NR 12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
ANEXO V  MOTOSSERRAS
As motosserras devem dispor dos seguintes dispositivos de segurança:
a) freio manual ou automático de corrente;
b) pino pega-corrente;
c) protetor da mão direita;
d) protetor da mão esquerda; e
e) trava de segurança do acelerador.
1.1. As motopodas e similares devem atender, no que couber, o disposto no item 1 e alíneas deste Anexo.
Os fabricantes e importadores de motosserras e similares devem informar, nos catálogos e manuais de instruções de todos os modelos, os níveis de ruído e vibração e a metodologia utilizada para a referida aferição.
As motosserras e similares fabricadas e importadas devem ser comercializadas com manual de instruções que contenha informações relativas à segurança e à saúde no trabalho, especialmente:
a) quanto aos riscos à segurança e a saúde durante o seu manuseio;
b) instruções de segurança no trabalho com o equipamento, de acordo com o previsto nas
Recomendações Práticas da Organização Internacional do Trabalho-OIT;
c )especificações de ruído e vibração; e
d)advertências sobre o uso inadequado.
Os fabricantes e importadores de motosserras e similares instalados no País devem disponibilizar,por meio de seus revendedores, treinamento e material didático para
os usuários, conforme conteúdo programático relativo à utilização constante do manual de instruções do equipamento.
Curso de Motopoda:
4.1. Os empregadores devem promover, a todos os operadores de motosserra e similares, treinamento para utilização segura da máquina, com carga horária mínima de oito horas e conforme conteúdo programático relativo à utilização constante do manual de instruções.
4.2. Os certificados de garantia das máquinas devem ter campo específico, a ser assinado pelo
consumidor, confirmando a disponibilidade do treinamento ou responsabilizando-se pelo treinamento dos trabalhadores que utilizarão a máquina.
Todos os modelos de motosserra e similares devem conter sinalização de advertência indelével e resistente, em local de fácil leitura e visualização do usuário, com a seguinte informação: o uso inadequado pode provocar acidentes graves e danos à saúde.
É proibido o uso de motosserras e similares à combustão interna em lugares fechados ou
insuficientemente ventilados.
Curso Operador  Motopoda:
IMPORTANTE:
Para execução de Trabalhos em Altura, Espaço Confinado se faz necessário o Supervisor de Altura (Curso de 40 horas/aula) ou Supervisor de Espaço Confinado (Curso de 40 horas/aula) e Equipe de Resgate, composta de profissionais com proficiência, que durante a execução dos trabalhos devem permanecer full time a disposição, conforme preconiza a Normas NR 10, NR 35, NR 33, NR 34 entre outras.
Saiba mais sobre o Curso de Motopoda:
O trabalho com este motopoda exige medidas de segurança especiais, porque a corrente gira em alta velocidade, os dentes da corrente são muito afiados e a máquina tem um grande alcance. Ler com atenção o manual de instruções antes do primeiro uso e guardá-lo em local seguro para posterior utilização.
A não observância das indicações do manual de instruções pode colocar sua vida em risco Observar as indicações e as leis de segurança e trabalhistas do seu país, sindicato, associação e outros órgãos. Quem opera com a máquina pela primeira vez deve solicitar ao vendedor ou a um técnico, uma demonstração do uso seguro deste equipamento ou participar de um curso específico. Menores de idade não devem trabalhar com a máquina, com exceção de jovens maiores de 16 anos, que estejam sob supervisão. Manter afastados crianças, animais e curiosos. Quando a máquina não estiver em uso, desligá-la para que ninguém seja colocado em perigo. Assegurar que pessoas não autorizadas não tenham acesso à máquina.
O usuário da máquina é responsável por acidentes ou riscos causados a outras pessoas ou às suas propriedades.
Curso de Motopoda:
Somente dar ou emprestar a máquina para pessoas que foram treinadas para o manuseio deste equipamento e sempre entregar o manual de instruções de serviços junto. Em alguns locais, o trabalho com equipamentos que emitem ruídos pode ter limitações de horário. Observar as leis federais, estaduais ou municipais.
Quem trabalha com a máquina deve estar descansado, com boas condições de saúde e bem disposto. Caso o operador não possa realizar esforços por motivos de saúde, deve consultar um médico para que este autorize ou não o trabalho com a máquina.
Curso de Motopoda Somente para usuários de marcapasso: o sistema de ignição desta máquina gera um campo magnético muito pequeno.  A influência sobre o marcapasso não pode ser totalmente descartada. Para evitar riscos à saúde,  sugerimos que o médico responsável e o fabricante do marcapasso sejam consultados antes de iniciar o uso da máquina. Não trabalhar com a máquina após a ingestão de bebidas alcoólicas, medicamentos ou drogas que prejudiquem a capacidade de reação.
Curso de Motopoda:
Utilizar o motopoda somente para podar (corte ou poda de galhos). Serrar somente madeira. Não utilizar a máquina para outras finalidades. Risco de acidentes! Usar somente sabres, correntes, pinhões da corrente ou acessórios liberados pelo fabricante para uso nesta máquina ou peças tecnicamente semelhantes. Em caso de dúvidas, procurar uma assistência técnica autorizada pelo fabricante.  Utilizar somente ferramentas ou acessórios de alta qualidade, do contrário pode haver risco de acidentes ou danos na máquina.
Curso de Motopoda:
Antes de ligar a máquina Verificar se a máquina está em perfeitas condições de funcionamento, observando os respectivos capítulos do manual de instruções de equipamento: verificar se o sistema de combustível está bem vedado, principalmente as peças visíveis como tampa do tanque, conexões das mangueiras e bomba de combustível (somente em máquinas com bomba manual de combustível). Se há vazamentos ou danos, não ligar a máquina. Perigo de incêndio! Levar a máquina para revisão numa assistência técnica autorizada pelo fabricante.

Fonte (Manual de Instrução do Equipamento STILL)

Curso Motopoda: Consulte-nos.