Atendemos nos Idiomas:

Curso de Ergonomia – Cálculos Avançados

FONTE: FREEPIK AUT

Nome Técnico: Curso Capacitação Ergonomia - Cálculos Avançados

Referência: 1602

Ministramos Cursos e Treinamentos; Realizamos Traduções e Versões em Idioma Técnico: Português, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Mandarim, Alemão, Russo, Sueco, Holandês, Hindi, Japonês e outros consultar

Como é o Curso de Ergonomia – Cálculos Avançados?
O Curso de Ergonomia – Cálculos Avançados tem como objetivo instruir, conscientizar e capacitar os profissionais quanto as atividades voltadas para ergonomia com aplicações mais avançadas, o curso é ministrado em conformidade com as normas regulamentadoras e técnicas visando garantir a segurança e saúde de todos os envolvidos.

Qual o Público Alvo do Curso de Ergonomia – Calculo Avançado?
Profissionais da área de segurança do trabalho, engenheiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros do trabalho, administradores, coordenadores, gestores de RH e outros profissionais que se interessem pela área de ergonomia.

O que é Ergonomia?
A ergonomia é um estudo da relação entre o ser humano, o trabalho e o ambiente em que ele ocorre, com o objetivo de projetar ambientes de trabalho eficientes, seguros e confortáveis, que promovam a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Para que server o Cálculo de Ergonomia?
O cálculo para a ergonomia envolve a aplicação de princípios e técnicas específicas para avaliar e otimizar os aspectos relacionados à ergonomia em um dado ambiente de trabalho. A seguir estão alguns dos cálculos comuns usados na ergonomia:
Avaliação postural: A avaliação postural é utilizada para determinar a postura adotada pelos trabalhadores durante suas atividades laborais. É possível usar ferramentas como o método RULA (Rapid Upper Limb Assessment) ou OWAS (Ovako Working Posture Analysis System) para avaliar a postura e identificar potenciais riscos ergonômicos.
Levantamento de carga: O levantamento de carga é uma atividade comum em muitos trabalhos e pode causar riscos ergonômicos se não for feito corretamente. É possível calcular a força que é exercida sobre o corpo durante o levantamento de carga utilizando fórmulas como o NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) ou o método do limite de levantamento recomendado (RWL – Recommended Weight Limit).
Análise de movimentos: A análise de movimentos é usada para avaliar os movimentos repetitivos realizados pelos trabalhadores, que podem causar fadiga muscular e lesões por esforço repetitivo. Ferramentas como o método REBA (Rapid Entire Body Assessment) ou o método OWAS podem ser utilizados para avaliar a repetitividade, força e duração dos movimentos e identificar potenciais riscos ergonômicos.

O que é Método REBA?
O método REBA (Rapid Entire Body Assessment) é uma ferramenta de avaliação ergonômica usada para avaliar os riscos associados às atividades laborais que envolvem posturas estáticas e repetitivas. Ele foi desenvolvido para ajudar a identificar e avaliar rapidamente os riscos ergonômicos associados a tarefas específicas, fornecendo uma maneira sistemática de avaliar o trabalho em termos de risco de lesões musculoesqueléticas. Frequentemente usado em locais de trabalho para identificar tarefas que podem apresentar riscos ergonômicos e para desenvolver estratégias de prevenção de lesões relacionadas ao trabalho, ele é especialmente útil em tarefas que envolvem movimentos repetitivos, posturas estáticas ou força excessiva, como levantar, abaixar, empurrar, puxar, torcer, entre outros.

Qual a origem do Método Ovako Working Posture Analysis System (OWAS)?
O OWAS foi desenvolvido pela empresa Ovako Steel, uma empresa de aço da Finlândia, na década de 1970, e é amplamente utilizado em diversos setores industriais, bem como em outras áreas de trabalho que envolvem movimentos repetitivos ou posturas prolongadas. É uma ferramenta qualitativa que utiliza uma escala de avaliação de postura em quatro categorias: aceitável, questionável, não aceitável e inaceitável. O OWAS é usado para identificar posturas inadequadas que podem levar a riscos ergonômicos e propor soluções de melhoria, como a modificação do ambiente de trabalho, a reorganização das tarefas ou a adoção de equipamentos ergonômicos.

Clique no Link: Critérios para Emissão de Certificados conforme as Normas

Não perca tempo, solicite SUA proposta agora mesmo!