Sistema de Amônia

Avaliação de Sistema de Amônia

Nome Técnico: PGR Programa de Gerenciamento de Riscos para Amônia

Cód: 14496

Avaliação de Sistema de Amônia
A avaliação de sistemas de amônia tem por objetivo definir o processo de formulação e implantação de medidas e procedimentos com intuito de, reduzir e controlar os riscos existentes em uma instalação, de modo a manter a sua continuidade operacional dentro de padrões de segurança considerados toleráveis ao longo de sua vida útil.

O que é PGR?
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de acidentes ambientais que possam colocar em risco a integridade física dos funcionários, do estabelecimento, a segurança da população, da região e do meio ambiente. Assim, para a sua efetividade, o PGR é estruturado contemplando todas as ações necessárias para a prevenção de acidentes ambientais, bem como para a minimização de eventuais impactos caso ocorram situações anormais.

O que é Amônia?
Produto básico na indústria química com aplicações domésticas e industriais. Na indústria, a amônia é usada no refino de petróleo, como insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas e ar condicionado industrial.

De quem é a Responsabilidade do Sistema de Amônia? 
No âmbito da assunção de competência, ser o responsável perante aos órgãos competentes, tais como:
Se não houver a figura do Projetista, responderá perante os órgãos competentes o Responsável pela  pela instalação, seja ele Gerente ou Proprietário.
É também responsabilidade do Projetista orientar a Instaladora, o Proprietário e usuário dos riscos e vantagens; bem como simular condições de acidente na instalação frigorífica no que se refere a segurança pessoal, ambiental e patrimonial.

Escopo do Serviço:

Avaliação de Sistema de Amônia

Informações de segurança;
Análise e revisão de riscos;
Manutenção;
Procedimentos operacionais;
Capacitação de recursos humanos;
Investigação de incidentes;
Auditorias;
Plano de Ação de Emergência (PAE);
Instalações e Equipamentos;
Gerenciamento de Modificações;
Procedimentos para a Realização de Modificações;
Avaliação qualitativa;
Avaliação quantitativa;
Registro fotográfico;
Conclusão do PLH;
Proposta de melhorias corretivas;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Referências Normativas aos dispositivos aplicáveis e suas atualizações:
NR-36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados;
ABNT NBR 11586 – Solução de amônia — Determinação da densidade e do teor de NH3;

ABNT NBR 11330 – Solução de amônia – Determinação do teor de resíduos após evaporação e calcinação – Método de ensaio;
ABNT NBR 12945 – Vagão-tanque – GLP e amônia – Características principais – Bitola métrica – Padronização;
ABNT NBR ISO 15859 – Sistemas espaciais – Características do fluído, amostragem e métodos de ensaio – Parte 11: Amônia.

Avaliação de Sistema de Amônia

Cabe a Contratante quando for o caso:
Fornecer os meios, Projetos arquitetônicos em AutoCad ou PDF;
Lista de todos os equipamentos elétricos e eletrônicos contidos na áreas com marca, potência modelo, tipo e temperatura;
Se tiver inflamáveis e/ou combustíveis armazenados com mais 400 litros no total torna-se obrigatório fazer o Prontuário da NR-20.

Avaliação de Sistema de Amônia

Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:
a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
d) mudança de empresa;
e) troca de máquina ou equipamento.
Será emitido Laudo Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART;
Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos.

Causas do Acidente Trabalho: 
Falta de cuidados do empregado;
Falta de alerta do empregador;
Mesmo efetuando todos os Treinamentos e Laudos obrigatórios de Segurança e Saúde do Trabalho em caso de acidente de trabalho o empregador estará sujeito a Processos tipo:
1- Inquérito Policial – Polícia Civil;
2- Perícia através Instituto Criminalista;
3- Procedimento de Apuração junto Delegacia Regional do Trabalho;
4- Inquérito Civil Público perante o Ministério Público do trabalho para verificação se os demais trabalhadores não estão correndo perigo;
5- O INSS questionará a causa do acidente que poderia ser evitado e se negar a efetuar o pagamento do benefício ao empregado;
6- Familiares poderão ingressar com Processo na Justiça do Trabalho pleiteando danos Morais, Materiais, Luxação, etc.;
7- Tsunami Processuais obrigando o Empregador a gerar Estratégia de Defesas mesmo estando certo;
8- Apesar da Lei da Delegação Trabalhista não prever que se aplica a culpa em cooper vigilando mas apenas a responsabilidade de entregar o equipamento de treinamento (responsável em vigiar e na tem que realmente vigiar;
9- Não prever que se aplica a culpa em cooper vigilando ao Empregador mas apenas a responsabilidade de entregar o equipamento de treinar vale frisar que o Empregador também fica responsável em vigiar);
10- Quando ocorre um acidente além de destruir todo o “bom humor” das relações entre os empregados ou também o gravíssimo problema de se defender de uma série de procedimento ao mesmo tempo, então vale a pena investir nesta prevenção.
Salientamos que o empregado não pode exercer atividades expostos a riscos que possam comprometer sua segurança e saúde.
Sendo assim podem responder nas esferas criminal e civil, aqueles expõem os trabalhadores a tais riscos.

Avaliação de Sistema de Amônia

Rescue Cursos

Laudos, Perícias Programas, ART's e muito mais!

Reproduzir vídeo

Saiba Mais: Avaliação de Sistema de Amônia:

Abrangência: O PGR abrange aspectos relativos à segurança das operações, procedimentos operacionais e de manutenção, treinamento e capacitação de técnicos e operadores, procedimentos de resposta a emergências e análise de riscos, no âmbito das atribuições da empresa, anteriormente mencionadas.
Procedimentos: Os riscos relativos às instalações e operações, deverão ser periodicamente revisados, de acordo com as necessidades e/ou modificações que se façam necessárias ao longo do tempo, considerando sempre os resultados de vistorias, inspeções ou auditorias. O prazo máximo para a revisão dos riscos, caso não sejam constatadas anormalidades ou modificações nas instalações, não deve exceder 01 (um ano). A revisão do estudo de análise de riscos será executada de acordo com o roteiro  constante a ser apresentado pela auditoria ou pelos responsáveis a implantação do PGR.
Avaliação de Sistema de Amônia:
Manutenção: Os procedimentos de manutenção têm por objetivo garantir o correto funcionamento dos equipamentos destinados às operações no que tange a operação com gás do tipo amônia para processo de refrigeração (condensação), de maneira a evitar que eventuais falhas possam comprometer a continuidade operacional, a segurança  das  instalações,  das  pessoas  e  do meio ambiente.
Avaliação de Sistema de Amônia:
Programa de Treinamento: O objetivo do Programa de Treinamento é garantir que os funcionários do estabelecimento sejam periodicamente atualizados no desempenho de suas funções. A capacitação de recursos humanos é considerada uma etapa fundamental do PGR. O treinamento adequado é uma exigência básica para a realização de operações eficientes e seguras. Desse modo, todos os funcionários envolvidos em operações produtivas que utilizem o processo de condensação, devem conhecer detalhadamente suas tarefas, demonstrando a competência exigida na realização de suas funções.
Avaliação de Sistema de Amônia:
Investigação de Incidentes: O objetivo da investigação de incidentes é obter o maior número possível de elementos que possam identificar as causas básicas do fato ocorrido, a fim de prevenir novas ocorrências similares. Incidentes que resultem ou possam resultar em desconformidades operacionais, danos à integridade física de pessoas, danos ao patrimônio ou impactos ambientais deverão ser, obrigatoriamente investigados.
NR-36.9.3.4 – Sempre que ocorrer acidente que implique vazamento de amônia nos ambientes de trabalho, deve ser efetuada a medição da concentração do produto no ambiente para que seja autorizado o retorno dos trabalhadores às suas atividades.

Saiba Mais: PGR Programa de Gerenciamento de Riscos para Amônia: Consulte-nos.

Avaliação de Sistema de Amônia, PGR Programa de Gerenciamento de Riscos para Amônia, PGR de amônia, De quem é a Responsabilidade do Sistema de Amônia?, Treinamento Avaliação de Sistema de Amônia, Reciclagem Avaliação de Sistema de Amônia, Certificado de Treinamento Avaliação de Sistema de Amônia, O Que É Avaliação de Sistema de Amônia, Como Fazer Avaliação de Sistema de Amônia, Pra Que Serve Avaliação de Sistema de Amônia, Aonde Fazer Avaliação de Sistema de Amônia, Porque Fazer Avaliação de Sistema de Amônia, Quando Fazer Avaliação de Sistema de Amônia, Quanto Custa Avaliação de Sistema de Amônia, Apostila de Avaliação de Sistema de Amônia, Qual objetivo Avaliação de Sistema de Amônia, Tratado de Avaliação de Sistema de Amônia, Guia de Avaliação de Sistema de Amônia, Manual de Avaliação de Sistema de Amônia, Livro de Avaliação de Sistema de Amônia, Compêndio de Avaliação de Sistema de Amônia, Lição de Avaliação de Sistema de Amônia, Workshop de Avaliação de Sistema de Amônia, Universidade de Avaliação de Sistema de Amônia, Faculdade de Avaliação de Sistema de Amônia, Formação de Avaliação de Sistema de Amônia, Aula de Avaliação de Sistema de Amônia,

Atualize seu conhecimento!

Os Melhores Cursos e Treinamentos