Avaliação de Sistema de Amônia

      Comentários desativados em Avaliação de Sistema de Amônia

Avaliação de Sistema de Amônia

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) tem como principal objetivo prevenir a ocorrência de acidentes ambientais que possam colocar em risco a integridade física dos funcionários do estabelecimento, bem como a segurança da população da região e o meio ambiente. Assim, para a sua efetividade, o PGR é estruturado contemplando todas as ações necessárias para a prevenção de acidentes ambientais, bem como para a minimização de eventuais impactos caso ocorram situações anormais.

O que é PGR: Avaliação de Sistema de Amônia: O Gerenciamento de Riscos pode ser definido como o processo de formulação e implantação de medidas e procedimentos que têm por objetivo prevenir, reduzir e controlar os riscos existentes numa instalação, de modo a manter a sua continuidade operacional dentro de padrões de segurança considerados toleráveis ao longo de sua vida útil.

Sistema de Amônia

Avaliação de Sistema de Amônia

Escopo: Avaliação de Sistema de Amônia.
Informações de segurança;
Análise e revisão de riscos;
Gerenciamento de modificações;
Manutenção;
Procedimentos operacionais;
Capacitação de recursos humanos;
Investigação de incidentes;
Auditorias;
Plano de ação de emergência (PAE);
Instalações e Equipamentos;
Gerenciamento de Modificações;
Procedimentos para a Realização de Modificações.
Referências Normativas: NR 36.

Saiba mais sobre PGR Programa de Gerenciamento de Riscos para Amônia: 
Abrangência: O PGR abrange aspectos relativos à segurança das operações, procedimentos operacionais e de manutenção, treinamento e capacitação de técnicos e operadores, procedimentos de resposta a emergências e análise de riscos, no âmbito das atribuições da empresa, anteriormente mencionadas.

Avaliação de Sistema de Amônia:
Procedimentos: Os riscos relativos às instalações e operações, deverão ser periodicamente revisados, de acordo com as necessidades e/ou modificações que se façam necessárias ao longo do tempo, considerando sempre os resultados de vistorias, inspeções ou auditorias. O prazo máximo para a revisão dos riscos, caso não sejam constatadas anormalidades ou modificações nas instalações, não deve exceder 01 (um ano). A revisão do estudo de análise de riscos será executada de acordo com o roteiro  constante a ser apresentado pela auditoria ou pelos responsáveis a implantação do PGR.
Avaliação de Sistema de Amônia:
Manutenção: Os procedimentos de manutenção têm por objetivo garantir o correto funcionamento dos equipamentos destinados às operações no que tange a operação com gás do tipo amônia para processo de refrigeração (condensação), de maneira a evitar que eventuais falhas possam comprometer a continuidade operacional, a segurança  das  instalações,  das  pessoas  e  do meio ambiente.
Avaliação de Sistema de Amônia:

Programa de Treinamento: O objetivo do Programa de Treinamento é garantir que os funcionários do estabelecimento sejam periodicamente atualizados no desempenho de suas funções. A capacitação de recursos humanos é considerada uma etapa fundamental do PGR. O treinamento adequado é uma exigência básica para a realização de operações eficientes e seguras. Desse modo, todos os funcionários envolvidos em operações produtivas que utilizem o processo de condensação, devem conhecer detalhadamente suas tarefas, demonstrando a competência exigida na realização de suas funções.
Avaliação de Sistema de Amônia:
Investigação de Incidentes: O objetivo da investigação de incidentes é obter o maior número possível de elementos que possam identificar as causas básicas do fato ocorrido, a fim de prevenir novas ocorrências similares. Incidentes que resultem ou possam resultar em desconformidades operacionais, danos à integridade física de pessoas, danos ao patrimônio ou impactos ambientais deverão ser, obrigatoriamente investigados.

Avaliação de Sistema de Amônia: Consulte-nos.